bauru viagem dubai

Você já imaginou passar um mês vivendo em um local totalmente diferente do nosso? Pois foi isso o que aconteceu com a bauruense Laís Flores. A pedido de uma cliente, a produtora de vídeo viajou para Dubai para documentar o dia a dia da população e mostrar como a cultura deles é rica. Se ela conseguiu? Laís conta neste bate-papo que os 33 dias que passou por lá foram inesquecíveis e surpreendentes!

Neste período, a bauruense conheceu o maior shopping do mundo, teve aula de astronomia em pleno deserto e encarou um calor de mais de 50 graus, além de passar pela experiência do Ramadã – mês sagrado no Islam.

Além de enriquecer o currículo da Criatorium, sua empresa de vídeos, Laís afirma que voltou uma pessoa totalmente diferente. “Sem sombra de dúvidas estar longe do meu país, das pessoas que eu amo e dos meus gatos, me fez perceber como a nossa vida é boa, viu?”

Confira a entrevista:

Você foi para Dubai a trabalho, certo? Como foi isso?
Laís: Fui! Nossa, nem sei explicar. Foi muito de repente. Eu atendo uma cliente que tem uma agência de turismo aqui no Brasil, mas minha cliente mora lá em Dubai e o foco das viagens da agência são os Emirados Árabes, mais em específico Dubai mesmo. Como dou consultoria de vídeo, além de editar os vídeos deles, ela meio que me ‘intimou’ para ir ajudá-la! (risos). Tive que gravar cenas do Ramadan, que é o mês sagrado no Islam. Também aproveitou pra me mostrar toda a diversidade cultural para que pudéssemos dar mais ênfase em nossos vídeos, afinal de contas, lá é tudo muito diferente daqui.

bauru viagem dubai

Você ficou quanto tempo lá?
Laís: Fiquei 33 dias. Foi difícil. Tive uma semana pra organizar tudo por aqui, correr atrás de visto, de passaporte. Eu ia ficar mais 15 dias, mas infelizmente não deu certo. E digo infelizmente mesmo porque lá é deslumbrante.

Quais os trabalhos que realizou?
Laís: Gravei de tudo lá. Desde o cotidiano nas ruas até os pontos turísticos mais conhecidos. A ideia era mostrar como é a vida de um turista nos Emirados e acredite, é sensacional. O lugar é tão cheio de riquezas que acabei até conhecendo uns produtores de Bollywood (a hollywood indiana) e pude vê-los gravando. Aproveitei para fazer contatos, claro! (risos). Fiz gravações e mais gravações de cada detalhe, de cada curiosidade que há naquele país.

Você teve contato com brasileiros lá?
Laís: Tive. Alias, tem muito brasileiro lá. Logo que cheguei eu já fui em um churrasco e bebi caipirinha. A maior parte dos brasileiros lá ou são comissários de bordo ou trabalham para algo do governo.

O que achou das pessoas de lá? Conseguiu fazer amizade?
Laís: Sim, sim! Conheci muita gente legal. Fiz amizade com canadenses, indianos, egípcios, gregos, camaronenses… e com muitos brasileiros. É uma loucura. Quase 80% da população dos emirados é de estrangeiros, isso acaba dando uma margem pra conhecer pessoas do mundo todo, o que é sensacional. O povo local, que são chamados Emiratis, são muito fechados, então acabei não conhecendo nenhum deles. Infelizmente.

E foi um choque cultural muito grande?
Laís: Muito grande mesmo. É realmente estranho ir à praia e ver aquelas mulheres todas cobertas, ver homens nadando de roupa… Escutar a chamada pra reza cinco vezes ao dia. É tudo muito diferente. Eu acabei indo nessa época do Ramadan e nessa época não se pode comer, beber e fumar em público. Os muçulmanos fazem jejum o dia todo. Do nascer ao pôr do sol. Então esse foi o maior choque, porque se você desrespeita isso, você pode ser preso. A vestimenta é outra coisa que é estranha porque, mesmo que você possa sair de regata, por exemplo, você acaba de sentindo um pouco mal. É realmente muito diferente a nossa cultura da deles.

Quais as experiências e histórias que você pode contar?
Laís: Se eu começar a contar todas as histórias aqui, teremos que escrever um livro! (risos). Mas pra começar, me avisaram que lá fazia muito calor. Logo pensei: ‘meu amor, sou de Bauru. Mais quente que isso não há!’. Aí, quando estava saindo do aeroporto, vi que havia duas portas, uma seguida da outra. Abri uma e senti um calorzinho, quando abri a outra… Nossa! A sensação era igual a de quando você abre o forno pra ver se o bolo está pronto. Estava fazendo 55 graus. Insuportável! Sofri muito no começo. Sem falar do fuso que são 7 horas a mais. O bom é que tudo lá tem ar condicionado, até nos banheiros! (risos). Acabei conhecendo tudo lá, ou pelo menos quase tudo. Fui ao maior shopping do mundo, que fica ao lado do Burj Khalifa (o prédio mais alto do mundo), fui ao Burj Al Arabe (um dos únicos hotéis 6 estrelas do mundo), tomei café com pó de ouro, me vesti de árabe para entrar na mesquita de Abu Dhabi, conheci a maior pista indoor de sky do mundo, comi mais de 8 tipos de culinárias diferentes, incluindo a Yemanita. Sim, comi comida do Yêmen! (risos). Tive uma aula de astronomia em plena escuridão do deserto. Foi fantástico! Andei de camelo. Fiquei hospedada dois dias num resort no meio do deserto e viajei para Mussandam, que fica no país vizinho, Omã, o que acabou me proporcionando um mergulho maravilhoso no oceano índico. Nossa, fiz muitas coisas mesmo! (risos).

Há quanto tempo você tem esta empresa? Quais os trabalhos que já realizou; pode destacar alguns?
Laís: A Criatórium existe desde o final de 2012. Ela nasceu da necessidade de entregar às pessoas um material de qualidade, com ar criativo, emocional e de baixo custo. Com a Criatórium foram muitos projetos que já participei. Fiz vídeos para inaugurações como a Universo Fitness de Bauru, fizemos alguns videoclipes para bandas como a Um Acorde, editamos um vídeo para o pessoal do Aurora Summer e participamos de todo o projeto do João Biano que toca no Preto Básico e no Monobloco, desde os vídeos de captação de recursos para o CD solo dele e agora iremos fazer a produção do vídeo de estreia desse CD. Trabalhamos com o pessoal da Move Over, fizemos um clipe de uma música cover deles e também uma com o rapper JotaF. A Criatórium está, de uma forma ou de outra, dentro de vários projetos que você já viu ou ainda vai ver na cidade de Bauru. Em São Paulo, a gente tem atendido outras empresas do ramo de turismo também, assim como blogueiras e mil e uma outras coisas. Agora também temos essa experiência internacional que eu acho que veio pra agregar muito ao nosso portifólio e conhecimento. Tenho o orgulho de ter feito vários vídeos para o Social Bauru, inclusive somos a produtora oficial do Social Bauru Fashion Show desde o nascimento do evento. Pudemos ver como cada ano está melhor e estamos ansiosos para mais esse ano.

bauru viagem dubai

O que mudou em você com a volta desta viagem?
Laís: Mudou a maneira como vejo meu dia a dia. Como vejo meu negócio. Deu pra sentir saudade do Brasil e ver como nosso país é lindo! Pra mim, além de tudo, deu pra valorizar a liberdade que a gente tem e que acaba por não notar. Lá é tanta repressão que você acaba ficando boquiaberto. Sem sombra de dúvidas estar longe do meu país, das pessoas que eu amo e dos meus gatos, me fez perceber como a nossa vida é boa, viu? (risos).

Pensa em voltar algum dia?
Laís: Com toda certeza do mundo! Mas quero ir como turista! (risos). Porque mesmo conhecendo mil e um lugares, quando você está a trabalho acaba não curtindo muito.

E quais os planos para este ano: tem algum objetivo profissional que ainda quer atingir?
Laís: Esse ano, pra mim, pra Criatórium, tem sido um ano maravilhoso. Ainda estamos à todo vapor. Estamos reestruturando nosso site e vamos começar uma publicidade pra divulgar para as pessoas que não é necessário um mega investimento para fazer um grande vídeo. Basta uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. Estamos estudando ir para o México gravar uns vídeos ano que vem, mas quem sabe até lá alguém não nos convida para ir conhecer outro país? Fica a dica! (risos).

Para conhecer mais o trabalho da Criatorium, acesse: www.criatorium.com.br
Contato: [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…