Você conhece o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru? O órgão ligado à Secretaria de Saúde da cidade é responsável pelo acolhimento de animais de rua passíveis de transmitir doenças às pessoas, além de pets em situação de sofrimento.

ccz bauru

Mesmo estando em Bauru desde 1981, o CCZ só entrou nos moldes que conhecemos hoje após 1998, depois de uma reforma e ampliação.

Hoje, o espaço cuida dos animais doentes, fazem a castração e encontram novos lares aos gatos e cachorros por meio da adoção.

Um espaço de muito cuidado

Podemos ter a ideia errada de órgãos que cuidam dos animais de rua, isso porque muitos ainda pensam na famosa carrocinha. Contudo, o CCZ de Bauru é um espaço que dá uma nova chance aos animais, com muito cuidado e carinho.

Luiz Cortez é médico veterinário e diretor da divisão do CCZ. Ele afirma que mesmo a função original do órgão não ser a vigilância de animais em sofrimento, eles fazem a atividade com muito empenho!

ccz bauru
Luiz Cortez, veterinário e responsável pela divisão do CCZ de Bauru

“Todos nós, que trabalhamos aqui, trabalhamos porque gostamos da causa animal”, comenta Luiz.

Os benefícios da castração

Muitas pessoas, cientes do trabalho do CCZ, costumam abandonar animais no local. Luiz conta que essas atitudes não são mais tão frequentes, mas ainda acontecem. Por isso, para minimizar ainda mais a atitude, o órgão tem o protocolo de sempre identificar a pessoa, fazendo a denúncia caso haja abandono.

Uma solução que o CCZ também aborda para a diminuição do abandono é a castração. Todos os animais que chegam no órgão são tratados, castrados e depois colocados para adoção.

ccz bauru

E mesmo que o pet não esteja castrado quando adotado, a castração é agendada com o dono.

“A castração, além de diminuir o abandono, é uma forma de controle de natalidade, impedindo que mais animais fiquem na rua. Além disso, há a diminuição no risco de doenças e o aumento da vida do animal (principalmente da fêmea)”, explica Luiz.

Adoção consciente

Com gatos e cachorros (filhotes ou não) para adoção, o CCZ estimula os bauruenses a darem um novo lar para os pets. Para adotar, basta levar o RG, CPF e um comprovante de residência!

ccz bauru

Contudo, Luiz alerta para a adoção consciente:

“A decisão de adotar um animal não pode ser feita no impulso. A pessoa ter que entender que toda a rotina vai ser transformada”.

E o CCZ está com vários cachorros e gatos (das fotos) à espera de um novo dono!

Serviço

Centro de Controle de Zoonozes

Endereço: Rua Henrique Hunzicker, s/n
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 16h

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Gabriela Gomes
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Você pode ajudar a escolher as novas árvores para a arborização de Bauru!

Você tem uma árvore preferida? Agora, os bauruenses poderão escolher quais tipos de árvore…