publieditorial

Maria Cláudia Ribeiro sempre coloca roupinha em seu cachorro em dias mais frios
Maria Cláudia Ribeiro sempre coloca roupinha em seu cachorro em dias mais frios

Você sabia que o cachorro precisa de alguns cuidados especiais em dias mais gelados? Apesar de a cidade de Bauru não ter o outono e o inverno tão rigorosos, algumas práticas são necessárias para deixar o pet sempre bem protegido.

Inclusive, algumas raças estão até mais adaptadas às baixas temperaturas do que outras, como no caso do Akita, do Husky Siberiano e do São Bernardo, por exemplo. Já outras raças, principalmente as de pelo curto, sofrem mais com o frio. Entretanto, todos precisam de uma atenção especial nos dias mais gelados.

“Cães de pequeno porte ou os que têm menor índice de gordura corporal sofrem mais com o frio. Por isso precisam estar sempre protegidos para evitar o aparecimento de doenças”, explica o adestrador Diogo Fontes, de Bauru.

O profissional deu algumas dicas. Confira:

Casinhas são bem-vindas!
Para os cachorros que vivem no quintal, o adestrador orienta que os donos devem colocá-los em casinhas, protegendo do vento e do frio. Ele explica também que estas casinhas podem ser de madeira, plástico ou papel reciclado, e devem ser posicionadas de maneira oposta às correntes de ar.

O adestrador alerta que nos casos de cães acostumados a ficar do lado de fora, coloca-los para dentro de casa sempre que chove ou faz frio, pode implicar em uma mudança no comportamento do animal.

“Se quando esfria, o dono coloca o cachorro dentro de casa, ele vai passar a pedir para entrar sempre. E isso pode ser um incômodo, já que o lugar dele não é ali dentro de casa. Para conseguir entrar, ele vai latir, chorar, raspar a porta, entre outras coisas. Então, para evitar transtornos como esse o ideal é que o cachorro tenha um abrigo próprio do lado de fora, mesmo. Um lugar coberto, protegido da chuva e de correntes de ar, com uma casinha e uma caminha já é o suficiente”, explica Diogo.

Que tal colocar roupinhas?
Outra opção para proteger os cães no frio é utilizar as roupinhas, que podem ser encontradas em lojas especializadas, mas que precisam de certos cuidados, já que é necessário fazer uma adaptação do animal a esse tipo de acessório. “Há casos de animais que não ficam de roupa de jeito nenhum. Nesse caso é preciso fazer uma adaptação, vestindo o animal por pequenos períodos de tempo, sempre observando a reação do cão, até que ele se acostume com a roupinha”, ensina. Lembrando que alguns cachorros podem desenvolver coceiras e manchas vermelhas pelo corpo por conta do uso de roupinhas em tecido sintético. Nessas situações é importante consultar um médico veterinário para indicar a melhor solução para o seu bichinho.

A alimentação também é importante
Em dias frios, alguns cães tem um gasto energético maior do que o de costume. Se o seu animal estiver em forma, o indicado é aumentar cerca de 20% a porção de alimento durante o inverno. Cachorros obesos devem continuar recebendo sua porção habitual de ração. E nunca se esqueça de sempre deixar um pote de água limpa e fresca para que ele fique hidratado.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Saúde mental das mães é foco de atividades gratuitas em Bauru neste domingo (5)

Neste domingo (5), Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, a part…