Para abrir uma empresa, muitas vezes, é preciso somente de um computador. Aliás, grandes empresas como Google e Apple surgiram dentro de uma garagem, o que pode fazer muita gente pensar que o ambiente e a estrutura não fazem diferença no resultado final.

Mas, como ficam o networking e a estrutura disponibilizada aos clientes? Foi exatamente por causa desses elementos que os empresários Daniel Disposti e Daniele Martins Disposti decidiram abrir a Owzone – primeira empresa especializada em coworking de Bauru.

Há quatro anos, os empresários estavam determinados a apostar em algo novo na cidade – e novo na vida deles. Na época, os dois trabalhavam para outras empresas, mas o desejo de empreender falava mais alto.

“Eu e a Daniele montamos um escritório de investimentos, já que a minha formação é em finanças, mas ficávamos só nós dois na sala, o dia inteiro, e era muito solitário. Aí, já tínhamos ouvido falar sobre o coworking e vimos que a cidade tinha um grande potencial. Começamos a analisar e ver que este conceito não existia nem aqui, e nem na região. Percebemos que tinha um oceano azul a ser explorado! (risos). Depois de um ano, inauguramos a Owzone”, relembra Daniel.

Tendência nos Estados Unidos que se popularizou pelo mundo, coworking é uma nova maneira de pensar o ambiente de trabalho. A cada dia, cresce o número destes espaços especializados em atender empresas de pequeno ou médio porte, além de profissionais autônomos, de qualquer segmento, que estão dispostos a trabalhar em uma mesma área, dividir os custos, sem se preocupar com estrutura. Na Owzone, são empresas de diferentes segmentos de fotógrafos, arquitetos, imobiliárias a lojistas que já aderiram ao espaço e ao conceito.

“Muitas pessoas precisam de uma sala somente duas vezes por semana. E aí ela vai pagar o aluguel de um mês? Então, a ideia do coworking é exatamente essa: você paga pelo que você usa. A partir desta ideia, nós montamos a nossa empresa. Claro que tivemos que adaptar o conceito para o interior”.

Dos primeiros projetos até hoje, muitas coisas foram adaptadas para o pensamento de inovação regional. “Decidimos criar um café, onde todos podem usar para promover reuniões e o networking. Tudo é aprendizado e as mudanças vão acontecendo no meio do caminho, naturalmente”, comenta o empresário.

Outra opção ao cliente é a sala de reuniões que está disponível para ser usada todo dia, a qualquer horário, no sistema de créditos. “O cliente não precisa necessariamente fixar-se em alguma sala aqui. Mas, quem precisa fazer pequenas atividades administrativas pode utilizar o espaço no sistema de crédito de horas. É só agendar e utilizar. Sabemos que é possível fazer uma reunião em um café, por exemplo. Mas, com certeza, não terá a estrutura que disponibilizamos aqui”, explica Daniele.

Com o coworking, as empresas podem se organizar melhor, economizar e interagir com outros segmentos que também participam do local, sem alterar a identidade e a cultura organizacional da empresa. O cliente não precisa se preocupar com serviços de telefonia, limpeza e nem com recepção.

“Tudo aqui é muito prático. A pessoa já chega aqui com tudo pronto: internet de qualidade, móveis planejados, segurança, recepcionista que irá atender todas as ligações e agendar compromissos, além de ter um café e salas de reunião à disposição para serem usadas em qualquer momento. É só chegar com o computador e trabalhar”, diz Daniel.

Muitos desafios surgiram no meio do caminho e eles sabem que a trajetória ainda será longa. Mesmo assim, motivos para comemorar não faltam: atualmente, a Owzone conta com empresas de diferentes áreas. “Enfrentamos muita coisa, mas estamos muito felizes com o resultado e com o que atingimos nestes quatro anos. Mesmo assim, não podemos parar – ainda tem muito o que fazer pela frente.

Planos para o futuro

Ainda este ano, os empresários vão investir no conceito de ’empresa verde’, pensando em práticas que protegem ao meio ambiente – como a construção de uma cisterna – além de melhorar, cada vez mais, a estrutura e o serviço oferecido aos clientes, e expandir a ideia em um novo local da cidade.

“Consigo vislumbrar que não se trata de algo passageiro, mas é uma tendência. A prova disso estamos tendo todos os dias”, conta o empresário.

Serviço
A Owzone está localizada na Rua Virgílio Malta, 17-76, em Bauru.
Telefone: 3245-7767
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h.
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/EspacoOwzone e www.owzone.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Martech em Bauru une marketing e tecnologia para aumentar faturamento de empresas

Tendência no marketing digital, uma martech une marketing com tecnologia para potencializa…