Bauru é uma cidade universitária e isso não é novidade. Com tantos futuros profissionais prestes a entrar no mercado de trabalho, nada melhor do que ter experiência. Por isso, muitas instituições de ensino da cidade juntam o útil ao agradável.

Dessa forma, os estudantes fazem atendimentos à população que, por sua vez, têm a oportunidade de aproveitar diversos serviços sem gastar nada ou muito pouco.

Entre eles estão atendimentos psicológicos, assistência jurídica e muitos outros. Nós do Social Bauru separamos 19 opções de serviços para os bauruenses. Confira:

Universidade do Sagrado Coração (USC)

– Enfermagem
O ambulatório de feridas atende pessoas com feridas do tipo úlcera venosa crônica.

Agendar na clínica de Fisioterapia por telefone (14) 2107-7056.
Horário de funcionamento: das 7h15 às 17h15, de segunda à sexta-feira.
Atendimento realizado toda quarta-feira, das 13h30 às 17h30.

– Estética e Cosmética

Tratamentos: Estética facial e corporal, capilar, disfunções: envelhecimento, hipercromia (machas), acne, gordura localizada, estrias, celulite, massagem relaxante, limpeza de pele.

Agendamento por semestre, com lista de espera, pelo telefone (14)2107-7369.
Horário de funcionamento: das 8h às 11h, de segunda-feira.

– Farmácia

Farmácia Universitária: orientação e acompanhamento do uso de medicamentos.
Acompanhamento para diabéticos e hipertensos, avaliam respostas aos tratamentos, principalmente em idosos, uso correto dos medicamentos. O Laboratório de Análises Clínicas (Veritas): realiza todos os exames laboratoriais a preços acessíveis.

Agendamento prévio para ver receitas e medicamentos, presencial ou pelo telefone (14)2107-7392.
Horário de funcionamento: de terça e quinta das 7h30 às 10h30, bloco D (Farmácia Universitária).

– Biomedicina

Laboratório de Análises Clínicas (Veritas): todos os tipos de exames laboratoriais a preços acessíveis.

– Clínica de Fisioterapia

Tratamentos: Ortopedia, Neuropediatria, Neurologia adulto, neurologia infantil, saúde da mulher, hidroterapia, cardiorrespiratória.

Agendamento por telefone (14) 2107-7056 ou pessoalmente (bloco K).
Horário de funcionamento: das 7h15 às 17h15, de segunda à sexta-feira.

– Nutrição

Consulta nutricional Na Clínica de Fisioterapia – atendimento nutricional.

Agendamento por telefone (14) 2107-7056.
Horário de funcionamento: das 7h15 às 17h15, de segunda à sexta-feira.

– Odontologia

Tratamentos: Endodontia, restauração, limpeza, odontopediatria, implantodontia e prótese.
Prótese e implante: o paciente paga o material.

Agendamentos pessoalmente na Clínica (bloco O), deixar o nome na lista para triagem.
Horário de funcionamento: das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira (Consultar horário de atendimento pelo telefone)
De segunda e quinta: atendimentos de urgência e emergência.

– Psicologia

Tratamentos: Psicoterapia, Intervenção Psicológica (analítica junguiana, humanista existencial, cognitivo comportamental e psicanalítica), Psicologia Educacional, Psicopedagogia e Orientação profissional Terapia Ocupacional.

Agendamento feito pessoalmente, preencher cadastro para passar pela triagem. Oferece serviço de Plantão Psicológico.
Horário de funcionamento: das 10h às 22h, de segunda à sexta-feira.
Telefone: 2107-7049 / 2107-7050.

– Terapia Ocupacional

Atendimento em neurodesenvolvimento, cotidiano escolar (problemas relacionados à aprendizagem), saúde mental, gerontologia, neurologia adulto (disfunções físicas), ortopedia e reumatologia e saúde do trabalhador.

