Você sabia que bacalhau não é um peixe? Pois é! Na verdade, bacalhau é o processo de preparo de um peixe específico, chamado Gadus morhua. Quem esclarece melhor a questão é o chef do bistrô português Vila Graziella, Carlos Alberto Martins Pereira.

“O Gadus morhua é o único peixe que se faz bacalhau. Além de comprar o verdadeiro, é necessário escolher uma posta com boa cura e dessalgar corretamente”, explica. Estas são três características encontradas nas 12 receitas de bacalhau do bistrô, preparadas com todo o cuidado pelo chef, que chega a levar até 50 horas para dessalgar o peixe.

Carlos Alberto Martins Pereira, chef do bistrô português Vila Graziella

Sendo assim, o Vila Graziella se prepara para a data mais importante do restaurante, a Páscoa. Símbolo da sexta-feira santa, o bacalhau já se tornou receita tradicional, por isso, o bistrô conta com algumas opções para a data.

Bacalhau: saindo do forno ou congelado

Devido à quantidade de pedidos nesta época do ano, o bistrô prepara um cardápio especial para o fim de semana pascal, dias 2, 3 e 4 de abril. Para o bacalhau, estão disponíveis as três receitas mais pedidas: bacalhoada, bacalhau à portuguesa e bacalhau lagareiro à moda da vila, além do bolinho de bacalhau. Para quem não come o peixe, a opção é bife de ancho à portuguesa.

O Vila Graziella já abriu as encomendas para a Páscoa, que poderão ser retiradas no bistrô ou entregues em casa. “Começamos as reservas antecipadas, porque temos que nos preparar por conta do tempo de preparação do bacalhau”, afirma Carlos.

Outra opção, que não é restrita à Páscoa e é também uma novidade, é a linha de congelados, todos preparados pelo chef. Por enquanto, as opções são: lombos de bacalhau, lascas de bacalhau, bolinhas de bacalhau e camarão de 300g.

“Os lombos, como são postas grandes, deixamos para comer sozinhos. Estão prontos, é só descongelar, colocar azeite e levar ao forno. As lascas são para pratos que não precisam da posta. Já as bolinhas de bacalhau, fiz um formato que o cliente pudesse descongelar em cinco minutos, fritar e já servir, então vem com a ideia de ser um formato rápido”, indica o chefe sobre os congelados.

Bolinhas de bacalhau, opção vendida congelada para fazer em casa

Mudanças em 15 anos de bistrô

Primeiro o delivery, realizado de carro para que os clientes recebam o prato bem preparado da melhor forma possível. Agora a linha de congelados. Tudo faz parte de uma readequação durante a pandemia que demonstra, além do carinho do chef com o negócio, uma preocupação.

Entregamos com o carro para a comida chegar mais preservada possível e não esfriar”, diz o chef sobre o delivery

“Tivemos que nos reinventar para poder manter a casa aberta sem demitir funcionários. Essa é a nossa ideia, sobreviver sem demitir funcionários”, revela o chef.

Além de continuar atendendo os bauruenses, por ora, o bistrô vai passar por uma reforma. A ideia vem com a proposta de trazer mais espaço, não para ampliar, mas sim para trazer mais distanciamento e conforto.

Esta será a segunda e maior reforma do bistrô nestes 15 anos de funcionamento. Além de aumentar o espaço de entrada com um empório, a lateral do restaurante será coberta e o deck na parte da frente voltará como forma de agradar os antigos frequentadores do Vila Graziella.

“Aqui é muito pequenininho, muito aconchegante, mas precisamos melhorar sem perder a essência do bistrô de ser mais intimista. O deck já tinha no início e o pessoal gostava muito, isso vai voltar, porque o que era bom temos que trazer de volta”, finaliza o chef Carlos.

Serviço
Bistrô Vila Graziella
Local: Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 19-90
Encomendas pelo WhatsApp Business: (14) 3234-3115
Facebook: /bistro.vilagraziella
Instagram: @bistrovilagraziella

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …