Você já ouviu falar no conceito “lifelong learning“? Traduzido do inglês de forma mais literal, o termo significa aprendizado ao longo da vida. Na prática, quer dizer que os estudos devem ser contínuos, independente da idade. Ou seja, a ideia de que quanto mais velhos, menos aprendemos é ultrapassada. Nos tempos atuais, nunca é cedo ou tarde para aprender algo novo; ou nos atualizar sobre algo que já estudamos.

Portanto, a expressão lifelong learning vem se tornando cada vez mais popular e acompanha a rapidez com que a tecnologia se desenvolve. Tal fato, relaciona-se diretamente com as demandas do mercado de trabalho, que exige profissionais sempre atualizados.

Não à toa, o número de alunos que frequentam alguma especialização de nível superior vem aumentando desde 2016. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior). De forma geral, o crescimento foi de 74% entre 2016 e 2019, sendo um aumento de 80% apenas na rede privada, contra 41% na rede pública.

A pós-graduação possui um conjunto de disciplinas organizadas para atender as competências necessárias para a formação do profissional, conforme demandas observadas no mercado de trabalho por professores especialistas nas suas respectivas áreas e atuação profissional. Por isso, possibilitam a melhor capacitação profissional”, aponta Ronaldo Dametto, Prof. Me. nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

Especialização também é atualização

Pensando em se aperfeiçoar, o bauruense Marcelo Machado Pereira decidiu ingressar no MBA em Data Science com ênfase em Machine Learning na FIB, logo após a graduação em Ciência da Computação. “Vi uma oportunidade de continuar estudando para melhorar minha colocação no mercado de trabalho”, comenta.

Na época, Marcelo trabalhava como programador e administrador de banco de dados. Antes mesmo de concluir a pós-graduação, ele conquistou uma vaga como cientista de dados em uma grande empresa de Bauru.

Como profissional, ele vê a especialização como uma forma de se atualizar, qualificar e ampliar o conhecimento. “O curso foi muito prático e com bom embasamento teórico. Tanto que consegui a vaga após a empresa realizar outros dois processos de seleção sem sucesso”, relata. Além do novo trabalho, o bauruense saiu da pós-graduação preparado para o mestrado na Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru.

Tecnologia: demanda das ciências humanas

Claro que profissões ligadas às ciências exatas e biológicas são diretamente afetadas pela constante evolução da tecnologia. Entretanto, isso não quer dizer que profissionais de cursos como comunicação social, arquitetura e design não devam se atentar às inovações.

“Percebemos que estamos, cada vez mais, atuando no mercado com questões colaborativas, um ajudando o outro. Nada impede que um profissional de Design trabalhe em outras áreas. Principalmente com a tecnologia, se eu tenho especializações que garantem o trabalho em outras áreas, não vou negar, mas agregar, esclarece a coordenadoradora da Pós-graduação de Design de Interiores da FIB, Jacqueline Ap. G. F. de Castro.

A designer, Natallí Contrera, começou a trabalhar com interiores assim que se graduou. Portanto, escolheu fazer pós-graduação em Design de Interiores para se aprofundar e se aperfeiçoar no assunto. Ademais, ela explica porque acredita que nunca pode parar de estudar.

“O design está em todas as coisas, a tecnologia veio para facilitar a idealização dos projetos, das pesquisas às criações em todo seu processo, desde um desenho até sua manufatura”, conclui. Ainda sobre a pós-graduação na FIB, ela complementa: “a pós, juntamente ao corpo docente, foi um diferencial profissional. Contribuiu para a minha expansão, aumentando as indicações e a carteira de clientes.”

Pós-graduação com matrículas abertas

Se você se interessou e já está procurando uma pós-graduação para incrementar o currículo, a FIB oferece 13 cursos aqui em Bauru. As especializações englobam diversas áreas, tais como: gestão, tecnologia, comunicação e saúde.

As matrículas já estão abertas, saiba mais em: www.fibbauru.br/pos.

 

publieditorial

Serviço
Faculdades Integradas de Bauru – FIB
Local: Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz
Telefone: (14) 2109 6206 e (14) 99775-7636
Matrículas abertas: www.fibbauru.br/pos
Facebook: /FIBBauru
Instagram: @fibbauru

 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Minidocumentário da ABDA conta história de Nando, paratleta que teve vida transformada pelo esporte

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de lançar o minidocumentário &#…