Você já imaginou viajar pelo mundo durante um ano? Parece um sonho né? Mas o casal de bauruenses, Mariana Rangel e Rodrigo Trevisan, são a prova de que esse sonho pode se tornar realidade. Eles ficaram fora durante quase 12 meses, conheceram 22 países e mais de 130 cidades.

Fazer uma viagem dessas sair do papel não é uma tarefa simples, por isso foi necessário quase um ano e meio pesquisando, planejando e juntando dinheiro para que tudo desse certo. A proposta surgiu do Rodrigo, que sempre esteve imerso nesse tipo de experiência, pois a mãe o levava para conhecer novos lugares desde quando ele tinha apenas cinco anos. Porém, como a Mariana ainda estava na faculdade, eles deixaram a ideia adormecida.

Depois de um tempo, eles começaram o planejamento e a busca pela aventura começou a se concretizar. O primeiro destino escolhido? A Nova Zelândia, na Oceania. Depois, incluíram o sudeste asiático, centro da Ásia e uma parte do Leste Europeu na rota. Para conseguir chegar a tantos lugares, o casal continuou planejando qual seria o roteiro e, a partir disso, calcularam quanto iam gastar por dia em cada país de acordo com a moeda local.

Rodrigo conta que em muitos países o custo de vida é menor do que em Bauru, mas para não perder o controle, eles anotavam as despesas do dia e faziam planilhas. No fim da viagem, o gasto foi de RS120 mil reais. “A gente sempre comia o mais barato, mas nem sempre foi fácil. Para se ter uma ideia, no começo, a gente começou a sair do orçamento. Confesso que deu um desespero e até comecei a chorar. Mas depois começamos a pegar o jeito”, revela Mariana.

Além do financeiro, planejar quais são os costumes do destino é um fator importante para quem pretende sair do país. “O roteiro mais planejado foi a Ásia, um grande desafio, pois não conhecíamos muito”, expõe Rodrigo. Apesar da organização, os dois ainda passaram por alguns perrengues, algo típico de qualquer viagem, mas que faz parte das experiências. “Na Indonésia não sabíamos como chegar até o hotel, pagamos dez dólares no táxi e depois descobrimos que era só atravessar”, diz Rodrigo.

Em meio a diversidade de lugares que eles conheceram decidimos perguntar: “Qual lugar vocês mais gostaram?” “É difícil. É uma pergunta que não tem resposta, mas o que eu mais respondi, até agora, foi o Nepal”, diz Rodrigo e Mariana completa: “Indonésia, onde não tem tanto turista, é muita natureza. A Ásia é onde a gente passou mais perrengue mas é o que acrescenta mais, onde tem maior crescimento e aprendizado”.

Para registrar os bons momentos e tranquilizar a família e amigos, o casal de Bauru criou página “Tão Perto, Tão Longe”, com fotos tiradas por Mariana e reflexões dos momentos que estavam vivendo. As publicações vocês podem conferir aqui: https://www.facebook.com/taolongetaoperto

Vida nova
Viajar é transformador. Depois de passar tanto tempo fora, o casal de Bauru percebeu que para viver não é preciso muito e a experiência que tiveram irá servir para a próxima fase. Agora, o casal deseja melhorar o estilo de vida e irá se mudar para São Francisco Xavier, uma cidadezinha distrito de São José dos Campos. Eles vão morar em uma casa no campo, plantar boa parte do que vão comer e mudar o ritmo de vida.

Curtiu a história da Mariana e do Rodrigo e ficou animado pra começar a sua próxima viagem? Se liga nesses sites que vão te ajudar a planejar o roteiro dos seus sonhos.

Price of Travel – aqui você consegue ter uma estimativa de quanto irá gastar de acordo com a cidade, hospedagem, transporte e alimentação.
Airbnb – esse site mostra onde você pode se hospedar. Por ser casa de moradores locais, a estadia é muito mais barata do que um hostel ou hotel, além disso o dono da casa pode te dar dicas sobre a cidade.
Workaway – acomodação e comida em troca de trabalho em mais de 155 países.
Pequenos Monstros –  feito por publicitários, “Pequenos Monstros” é sobre a vida como nômades digitais e, a partir dessa vivência, eles dão dicas de como trabalhar e viajar ao mesmo tempo.
Viajo Logo Existo – nesse blog você vai encontrar o diário de bordo, dicas de viagem e de como fazer o planejamento de uma viagem.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…