daqui10anos-home2

A maioria das pessoas sonha e planeja o futuro: estudos, trabalho, filhos, viagens, ou um plano completamente fora do comum. Alguns fazem isso mais do que outros, e com mínimos detalhes. Enquanto isso, tem gente que nem gosta de pensar na vida daqui há uns anos e prefere focar no presente.

E você? Planeja o amanhã? A próxima semana? E os próximos 10 anos? Como você se imagina daqui 10 anos? Perguntamos tudo isso para algumas pessoas que vivem em Bauru, as respostas você confere a seguir:

Bárbara Paro Giovani
“Gosto muito de fazer planos, porque aí você sabe do que tem que ir atrás. Entretanto, às vezes, coisas inesperadas podem acontecer e isso pode ser melhor do que o planejado. No momento acho que tenho tudo que preciso e estou tentando me encaminhar para no futuro ter algo sólido. Em 10 anos me imagino trabalhando em alguma grande cidade, conseguindo me manter com tranquilidade, fazendo um trabalho relevante e viajando sempre que possível”.

Julia Gonçalves
“Por incrível que pareça, eu tinha criado um plano de 10 anos para minha vida quando fiz 17 anos. Estava no último ano do ensino médio, prestes a entrar numa faculdade e, para mim, planejar era a chave do sucesso. Mas, com o passar do tempo, fui percebendo que planejar é bom, mas não é algo que necessariamente vai tornar sua vida melhor. Metade dos planos que eu tinha em mente caíram por terra e eu aprendi que as melhores coisas que aconteceram na minha vida desde então foram pelo acaso. Dois intercâmbios e uma iniciação científica foram oportunidades que tive que não havia planejado nem dois meses antes.

A partir dessas experiências, me tornei mais cética em relação a planejamentos. Prefiro planejar coisas próximas, mas deixo a vida se encarregar de grandes planos e grandes mudanças. Se você me perguntasse há 5 meses atrás onde eu estaria agora, eu te responderia que seria em Bauru, na minha faculdade, seguindo minha vida. Mas, pelo destino, estou nos Estados Unidos no meio de um intercâmbio.

Acho que o que quero dizer com tudo isso é que devemos deixar nossa mente aberta para mudança de planos. Mantenha planos próximos, que você sabe que tem controle sobre e dependem pouco de outras pessoas. Aprendi também que planejar amizades, relacionamentos não leva a nada. Pessoas mudam, pessoas vem e vão, e as que realmente importam, permanecem. Talvez com papeis diferentes, mas nunca se planeje em relação aos desejos de outra pessoa.

Em 10 anos, num mundo perfeito, me imagino numa carreira de sucesso, fazendo o que eu gosto, cercada de pessoas que me façam bem e espero ter na bagagem muitos países visitados. Acho que esse é o clichê, mas é a realidade. Tenho noção de que terei de batalhar muito pra conquistar isso, mas é a vida. Planejando de pouco a pouco para chegar ao plano maior. E ah, eu costumava ter uma imagem de ter um relacionamento estável, mas agora… isso parece pouco importante, tendo em vista que o foco da minha vida tem que ser eu”.

Patrícia Konda
“Não sou uma pessoa de fazer muito planos. Porém, como sou muito ansiosa, eu tento prever e controlar a minha vida.
Não me permito fazer planos, pois quando as expectativas são grandes e não saem como planejado, eu acabo me decepcionando mais do que deveria. Busco sempre correr atrás do que eu quero, mas conforme a vida se move. Muitas das vezes quero fazer tudo de uma vez e acabo não fazendo nada do que queria.

Atualmente, eu me sinto feliz em relação as coisas que andam acontecendo em minha vida, mas sempre penso que poderia estar melhor ou que poderia ter feitos coisas no passado que me possibilitariam estar mais feliz hoje.

Como eu disse, eu não planejo muito o que acontece na minha vida a longo prazo, mas em 10 anos espero estar em um emprego que eu goste e namorando ou casada. Pretendo também viajar para conhecer diversos lugares. Meu planos sempre foram casa, viajar e ter filhos, mas eu penso que a vida é muito imprevisível, e muda em uma fração de segundos”.

Rafael Locci
“Daqui 10 anos espero ter terminado meu mestrado e doutorado. Espero ter tido algumas experiências no exterior, tanto no lazer quanto no estudo. Quero estar trabalhando, com um bom cargo na minha área, que é Gestão de Ensino Superior. Espero já ter casado ou estar me preparando para isto. Espero tanta coisa! Principalmente estar feliz, com todas estas conquistas, pois, hoje luto para conseguir todas elas. Que daqui 10 anos, possa dar risadas dos desafios encontrados e conseguir enxergar todo o caminho trilhado e ver a importância de cada momento. Quero estar feliz comigo mesmo e com o mundo ao meu redor, mas, acima de tudo, daqui 10 anos, espero estar ao lado da minha família”.

Ana Raquel Périco
“É difícil tentar prever o futuro, pois há muitos acontecimentos na vida que escapam do nosso controle. Mas, de certa forma, daqui a dez anos espero continuar me realizando pessoal e profissionalmente. Espero já ter terminado minhas especializações acadêmicas em Jornalismo, seguir trabalhando na área especializada de saúde e também de cultura, fazer mais cursos para expandir meus conhecimentos. Também desejo que as pessoas queridas se mantenham por perto, e que eu esteja sempre de bem com a vida! ”

Bruna Ferreira
“Que complexo pensar no futuro, hein! Em 10 anos, eu queria estar com uma estabilidade financeira, uma carreira consolidada e com uma casa própria. Casada, se possível. Acredito que com 32 seria uma idade bacana para o primeiro filho também. Ah, eu queria ter viajado bastante também, para fazer todo o resto valer a pena, né”.

Lenize Vargas
“Imaginar como vai ser o futuro para mim é muito difícil. Eu não crio uma ilusão de como vai ser e nunca consigo me imaginar nessas situações. O mínimo que sonho em 10 anos, é que eu quero estar com muita saúde, trabalhando com o que eu amo e sempre junto de todos da minha família”.

Lucas Guanaes
“Em dez anos, eu espero estar, acima de tudo, feliz. Estarei com 30/31 anos, ainda novo, mas já ‘neeeem’ tão jovem assim. Então a expectativa já estar com um rumo tomado na vida, seja onde for. Na mesma linha, não espero, de verdade, uma realização profissional, mas sim. que esteja no caminho certo, já sabendo ao certo onde tenho que chegar.”

Marcella Cabaz
“Daqui 10 anos, eu me imagino artista. No sentido de realizar meu trabalho como arte, livre do ‘sistema’, de forma criativa, inovadora e sempre em constante mudança. Também me imagino estudando bastante, sempre. E desejo, desde já, ser pessoa pacífica, próspera e saudável.”

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…