Isso mesmo: são 26 anos de atuação afim de promover a assistência social a crianças, jovens e adultos em Bauru. A entidade da cidade promove uma melhor condição na vida daqueles que estão em situação de vulnerabilidade na cidade. Nós batemos um papo com os responsáveis pela instituição, que comentaram melhor sobre o projeto:

O que é a Rasc?
A RASC – Rede de Assistência Socioeducacional Cristã – é uma entidade sem fins lucrativos, de atendimento legalmente constituído no município de Bauru. No decorrer dos anos, a RASC vem expandindo sua capacidade de atendimento, sendo que atualmente desenvolve os seguintes serviços, programas e projetos voltados para crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

E atende quem?
O público atendido pela RASC consiste no público alvo da assistência social, ou seja, pessoas em situação de vulnerabilidade social, de faixa etária diversificada incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Ela é nacional, correto? Como veio para Bauru?
A RASC nasceu no município de Bauru, portanto é uma empresa bauruense e inicialmente denominada Resgate de Almas Serviço Cristão. Foi constituída por um grupo de pessoas preocupadas com o crescente número de crianças e adolescentes que tomavam as ruas e esquinas da cidade de Bauru. Esse grupo almejava iniciar um trabalho em prol dessas crianças e adolescentes, resgatando seus sonhos e proporcionando condições necessárias para viver com dignidade.

Para as pessoas que são assistidas, tem algum custo?
A RASC assegura em todos os Serviços, Programas e Projetos 100% da gratuidade para os usuários.

Onde é a sede de vocês?
A sede da RASC está na Rua Luiz Bassoto, 5-50 e também à Rua Djalma Teixeira 2-27. Numa área de aproximadamente 5.100 m², composta por um prédio de dois pavimentos totalizando 755 m² de área construída. Esse complexo possui 6 (seis) salas de aulas amplas, climatizadas, equipadas com carteiras universitárias, quadro branco e recursos multimídia, além de uma sala para secretaria, uma sala de reuniões, refeitório e quadro poliesportiva. A unidade dispõem de 3 salas de aulas no piso térreo e 3 salas de aula no piso superior. Por meio desta estrutura a RASC tem capacidade de atender diariamente até 300 usuários em 2 períodos, manhã e tarde. A unidade conta ainda com 02 laboratórios de Informática. Sendo um laboratório no pavimento superior e outro no térreo. Ambos dispõem de um total de 30 (trinta) máquinas com acesso a Internet, para uso dos adolescentes em trabalhos de pesquisas e oficinas de inclusão digital. A RASC possui uma ampla área livre propícia para atividades recreativas e esportivas.

Além da sede em Bauru-SP, a RASC oferta seus Programas de Socioaprendizagem para a Capital e outros 150 municípios do interior do Estado de São Paulo, e possui 40 unidades de atendimento nos seguintes municípios: Americana, Andradina, Araraquara, Assis, Atibaia, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guarujá, Itapetininga, Jaú, Limeira, Lins, Lorena, Marília, Mococa, Monte Alto, Osvaldo Cruz, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Taquarituba, Taubaté, Tietê e Tupã. Juntas todas essas unidades atendem mais de 1000 aprendizes.

De onde vêm as verbas necessária para a manutenção da sede?
Os recursos financeiros necessários à execução dos Serviços e Programas e Projetos sociais são oriundos de termos de convênio com empresas parceiras e da Prefeitura Municipal de Bauru que subsidia parte das despesas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Quem pode participar?
Todo público interessado em participar dos Serviços, Programas e Projetos executados pela RASC pode comparecer a entidade nos dias úteis de segunda a sexta-feira, no horário comercial e fazer a inscrição. É preciso apresentar, documentos pessoais, comprovante de renda e endereço, boletim ou declaração escolar e número do NIS. As inscrições são realizadas durante o ano todo.

Ela é uma rede cristã. É de alguma religião específica?
A RASC é uma instituição cujos fundadores e atuais diretores são evangélicos de diferentes denominações, porém, atende de forma gratuita os usuários, sem qualquer acepção. E também em nenhuma atividade apresenta qualquer tipo de tendência ou discriminação religiosa. Ressaltamos ainda que nossa proposta educacional objetiva a formação integral do ser humano, tendo como fundamento os valores éticos cristãos, necessários à promoção da solidariedade, cidadania, justiça e a paz, tais como o amor e respeito ao próximo e a natureza.

E como outros jovens podem participar
Os interessados em participarem dos Serviços, Programas e Projetos sociais executados pela RASC em Bauru, devem comparecer pessoalmente, e no caso de menores acompanhados de seus responsáveis na Rua Luiz Bassoto, 5-50. Para oferta de outras ações fora do município de Bauru, o candidato deverá se cadastrar pelo site: www.rasc.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Saúde mental das mães é foco de atividades gratuitas em Bauru neste domingo (5)

Neste domingo (5), Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, a part…