Por mais que pareça algo recente, o termo Coaching surgiu no século XVI na cidade de Koks na Húngria. A cidade tornou-se conhecida por ter criado uma carruagem com suspensão de molas de aço, que era mais confortável e rápida que as demais.

Com isso, o nome do município ficou famoso e começou a ser pronunciado em diversas línguas, até derivar o termo “coach”, que tinha como primeiro significado “carruagem”. Posteriormente, por volta de 1830, a palavra passou a ser utilizada em universidades inglesas como sinônimo de “tutor”.

O termo como conhecemos hoje, surgiu em 1974 a partir do livro “The Inner Game of Tennis”, de Timothy Gallaway, que usava o coaching como uma estratégia para o mundo dos esportes.

Depois o método se expandiu para diversas áreas como forma de melhorar o desempenho de pessoas, profissionais e empresas aumentando os resultados positivos por meio de conhecimentos da neurociência, técnicas e ferramentas.

Coaching tradicional x Coaching Integral Sistêmico

Atualmente existem dois tipos gerais de coaching que englobam todas as áreas, o Coaching Tradicional e o Coaching Integral Sistêmico.

O casal Gerson e Miriam Mori, fundadores da Mori Coaching, trabalham com o Coaching Integral Sistêmico que, diferentemente do tradicional, engloba tanto a parte racional quanto a emocional.

Entendemos que boa parte dos impedimentos são crenças formadas principalmente na infância. Essas crenças constroem a personalidade da criança e podem atrapalhar o desenvolvimento na fase adulta. Por meio de ferramentas de visão, audição e sinestesia (VAS) que mexem com o lado emocional, ajudamos a pessoa a identificar isso. Não é regressão ou PNL, são apenas perguntas que fazem a pessoa trazer à memória algumas coisas e mexem com as emoções dela”, explica Gerson.

Além desse trabalho com as emoções, esse tipo de coaching busca manter o equilíbrio em todas as 11 áreas da vida de uma pessoa. Dessa forma, há um auxílio para que o cliente desenvolva o setor que deseja (profissional, emocional, espiritual…), sem que os outros desequilibrem.

O Coaching Integral Sistêmico busca mudar as crenças limitadoras e trazer novas crenças fortalecedoras. Com isso, mudanças acontecem de modo rápido e surpreendente. Assim somos especialistas em mudanças de crenças“, completa Mirian.

 

DNA Organizacional e perfil comportamental

Dentro do Coaching Integral Sistêmico, Gerson atua com uma vertente mais empresarial em que utiliza ferramentas como o DNA Organizacional e o perfil comportamental para ajudar na dinâmica das empresas.

O DNA Organizacional é um instrumento para identificar se os funcionários estão nas funções e nas atividades corretas de acordo com o perfil de cada um.

O casal, também formado em análise comportamental, utiliza a técnica CIS Assessment para identificar o perfil do funcionário e depois comparar com as competências do cargo que ele está exercendo.

Nós analisamos o comportamento das pessoas baseado no DISC – uma teoria que diz que as pessoas podem ter quatro perfis comportamentais – dominância, influência, estabilidade ou conformidade. Depois vemos se o perfil comportamental da pessoa tem aderência com as características do cargo”, completa Gerson.

O coach também faz treinamentos em empresas, conhecidos como coach em grupo e cursos que são elaborados pensando nas necessidades do empresário.

A ação leva à mudança

Algo que vemos muito quando se trata de coaching são depoimentos de mudança de vida após a aplicação dos instrumentos oferecidos.

Mirian Mori é umas das pessoas que teve sua realidade transformada pelo método. Tendo atuado 22 anos como terapeuta ocupacional e professora universitária, ela teve que parar por conta de problemas de saúde e percebeu que poderia melhorar o modo como estava vivendo.

Eu pensei ‘não quero ficar vivendo minha vida assim, quero reestruturar’ e foi desse modo que eu encontrei o coaching”, conta.

Assim, Mirian, que já trabalhava ajudando pessoas com a terapia ocupacional, encontrou no coaching o propósito de vida para conseguir levar a mudança até elas de uma outra forma.

Para mim, a terapia ocupacional vem para ajudar pessoas, que, por algum motivo, estão prejudicadas de sua independência em alguma função. Já o coaching vai auxiliar as pessoas que estão insatisfeitas em alguma área de sua vida fornecendo instrumentos de mudança”, afirma a coach.

Curso “O Poder da Ação”

Além de todos os serviços prestados pela Mori Coaching, Gerson e Mirian também vão ministrar um curso sobre o livro “O Poder da Ação”, escrito pelo Phd. Paulo Vieira.

O livro, que foi o mais vendido no Brasil nos últimos três anos, utiliza diversas ferramentas do coaching para fazer as pessoas identificarem seu estado de vida atual e levá-las, por meio de ações, a chegarem até onde desejam.

O curso será dia 15 de fevereiro, das 8h às 18h, no Auditório Rosângela Vella. Com oito horas de duração, o evento terá pausa para almoço e um coffee break a tarde.

O livro vai trazer estratégias de como mudar, trazendo conceitos como visão extraordinária, plano de ação e autocoaching”, afirma Mirian Mori.

A palavra chave para o curso é mudança. Portanto, segundo o casal, a experiência é ideal para todas as pessoas que querem transformar a vida e alcançar seus sonhos e objetivos.

O curso Poder da Ação não é motivacional, não é autoajuda, é um curso desenvolvido por um Phd. Dessa forma, é fundamentado em cima da neurociência e da física quântica e é embasado em pesquisas científicas que provaram que dá certo”, finaliza Mirian.

As vagas são limitadas e as inscrições para o curso podem ser feitas pelo site: https://moricoaching.com.br

publieditorial 

Serviço
Curso “O Poder da Ação”
Data: Dia 15 de fevereiro, das 8h às 18h
Local: Auditório Rosângela Vella (Rua Baltazar Rodrigues, 4-83, Jardim Planalto)
Site: https://moricoaching.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Mori-Coaching
Instagram: @mori.coaching 

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …