Há quem diga que visitas são um incômodo, mas muita gente adora receber pessoas em casa. E isso, eu pude perceber logo que entrei no apartamento da Marcia Martini. A bauruense recebeu nós, do Social Bauru, com um sorriso no rosto e as palavras de quem já nos esperava há algum tempo: “sejam bem-vindos”.

Para receber tantas pessoas ela faz questão de organizar tudo com antecedência: arrumar o espaço, pensar em um cardápio e preparar a comida tem um sentido especial. Mais do que preparar a casa, Martini prepara a alma, sempre pensando em cada pessoa que vai chegar. “As pessoas precisam se sentir acolhidas e perceber que nós e a nossa casa estão esperando por eles, individualmente”, explica.

A mesa de jantar já estava toda arrumada, já que é lá onde acontecem as reuniões. “O ato de receber família e amigos em casa representa a ceia que Jesus ofereceu aos apóstolos, reunindo-os à mesa”, diz. Por isso, os pratos são sempre preparados com muito cuidado.

LEIA MAIS
+ Bauruenses aderem ao Dinneer, site que une estranhos em um jantar
+ Conheça as novas festas que estão virando tradição entre os bauruenses

“Acreditamos que nossa energia passa de nossas mãos para o que está sendo preparado. Gostamos de servir pizza caseira, calzone, risoto e massas. Tudo isso acompanhado de um bom vinho, pois somos uma legítima família italiana. Pode parecer muito engraçado, mas eu gosto de que todos se sentem à mesa para conversar. Assim, as reuniões costumam ter de 8 a 12 pessoas”, explica.

Enquanto conversávamos e bebíamos vinho, dava para sentir o cheiro da comida caseira que vinha da cozinha. O cardápio fora pensado muito antes, seria calzone. O encontro foi uma delícia! Além da comida, a conversa fluiu como se já nos conhecêssemos há anos e nem vimos o tempo passar. Segundo Marcia Martini, oferecer a casa para os amigos e para a família fortalecem os laços espirituais e produzem lembranças para a vida toda.

Experiência de quem domina a arte de receber pessoas em casa!

Outra bauruense que adora receber visitas em casa é a Márcia Trevo. A paixão por reunir amigos e família é tanta que ela tem um evento semanal! Há mais de 10 anos, toda quarta-feira, ela abre as portas da sua casa para a confraternização conhecida como Zeca-feira.

“O nome veio do Zeca Pagodinho, da propaganda da Brahma, porque ele não tinha dia para tomar cerveja. As pessoas me diziam ‘vai fazer festa hoje?’, e eu respondia: ‘hoje é dia de Zeca, Zeca-feira!'”, explica Trevo.

Ela também conta que para receber as mais de 10 pessoas que sempre comparecem, já tem um esquema combinado. De regra, o cardápio sempre é churrasco, assim cada um leva o chamado “kit” – carne e bebida. O básico como o arroz e a salada, é a anfitriã que prepara. Se o cardápio é diferente, todo mundo se organiza antes para ajudar nas compras.

Pode parecer trabalhoso receber pessoas em casa toda semana, mas Marcia Trevo conta que, para ela, é uma terapia. “Quando estou cozinhando, já vou bebendo minha cervejinha e vou esquecendo todo o cansaço da semana. Vou me carregando de energia renovada. Depois o pessoal começa a chegar e gostamos de conversar sobre banalidades mesmo, fazemos graça um com o outro e lembramos de coisas engraçadas de Zecas-feiras passadas”, diz.

E você, também gosta de receber pessoas na sua casa?

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…