Agendar pessoalmente ou por telefone (14) 2107-7391, mediante lista de espera.
Horário de funcionamento: das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Faculdades Integradas de Bauru

– Fisioterapia

A FIB dispõe de clínicas universitárias da região e atende gratuitamente em diversas modalidades de reabilitação. Os alunos do 3º e 4º ano, supervisionados pelos professores, são responsáveis por cerca de dez mil atendimentos por ano.

Para serem atendidos, os pacientes devem ter encaminhamento médico e entrar em contato pelo telefone (14) 2109 6214 para verificar disponibilidade de vaga.

– SAJu: Serviço de Assistência Jurídica Gratuita

Diversos tipos de problemas podem ser resolvidos pelo serviço, como o direito à saúde, o direito à educação, a alteração de nome, o divórcio, a execução de alimentos, entre outras questões do dia a dia.

O SAJu está instalado no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FIB e atende de segunda a sexta-feira, das 17:00 horas até 22:00 horas, para agendamento, e aos sábados, das 08:00 horas até 13:00 horas para o atendimento aos agendamentos realizados durante a semana.

– Acompanhamento psicoterápico

Oferecido pela Clínica Escola de Psicologia Aplicada das Faculdades Integradas de Bauru (CEPAFIB). O serviço é aberto a crianças, adolescentes e adultos e é prestado por alunos do 5° ano de Psicologia da FIB- supervisionados pelos docentes do curso.

Após o período de inscrições, os pacientes são agendados para uma triagem e posterior acompanhamento psicológico. O telefone da CEPAFIB é o 14 2109 6233.

– Atendimento nutricional

Duas vezes por ano, a FIB abre inscrições para atendimento nutricional. Há orientação específica para diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças e demais pessoas que tenham por objetivo um plano alimentar saudável e funcional.

As consultas, realizadas com professores e alunos do 4° ano do curso de Nutrição da faculdade, incluem instrução alimentar personalizada e elaboração de cardápio específico. Quando aberto o período de inscrição, o público interessado precisa fazer o agendamento pelo telefone (14) 2109 6214 de segunda a quinta das 08h às 12h.

Apenas para cobrir as despesas básicas decorrentes deste serviço, é cobrada uma taxa de inscrição única no valor de R$10,00 por pessoa.

– FIB Adolescente

Duas vezes por ano, a FIB abre inscrições para o projeto social FIB Adolescente. Ele tem como principal objetivo prestar assistência ao usuário entre 11 e 19 anos de idade nos aspectos físicos, psicológicos e sociais.

Uma equipe multiprofissional de alunos e professores da FIB são os responsáveis por desenvolver atividades como: Oficina de Criações Digitais, Oficina de Criações Digitais, Curso de Informática básica. Oficina de Primeiros socorros e doenças sexualmente transmissíveis, curso de manejo de horta doméstica, educação postural (com fisioterapia em piscina aquecida e em aparelhos específicos).

Faculdade Inspirar

– Quiropraxia

Com foco em cursos na área da saúde, a Faculdade Inspirar oferece atendimento social sem custo em prol da comunidade de quiropraxia. A quiropraxia é uma técnica que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. A técnica permite que sejam feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores.

Os atendimentos são com horários agendados por semestre e com lista de espera pelo telefone (14) 99116-4631, a A Faculdade Inspirar fica na Rua Luís Bleriot, 9-25.

Faculdade Anhanguera de Bauru

– CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções e Conflitos

O centro oferece serviços para resolver conflitos judiciários. O órgão recebe casos que ainda não chegaram à Justiça e casos processuais, ou seja, que já têm ação judicial em andamento na área cível e do Juizado Especial. Docentes do curso de Direito atuam nos casos, com auxílio de alunos.

– Clínica Escola de Fisioterapia

A infraestrutura da Clínica Escola de Fisioterapia possibilita atendimento de qualidade em diferentes especialidades como: uroginecologia, obstetrícia, neurologia, pediatria, cardiologia, ortopedia e traumatologia, pneumologia, saúde do trabalhador e dermato funcional.

