Já parou para pensar nas dificuldades em comer vendado? Pois é, perder a noção do espaço não é fácil para quem está acostumado a ver tudo ao seu redor. A experiência pode até causar desconforto, mas a ideia é nesse sentido: incomodar.

Por isso, o Jantar às Cegas, tradicional em Bauru, está com uma versão mais elaborada. Agora, o Jantar Sensorial irá exigir os outros sentidos dos participantes. O evento será realizado para dar apoio a Associação de Surdos de Bauru (ASBA), APAE e Lar Santa Luzia para Cegos.

Além de apoiar, o jantar busca promover discussões em torno das dificuldades encontradas por deficientes auditivos, de fala, de mobilidade e de visão. Além da inclusão dessas pessoas na sociedade.

A inclusão de pessoas com deficiência é um processo, isso significa que ela muda à medida que avança. Portanto, o deficiente que encontra dificuldades em se incluir na sociedade tende a recuar, ao invés de descobrir novas oportunidades.

Nossa cidade peca muito em acessibilidade. Embora o Centrinho seja referência na reabilitação de surdos, nossa cidade ainda não está preparada para atender essa população, o que é uma falha grave!”, comenta Gabriel Casasco, um dos organizadores do evento.

Sentidos à flor da pele

Durante o jantar serão propostas atividades dinâmicas para estimular os sentidos dos convidados! Mas é surpresa, o que vem pela frente!

Essa ideia surgiu a partir dos outros jantares que tinham como tema apenas as dificuldades de um deficiente visual. Agora, será possível abordar as deficiências auditiva, de fala e física. Todas as deficiências merecem atenção.

A comida fica por conta do Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e o cardápio será cuidadosamente preparado pensando nas texturas dos alimentos. Assim, a experiência do jantar pode instigar ainda mais os sentidos dos participantes!

O evento vai acontecer no dia 14 de junho (sexta-feira), na Casa do Médico em Bauru com início previsto para as 20h. O valor do ingresso é de 35,00 por pessoa, com direto a bebidas. As vendas começam a partir da última semana de abril.

Ocupando o lugar do outro

Pessoas que não possuem nenhuma deficiência, muitas vezes, podem pensar: “nossa, como seria se minha vida fosse como a dos cegos, surdos, mudos e deficientes físicos?”. Contudo, segundo Gabriel, ninguém se propõe a passar pela experiência e vivenciar por alguns instantes como realmente seria.

Dessa forma, o jantar é uma experiência e oferece as dinâmicas justamente por isso, só vivenciando para saber como é difícil e como é importante incluir essas pessoas na sociedade.

Para o Rotaract Club de Bauru Norte, esse tem sido o principal projeto de todas as gestões. Além de promover um retorno material para as instituições beneficiadas, garante a conscientização e a sensibilização de todos os participantes.

“Criar essa experiência anualmente em Bauru é maravilhoso! O projeto dá muito trabalho para todos os envolvidos, mas é extremamente gratificante acompanhar os seus resultados!”, finaliza Gabriel.

Serviço:

Evento: Jantar Sensorial

Endereço: R. Amadeu Sangiovani, 4-47 – Vila Mariana, Bauru.

Data: 14 de junho às 20h

Ingressos: 35,00 por pessoa.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…