Oficializado em 2017 pelo ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Criatividade acontece em 21 de abril para comemorar e estimular a criatividade em todo o mundo.

O evento já é realizado em 115 cidades em todo o mundo, e o brasileiro Lucas Foster trouxe a iniciativa para o Brasil em 2018, abrangendo 13 cidades.

2020 é o primeiro ano do evento que contará com a participação de Bauru, com um calendário de eventos que rechearão os dias 21 e 22 de abril. Contudo, frente ao atual panorama do país, com o isolamento social devido à COVID-19, a organização do evento repensou todo o cronograma para se adequar à nova realidade dos bauruenses.

Criatividade em todo lugar

Agora, o Dia da Criatividade de Bauru será unicamente online, além disso, novos eventos foram adicionados ao cronograma, acontecendo durante todo o mês abril, como forma de estimular a criatividade dos bauruenses até mesmo dentro de casa!

“O isolamento social é um desafio universal, e a falta de atividade, seja ela física ou mental, pode trazer certa desesperança e sentimento de aprisionamento por parte das pessoas. Se manter ativo nos ajuda a manter o propósito maior, que é sair dessa crise para dar ainda mais valor ao afeto e à colaboração”, explica Josué Kenji, um dos organizadores do evento.

A ideia, portanto, é transformar todos o que se inscreveram no Dia Mundial da Criatividade em um agente de disseminação dessas atividades criativas, chamada “Rede de Criativistas”. E dessa rede criativa surgiram algumas campanhas.

Cronograma completo

Confira o cronograma completa das atividades que acontecem em abril da “Rede de Criativistas”:

  • Ação Criativistas #1: Brincar para cuidar

Com o objetivo de unir as famílias em torno de uma atividade saudável e lúdica, essa ação começou em 31/03 e vai até o final do isolamento social. Nela, os bauruenses farão a arte da mão estampada em uma camiseta, que será doada no primeiro dia do final da quarentena para uma pessoa escolhida pelo participante.

Na confecção, a criação é a palavra-chave, pode usar tinta, retalhos de tecidos, canetinhas e qualquer coisa que vier à mente!

dia da criatividade

  • Ação Criativistas #2: Criar para curar

De 31/03 até 20/04, às 20h, os bauruenses poderão assistir ao vivo no canal do Dia Mundial da Criatividade para trocar informações, apresentar atividades e mais!

Os nomes que farão parte dessa ação foram escolhidos pela organização. Dentre os convidados estão: Chef Moacir (Bar da Rosa), Marcelo Bueno, Ana Selva, Ivana (M.D.P), Tainah Veras, Ana Heloisa, Arthur Nunes, Lucas Macelloni, Chico Maia e mais.

  • Festival Criativas

Por fim, todos os dias das 06h às 22h haverá lives especiais com o tema “Criar para Curar” no canal do Dia Mundial da Criatividade, no período de 01/04 a 20/04, como um pré-evento antes do Dia Mundial da Criatividade.

Vale lembrar que os eventos do dia 21 e 22 de abril ainda não foram confirmados e em breve serão divulgados pela organização.

Criatividade sem limites

Com a repaginação do Dia Mundial da Criatividade em Bauru, a ideia dos organizadores é mostrar que o afeto, a alegria e o amor podem ser transmitidos por uma ferramenta poderosa, a internet!

“Nós brasileiros temos a cultura de abraçar e beijar para demonstrar carinho, e apesar do desafio, podemos passar juntos por essa crise, se dermos a devida importância à cooperação e a colaboração, usando a criatividade que tanto temos”, finaliza Josué.

Serviço

Os eventos e informações sobre o Dia Mundial da Criatividade podem ser acompanhados pelo Instagram @worldcreativityday e pelo Facebook https://www.facebook.com/worldcreativityday

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…