Exposição "Matemática, tecnologia e arte" em Bauru

Estreia nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, a mostra “Matemática, Arte e Tecnologia”. A exposição gratuita é composta por 15 quadros e vai até o dia 29 de outubro, no piso L1 do Boulevard Shopping Bauru.

A mostra faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A semana é realizada de 23 a 29 de outubro, nas escolas públicas de Bauru, Agudos e no Anfiteatro do Guilhermão, no campus da Unesp.

Segundo Aguinaldo Robinson de Souza, docente do Departamento de Química da Unesp de Bauru e um dos organizadores da exposição, o desenho e as cores de cada quadro são resultado do trabalho do software criado para resolver funções de variáveis complexas matemáticas como, por exemplo, as equações de terceiro grau.

A Matemática foi escolhida como tema desse ano, em todo o país já que será sede, pela primeira vez, de dois dos maiores eventos nesse setor. Em 2017, o Brasil sedia a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos reunirá pesquisadores de todo mundo.

Cores e números

Os pesquisadores reconheceram desenhos semelhantes a uma flor quando essas funções eram solucionadas por um software computacional criado pelo aluno de mestrado Edvaldo Lima da Silva.

“Se o quadro tiver predominância da cor vermelha, veremos a representação de números reais; se tiver pontos pretos significa que são valores próximos a zero; se tiver regiões brancas, a função tende ao infinito; já a presença de cores como o azul representa números imaginários”, explica o Prof. Agnaldo sobre a leitura de cada quadro da exposição. A importância da função numérica está presente em importantes aplicações como, por exemplo, na construção de aviões, carros, na estrutura atômica e molecular, na balística, física, química e ciências em geral.

A exposição integra a pesquisa científica “Ensino de Ciências e Tecnologia Educacional” da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, em conjunto com um grupo de professores da Universidade de Aveiro (Portugal), a partir do estágio de pós-doutoramento da professora Emília de Mendonça Rosa Marques.

Serviço
Exposição “Matemática, Arte e Tecnologia” – de 23 a 29 de outubro
Local: Piso L1 do Boulevard Shopping – rua Gal. Marcondes Salgado, 11-39, Chácara das Flores
Telefone (14) 3233-7000 / (14) 98168-3887 (WhatsApp)

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Peça baseada em agudense integrante da Guerrilha do Araguaia será apresentada hoje (5)

O Grupo de Pesquisa em Teatro Visual, da DEA (Divisão de Ensino às Artes de Bauru), aprese…