O mês de abril também é conhecido como “Abril Marrom“, a cor faz alusão à pigmentação da íris da maioria dos brasileiros e se refere à campanha de prevenção da cegueira. Durante todo o mês, são realizadas atividades para a conscientização da importância dos cuidados com a visão em todas as fases da vida.

Quem aderiu à campanha do Abril Marrom, aqui em Bauru, foi o Pronto Atendimento da Visão em parceria com o Instituto de Olhos Marques. Por isso, neste sábado, dia 21 de abril, a clínica irá oferecer exames gratuitos de fundo de olho para a população. O procedimento tem como objetivo examinar as artérias, veias e nervos da retina e, dessa forma, detectar doenças causadoras da cegueira como Retinopatia Diabética e Glaucoma.

Como funciona o exame?

Para realizar o procedimento, é necessário aplicar colírio nos olhos para dilatar a pupila e facilitar o exame. O aparelho usado é o oftalmoscópio, ele projeta um feixe de luz no interior do olho. A reflexão dessa luz na retina permite observar suas estruturas.

Existem dois tipos do exame, também conhecido como fundoscopia, o direto e o indireto. O direto é realizado pelo clínico geral com um aparelho simples e portátil. Dessa forma, se obtém uma imagem aumentada 15 vezes, mas com um campo de visão mais restrito. Já o indireto é realizado pelo oftalmologista, com equipamentos mais complexos e gera uma imagem com ampliação menor, mas que permite uma visualização mais ampla da retina.

Abril Marrom

O objetivo central da campanha Abril Marrom é conscientizar as pessoas da importância realizar exames oftalmológicos regularmente. Alguns tipos de cegueira que podem ser evitados com uma simples ida ao médico. Por meio do acompanhamento especializado, o oftalmologista pode detectar as causas que levam à perda da visão.

Além da campanha no mês de abril, a Organização Mundia da Saúde, em conjunto com a The International Agency for the Prevention of Blindness (Agência Internacional de Prevenção à Cegueira), lançou a campanha “Visão 2020: pelo direito de ver“. A iniciativa começou em 1999 e fornece apoio técnico e implementação de serviços oftalmológicos efetivos e eficientes em todo país.

Serviço
Exames oftalmológicos – 21/04, às 7h
Local: Pronto Atendimento da Visão (Rua Virgílio Malta, 6-30)
As senhas serão distribuídas a partir das 7h e o atendimento será por ordem de chegada.
Telefone para contato: 3208-5698

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…