Uma interpretação alternativa à Via Sacra clássica da Bíblia, essa foi a proposta do artista bauruense Walther Mortari. Nas telas, o pintor transporta, reinterpreta e apresenta sua visão com enfoque contemporâneo, incluindo igrejas bauruenses.

As obras, que retratam o caminho percorrido por Jesus de Nazaré, desde a condenação até a crucificação, estavam na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida em Bauru desde 1982.

Doadas para a Pinacoteca da cidade no ano passado, os quadros têm passado por processos de restauração. Assim, o objetivo é que todas as telas sejam restauradas até 2022, para integrarem uma exposição em homenagem ao artista.

Por enquanto, os bauruenses podem conferir a exposição “Via Sacra”, de Walther Mortari por meio da mostra virtual, que será lançada nesta quinta-feira (1), às 10h,  por meio de um vídeo que ficará disponível no canal no Youtube da Secretaria de Cultura.

A exposição virtual é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Pinacoteca Municipal de Bauru e Casa Ponce Paz.

Walther Mortari

O pintor Walther Mortari nasceu em Bauru, onde trabalhou como bancário e se dedicou às artes plásticas e à literatura. Na década de 60, o artista lecionou na Escola Bauruense de Belas Artes e frequentou cursos de arte.

Caracterizado pelo estilo impressionista, Walther retratou a cidade e os costumes de Bauru. O artista participou de exposições, recebeu prêmios e, hoje, suas obras integram acervos museológicos em várias cidades do país e coleções particulares.

Além de artista plástico, Walther também era escritor e membro da Academia Bauruense de Letras. O bauruense faleceu no dia 09 de dezembro de 2014, aos 91 anos, vítima de câncer no pulmão.

Serviço
Pinacoteca apresenta a “Via Sacra”, de Walther Mortari
Data: a partir de quinta-feira, 1° de abril, às 10h
Acompanhe a mostra virtual: youtu.be/b1aSY6nlh24
Outras informações: (014) 3232-1552

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …