O Canal Brasil está no ar há 21 anos tendo como premissa divulgar a cultura brasileira. Além disso, o cinema ocupa cerca de 80% da grade de programação com uma exibição plural e composta por muitos discursos e sotaques. Sendo assim, eles não poderiam deixar de dar voz e celebrar o mês junho.

Também conhecido como mês do Orgulho LGBTI+, por conta do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ celebrado em 28 de junho, o Canal Brasil exibe conteúdo relativo à data ao longo do mês.

Quem abre as comemorações na emissora é o documentário bauruense “Como Somos”, de Rafael Botta. O filme será exibido nesta segunda-feira (1), às 18h50. Segundo o diretor, transmitir o filme pelo Canal Brasil estava nos planos desde que o documentário ficou pronto.

“Foi uma conversa iniciada desde que o filme ficou pronto, em 2018. Eu até achei que não ia desenrolar, devido ao momento político atual, etc. Mas soube nessa semana que deu tudo certo e que nosso filme é um dos dois documentários inéditos que estreiam no Canal”, explica Rafael.

O Social Bauru acompanhou a trajetória de Como Somos, para saber mais leia também:
+ Bauruenses gravam documentário sobre a luta LGBT em Bauru
+ Nany People será a narradora do documentário bauruense LGBT “Como Somos”

Cena do documentário

Sinopse de Como Somos

Com alto teor político, o documentário propõe uma reflexão sobre diversos assuntos, como identidade de gênero, transexualidade, saúde, religião e psicologia. Na produção, o cineasta retrata o cotidiano de gays, lésbicas, trans e travestis de Bauru a partir da década de 1980, o surgimento das primeiras boates que se tornaram ponto de encontro desse grupo e a escalada de violência e homofobia.

Ao narrar essa linha do tempo, o documentário traça uma cronologia de relevantes conquistas da população LGBTQIA+. O roteiro perpassa campanhas de conscientização contra a AIDS, a importância do registro de nome social para homens e mulheres trans, a inclusão no âmbito educacional, de discussões relacionadas a gênero e o início da Parada da Diversidade no município.

Serviço
Documentário Como Somos
Exibição: Canal Brasil
Data: 01 de junho, às 18h50

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…