O espaço conta com sala de avaliação, ginásio adulto e sala para atendimento infantil, sala para cardiorrespiratório, sala de esterilização, sala de turbilhão, sala de eletrotermo fototerapia, banheiros adaptados e estacionamento. Todo atendimento é gratuito e aberto ao público, após agendamento.

– Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Bauru

A Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Bauru oferece atendimentos psicológicos gratuitos destinados à população em geral, realizados pelos graduandos do curso de psicologia sob supervisão dos docentes e profissionais. Os atendimentos estão disponíveis nas modalidades de: avaliação neuropsicológica, psicodiagnóstico, plantão psicológico, psicoterapias clássica, breve e de casal e família. O trabalho realizado tem como finalidade não só a exigência parcial para a formação acadêmica dos graduandos, mas principalmente a prestação de serviço à comunidade como um compromisso social da Faculdade. O atendimento é gratuito. É necessário agendamento.

Para mais informações e agendamentos: (14) 3109-4100.

Senac Bauru

– Depilação Facial com linha

Os alunos do curso de Depilação Facial com Linha do Senac Bauru realizarão 42 atendimentos gratuitos para ambos os sexos. Serão aplicados os procedimentos da técnica, com a avaliação da pele a ser depilada e extraindo o pelo com a técnica de depilação com linha por meio das mãos.

Os atendimentos de depilação facial com linha acontecerão em dois horários: às 9h15 e às 10h30, nos dias 29 de outubro e 05, 12 e 19 de novembro. Os interessados em participar devem agendar horário no Portal Senac: www.sp.senac.br/bauru.

O Senac Bauru está localizado na Avenida Nações Unidas, 10-22, Centro.

Universidade de São Paulo (USP)

– Pronto atendimento de saúde bucal

O Serviço de Urgência Odontológica oferece os seguintes serviços gratuitos:

Endodontia: tratamento de canal.
Dentística: restaurações, tratamento das cáries
Periodontia: tratamento das doenças da gengiva
Prótese: Tratamento de ausências dentárias, instalações de prótese parcial fixa, prótese parcial removível e prótese total (dentaduras)
Implante dental: instalação de implantes dentários
Cirurgia: extrações simples ou múltiplas e de dentes inclusos, remoção de cistos, etc..
Estomatologia: diagnóstico e tratamento de lesões bucais e prevenção de câncer bucal.
Radiologia bucal: para avaliação e diagnóstico dos casos em tratamento.
Ortodontia: preventiva (com crianças de 7 a 10 anos) e corretiva (jovens de 12 a 18 anos)
Odontopediatria: no momento atendimento para crianças de 7 a 10 anos de idade.

Os pré-requisitos para ser tratado na FOB é haver vaga para o tratamento na especialidade requerida e ter interesse didático, visto que o tratamento é realizado por alunos com supervisão dos professores.

O Setor de Triagem da FOB – USP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. O Serviço de Urgência Odontológica da FOB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, prestando atendimento a pacientes em caso de urgência, com dor, hemorragias ou trauma bucal e drenagem de abscessos.

A FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

– Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP

A Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP realiza diagnóstico e tratamento das patologias relacionadas à comunicação humana nas seguintes áreas: linguagem, voz, motricidade orofacial, audiologia e disfagia.

O interessado no tratamento deve vir com um encaminhamento de profissional especializado na área da dificuldade que o paciente apresenta queixa.

A Clínica de Fonoaudiologia da FOB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP). Telefones: (14) 3235-8470 ou (14) 3235-8458.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

– Atendimento psicoterapêutico

Um dos serviços gratuitos que a Universidade Estadual Paulista possui para a população é o atendimento psicoterapêutico. Na Unesp de Bauru a clínica-escola se chama Centro de Psicologia Aplicada (CPA) onde são atendidas pessoas de todas as faixas etárias (de recém-nascidos a idosos), com diversas queixas.

A inscrição para a psicoterapia é realizada no começo de cada ano. Durante o ano, as pessoas são atendidas apelos estagiários do curso de Psicologia ou por alunos de projetos de extensão que são aqui desenvolvidos.

O horário de funcionamento do CPA é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h. Telefone para contato: 3103-6087.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…