Exposição "Matemática, tecnologia e arte" em Bauru

Estreia nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, a mostra “Matemática, Arte e Tecnologia”. A exposição gratuita é composta por 15 quadros e vai até o dia 29 de outubro, no piso L1 do Boulevard Shopping Bauru.

A mostra faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A semana é realizada de 23 a 29 de outubro, nas escolas públicas de Bauru, Agudos e no Anfiteatro do Guilhermão, no campus da Unesp.

Segundo Aguinaldo Robinson de Souza, docente do Departamento de Química da Unesp de Bauru e um dos organizadores da exposição, o desenho e as cores de cada quadro são resultado do trabalho do software criado para resolver funções de variáveis complexas matemáticas como, por exemplo, as equações de terceiro grau.

A Matemática foi escolhida como tema desse ano, em todo o país já que será sede, pela primeira vez, de dois dos maiores eventos nesse setor. Em 2017, o Brasil sedia a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos reunirá pesquisadores de todo mundo.

Cores e números

Os pesquisadores reconheceram desenhos semelhantes a uma flor quando essas funções eram solucionadas por um software computacional criado pelo aluno de mestrado Edvaldo Lima da Silva.

“Se o quadro tiver predominância da cor vermelha, veremos a representação de números reais; se tiver pontos pretos significa que são valores próximos a zero; se tiver regiões brancas, a função tende ao infinito; já a presença de cores como o azul representa números imaginários”, explica o Prof. Agnaldo sobre a leitura de cada quadro da exposição. A importância da função numérica está presente em importantes aplicações como, por exemplo, na construção de aviões, carros, na estrutura atômica e molecular, na balística, física, química e ciências em geral.

A exposição integra a pesquisa científica “Ensino de Ciências e Tecnologia Educacional” da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, em conjunto com um grupo de professores da Universidade de Aveiro (Portugal), a partir do estágio de pós-doutoramento da professora Emília de Mendonça Rosa Marques.

Serviço
Exposição “Matemática, Arte e Tecnologia” – de 23 a 29 de outubro
Local: Piso L1 do Boulevard Shopping – rua Gal. Marcondes Salgado, 11-39, Chácara das Flores
Telefone (14) 3233-7000 / (14) 98168-3887 (WhatsApp)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …