Quando somos crianças, os sonhos de qual carreira profissionais podemos seguir são inúmeros. De astronauta a veterinário, a nossa imaginação pode nos levar longe. E, apesar do passar dos anos, sempre é tempo de retomar os estudos, principalmente com as facilidades que dispomos atualmente, como o acesso à internet.

Portanto, seja para ir atrás de um sonho antigo, para concorrer a uma vaga desejada ou até prestar um concurso público, a realização do EJA (Educação de Jovens e Adultos), também conhecido como supletivo, é uma ótima pedida para conquistar o diploma do Ensino Médio.

Ainda, para se ter uma ideia da adesão dessa alternativa, apenas no ano passado o EJA, no nível do Ensino Médio, recebeu 911.573 matrículas. O dado é do Censo Escolar 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Aqui em Bauru, o curso é oferecido pela Escola Aecomp, que opera na cidade há cerca de dois anos. A escola começou oferecendo um curso de manutenção de celulares e atualmente expandiu sua atuação para áreas como saúde, construção civil, tecnologia, informática, administração, idiomas e também ao EJA.

Conheça mais sobre esse curso que pode ser um divisor de águas na carreira dos bauruenses!

Como funciona o supletivo?

O proprietário do espaço, Diogo Chiaradia, e sua esposa, Viviane Chiaradia, que atuam há mais de 19 anos no ramo da educação, explicam que o EJA é um programa direcionado ao público adulto, acima de 18 anos, que não conseguiu terminar os estudos e hoje, por algum motivo, necessita da conclusão do Ensino Médio.

Ademais, independente da série escolar em que a pessoa parou, é possível finalizar os estudos em até seis meses. As disciplinas ministradas são referentes ao Ensino Médio, o que inclui Português, Literatura, Artes, Matemática, Física, Química, Geografia, Sociologia, História, Filosofia, Biologia e Espanhol. Assim, elas são trabalhadas de forma isolada, mês a mês, com a realização de um teste ao final de cada uma.

Normalmente, as aulas são divididas entre presenciais – que ocorrem uma vez na semana – e EAD (Ensino a Distância). No entanto, devido a atual situação de distanciamento social que enfrentamos, a Aacomp está com todas as aulas em regime EAD.

“Agora, na pandemia, o MEC liberou as aulas 100% EAD. Então, nossos alunos já estão estudando de casa, com aulas, avaliações e trabalhos a distância. Assim, estamos com o suporte e contato com o coordenador pedagógico e com os professores via e-mail e WhastApp”, acrescenta Viviane.

No momento, o material das aulas está sendo disponibilizado em arquivos em PDF. Para aqueles que desejarem, a escola oferece a possibilidade de impressão de todas as apostilas mediante a taxa de R$30 reais.

Ainda, também dispõem de uma tutoria, com suporte ao aluno, além da plataforma Moodle, com videoaulas, que servem como reforço estudantil e podem ser acessadas pelo celular.

Certificação válida em território nacional

No encerramento do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão do Ensino Médio com publicação no GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar), um órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Além disso, o documento também tem validade em todo território nacional. Porém, para conquistá-lo, é necessário ser aprovado em todas as disciplinas. Caso não passe de primeira, ainda é possível realizar uma recuperação para alcançar a média e ser aprovado na disciplina.

Inscrições

O curso é voltado para pessoas a partir de 18 anos e as inscrições podem ser feitas diariamente na sede da Aecomp, na Rua Júlio Prestes 4-41, Centro. Para isso, a seguinte documentação é necessária:

– Foto;
– RG e CPF;
– Certidão de nascimento;
– Comprovante de residência;
– Histórico de Ensino Fundamental original ou cópia autenticada;
– Histórico de Ensino Médio original ou cópia autenticada;
– Certificado de dispensa de disciplinas;
– Teste de diagnóstico (alunos com o Fundamental incompleto).

Após a apresentação da documentação já é possível iniciar as aulas imediatamente. O proprietário da escola ainda frisa que as declarações também podem ser enviadas pelo WhatsApp.

Enquanto isso, o atendimento presencial é feito um a um, seguindo todas as regras sanitárias que esse momento demanda.

Expandindo a sede

Devido à expansão de sua atuação, a empresa está em uma sede nova! Diogo explica que no novo espaço todas as salas são personalizadas de acordo com os cursos ministrados.

“Cada curso tem equipamentos, ferramentas, instrumentos para que os alunos aprendam na prática. Então, por exemplo, cursos de motos, tem motos de verdade; cursos da área da saúde, tem instrumentos e equipamentos de primeiros socorros, etc”, acrescenta.

 

Ainda, a Aecomp é um polo de educação autorizado pelo Estado de São Paulo na cidade de Bauru e na cidade de Amparo. Além disso, possui vínculo com uma instituição no Rio Grande do Sul, a TopCursos, especializada em cursos na área da educação.

“Somos um polo autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, número 96/2020, com a matriz em Porto Alegre (RS), da Top Cursos Brasil. Eles têm diversos polos e nós somos responsáveis por todos os que abrirão no estado de São Paulo”, finaliza Diogo.

publieditorial

Serviço
Aecomp
Local: Rua Júlio Prestes 4-41 – Centro
Telefone: (14) 3012-1722/ (14) 99689-7636 (WhatsApp)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e de sábado, das 8h às 17h
Facebook: www.facebook.com/escolaaecompbauru
Instagram: @aecompbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…