A partir de hoje, quarta-feira (3), o palco virtual do InterFACE começa a receber apresentações de artistas nacionais e internacionais.

As 26 atrações, que acontecerão até o dia 14 de março, serão transmitidas pelo canal do festival no Youtube de forma gratuita.

Festival on-line

O InterFACE, edição especial on-line do Festival de Artes Cênicas de Bauru, busca fomentar o setor artístico e amenizar as consequências ocasionadas pela pandemia.

O festival é uma mostra cênica não competitiva de espetáculos, performances, workshops e bate-papos, que foca nas pesquisas cênicas contemporâneas.

Com o tema “Cenários Possíveis: Reflexões sobre o papel do artista pós-pandemia”, o evento reúne diferentes atrações que dialogam com a contemporaneidade e refletem sobre o fazer artístico em meio à crise.

Realizado pelo Grupo Protótipo Tópico e pela Sociedade Amigos da Cultura (SAC), o festival foi contemplado pelo edital ProAC Expresso Lab, da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura.

Programação diversa

Serão exibidos seis espetáculos da região de Bauru e quatro espetáculos estaduais, das cidades de São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto.

Já na categoria nacional, serão dez espetáculos representados por grupos de oito estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rondônia.

Por fim, na categoria internacional, serão duas atrações, do Paraguai e da Romênia.

O evento também conta com uma mostra audiovisual e três conferências entre a classe artística. Ainda, sempre após as apresentações dos espetáculos, há um bate-papo com os artistas, mediado pelo grupo Protótipo Tópico, realizador do festival.

A programação completa com todas as atrações pode ser acessada neste link. Além disso, o público poderá receber avisos sobre as apresentações em seus celulares ao entrar em contato com o número (14) 99748-6972.

Primeira atração – Cabaret do Fim do Mundo

O InterFACE dará largada com uma edição especial do evento cênico Cabaret Scène Sonore, que será transmitido ao vivo hoje, às 20h, no Youtube.

Com a temática Fim do Mundo, o espetáculo será realizado pelo Grupo Protótipo Tópico ao lado de artistas convidados. O Cabaret une cenas curtas de diversos segmentos artísticos como, teatro tradicional, performance, música, arte circense, entre outras.

A atração contará com o comando do mestre de cerimônia Fábio Valério, um dos diretores do festival. Ele será o responsável por apresentar os artistas que se revezarão no palco.


Foto: Denis Augusto

Atrações que fogem dos moldes convencionais

Das 26 atrações que podem ser conferidas na programação completa, o festival traz destaque para três, que criadas ao longo da quarentena, trazem propostas que fogem dos moldes convencionais e se adaptam às novas linguagens.

Confira as atrações destacadas:

  • “Dona Mariquinha Viu e Me Contou. Experiência Espacial Poética” – (04/03 – 21h)

Realização: Companhia Marília Carneiro (Campinas)
Sinopse: O público poderá conferir essa experiência artística que une dança, memórias, sonhos e tecnologia, a partir da subjetividade aflorada pela quarentena. Trata-se do teatro concebido para o ambiente virtual.
Onde: A transmissão será pela plataforma Zoom.
Vagas: As vagas são limitadas e os ingressos deverão ser retirados até as 18h, do dia 04/03, no site do festival: facebauru.art.br.

InterFACE
Foto: Divulgação
  • Corpo Máquina – (07/03 – 21h)

Realização: Grupo Robo. Art (São José do Rio Preto)
Sinopse: Espetáculo performático intermídia que propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético e sua inevitável fusão, proporcionada pela busca da transcendência das limitações do ser humano. Ele aborda o questionamento de até onde o corpo é humano e em que momento se torna máquina.
Onde: Youtube

InterFACE
Foto: Milena Aurea
  • Não há nada aqui – (10/03 – 19h)

Realização: Loretta Pelosi
Sinopse: O espetáculo traz o território do não-lugar, o retrato de um mergulho pelo espaço dos sonhos, movediço e nômade. A apresentação é uma homenagem ao arquivo emocional de memórias e sentidos vividos ou inventados, firmando uma relação que se fortalece para além das fronteiras físicas. Um agora que já foi sem nunca existir.
Onde: Youtube

InterFACE
Foto: Divulgação

Serviço
InterFACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru – Edição Online
Data: De 03 a 14 de março de 2021
Telefone: (14) 99748-6972
Canal Youtube: www.youtube.com/channel
Site: www.facebauru.art.br/
Instagram: @facebauru 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Anne Hernandes
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

No Dia da Biblioteca, saiba a importância dos acervos de Bauru

O que nos vem à mente quando pensamos em uma biblioteca? Um espaço cheio de livros. Para a…