Tem novidade na cena cultural de Bauru! A exposição “Portais Dimensionais“, do artista Fernando Chamarelli, começa nesta sexta-feira, 22 de março, às 20h30, na Pinacoteca de Bauru.

Portais Dimensionais reúne dez pinturas feitas em tinta acrílica sobre tela, 3 gravuras e 4 desenhos. As obras são cheias de cores, simetria e equilíbrio. Já nos trabalhos em nanquim, a cor é substituída por planos de texturas.

Mas por que esse nome? O artista explica, “meu trabalho me levou até à física e venho estudando isso de uma forma autodidata. No início, minha arte era sobre civilizações antigas, seus mitos, lendas e rituais. Isso foi me levando para uma parte mais espiritual. Acredito que a física quântica pode provar essa espiritualidade e mostrar que tudo isso está conectado de uma certa forma. Por isso o nome da exposição é Portal Dimensional, são portais que ligam diferentes civilizações e diferentes mundos“.

Foto: divulgação

Portanto, as obras retratam deuses arquetípicos e criaturas místicas em situações surreais, ladeados por formas exóticas.

A mostra gratuita fica disponível ao público até o dia 26 de abril. Depois de expor em Bauru, o artista levará a série para Miami, nos Estados Unidos.

É gratificante poder mostrar minha arte em outros países e foi nos EUA que tudo começou. Os primeiros convites para expor vieram de lá. E eu posso fazer duas coisas que amo. Pintar e viajar”, comenta Fernando.

O artista

Fernando Chamarelli é designer graduado pela Unesp e começou a pintar com tinta acrílica sobre tela em 2007. Suas influências são variadas, indo das teorias da física quântica, teoria das cordas e o multiverso à cultura celta. O artista também tem grande ligação com o muralismo mexicano do século XX e a arte popular latino-americana.

 

Em seus trabalhos, Fernando transmite a mensagem que tudo está conectado e que, para evoluir, devemos perceber nossa conexão com outros seres humanos, animais, natureza e o cosmo. Segundo ele, “a física quântica pode provar essa espiritualidade e mostrar que tudo isso está conectado de uma certa forma”.

Além do Brasil, ele já participou de exposições coletivas e realizou exposições individuais e murais em várias cidades dos Estados Unidos e também no Canadá, Inglaterra, Espanha, Alemanha, entre outros países.

“Minha última exposição no Brasil foi há anos, em São Paulo. Eu estava com muita vontade de mostrar meu trabalho aqui novamente e este convite da Pinacoteca de Bauru foi sensacional. Meus amigos daqui estavam esperando por isso e acredito que a casa vai estar cheia. Eu vou mostrar trabalhos inéditos, que nunca foram expostos”, finaliza o artista.

Serviço
Exposição: “Portais Dimensionais”
Artista: Fernando Chamarelli
Data: 22/03 até 26/04
Local: Pinacoteca Municipal (Rua Antônio Alves, 9-10, Centro)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h30

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …