Para abrir uma empresa, muitas vezes, é preciso somente de um computador. Aliás, grandes empresas como Google e Apple surgiram dentro de uma garagem, o que pode fazer muita gente pensar que o ambiente e a estrutura não fazem diferença no resultado final.

Mas, como ficam o networking e a estrutura disponibilizada aos clientes? Foi exatamente por causa desses elementos que os empresários Daniel Disposti e Daniele Martins Disposti decidiram abrir a Owzone – primeira empresa especializada em coworking de Bauru.

Há quatro anos, os empresários estavam determinados a apostar em algo novo na cidade – e novo na vida deles. Na época, os dois trabalhavam para outras empresas, mas o desejo de empreender falava mais alto.

“Eu e a Daniele montamos um escritório de investimentos, já que a minha formação é em finanças, mas ficávamos só nós dois na sala, o dia inteiro, e era muito solitário. Aí, já tínhamos ouvido falar sobre o coworking e vimos que a cidade tinha um grande potencial. Começamos a analisar e ver que este conceito não existia nem aqui, e nem na região. Percebemos que tinha um oceano azul a ser explorado! (risos). Depois de um ano, inauguramos a Owzone”, relembra Daniel.

Tendência nos Estados Unidos que se popularizou pelo mundo, coworking é uma nova maneira de pensar o ambiente de trabalho. A cada dia, cresce o número destes espaços especializados em atender empresas de pequeno ou médio porte, além de profissionais autônomos, de qualquer segmento, que estão dispostos a trabalhar em uma mesma área, dividir os custos, sem se preocupar com estrutura. Na Owzone, são empresas de diferentes segmentos de fotógrafos, arquitetos, imobiliárias a lojistas que já aderiram ao espaço e ao conceito.

“Muitas pessoas precisam de uma sala somente duas vezes por semana. E aí ela vai pagar o aluguel de um mês? Então, a ideia do coworking é exatamente essa: você paga pelo que você usa. A partir desta ideia, nós montamos a nossa empresa. Claro que tivemos que adaptar o conceito para o interior”.

Dos primeiros projetos até hoje, muitas coisas foram adaptadas para o pensamento de inovação regional. “Decidimos criar um café, onde todos podem usar para promover reuniões e o networking. Tudo é aprendizado e as mudanças vão acontecendo no meio do caminho, naturalmente”, comenta o empresário.

Outra opção ao cliente é a sala de reuniões que está disponível para ser usada todo dia, a qualquer horário, no sistema de créditos. “O cliente não precisa necessariamente fixar-se em alguma sala aqui. Mas, quem precisa fazer pequenas atividades administrativas pode utilizar o espaço no sistema de crédito de horas. É só agendar e utilizar. Sabemos que é possível fazer uma reunião em um café, por exemplo. Mas, com certeza, não terá a estrutura que disponibilizamos aqui”, explica Daniele.

Com o coworking, as empresas podem se organizar melhor, economizar e interagir com outros segmentos que também participam do local, sem alterar a identidade e a cultura organizacional da empresa. O cliente não precisa se preocupar com serviços de telefonia, limpeza e nem com recepção.

“Tudo aqui é muito prático. A pessoa já chega aqui com tudo pronto: internet de qualidade, móveis planejados, segurança, recepcionista que irá atender todas as ligações e agendar compromissos, além de ter um café e salas de reunião à disposição para serem usadas em qualquer momento. É só chegar com o computador e trabalhar”, diz Daniel.

Muitos desafios surgiram no meio do caminho e eles sabem que a trajetória ainda será longa. Mesmo assim, motivos para comemorar não faltam: atualmente, a Owzone conta com empresas de diferentes áreas. “Enfrentamos muita coisa, mas estamos muito felizes com o resultado e com o que atingimos nestes quatro anos. Mesmo assim, não podemos parar – ainda tem muito o que fazer pela frente.

Planos para o futuro

Ainda este ano, os empresários vão investir no conceito de ‘empresa verde’, pensando em práticas que protegem ao meio ambiente – como a construção de uma cisterna – além de melhorar, cada vez mais, a estrutura e o serviço oferecido aos clientes, e expandir a ideia em um novo local da cidade.

“Consigo vislumbrar que não se trata de algo passageiro, mas é uma tendência. A prova disso estamos tendo todos os dias”, conta o empresário.

Serviço
A Owzone está localizada na Rua Virgílio Malta, 17-76, em Bauru.
Telefone: 3245-7767
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h.
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/EspacoOwzone e www.owzone.com.br

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Boulevard Shopping incentiva match da vida real com sessão gratuita de cinema para solteiros

Se você ainda não encontrou alguém legal para dividir a pipoca do cinema, a hora é agora! …