A Sociedade Amigos da Cultura (SAC) promove duas oficinas gratuitas e online no mês de abril.

Nos dias 14, 15 e 16 será realizada a oficina “Cenografia Digital – Video Mapping e Recursos Audiovisuais”. Já nos dias 20 e 21 será a vez de “Gestão de Carreira – Organização e Agenciamento para Bandas”.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário no link forms.gle/inscrições, com vagas limitadas. Confira abaixo as informações sobre cada uma das oficinas.

Cenografia Digital – Video Mapping e Recursos Audiovisuais

Foto ilustrativa de video mapping (Crédito: reprodução/ Two Lights)

Video mapping – ou projeção mapeada – consiste em um ferramental de hardware e software utilizado para projetar imagens sobre estruturas irregulares e/ou tridimensionais. Por meio da manipulação ao vivo de vídeos e efeitos, o video mapping permite o encaixe do conteúdo audiovisual a telas específicas, tais como: edifícios, cenários, objetos cênicos, corpo de um performer.

Portanto, a oficina explora o conceito de Cenografia Digital sob pontos de vista teórico e prático, com aplicação das tecnologias audiovisuais às artes do palco. Assim, combina análise de exemplos com exercícios nos softwares Resolume Arena 7 e Touchdesigner.

O objetivo é relacionar conceitos e técnicas, oferecendo aos participantes um panorama de referências e ferramentas para explorar o universo da cenografia digital na cena contemporânea.

Com três encontros virtuais, nos dias 14, 15 e 16 de abril, às 20h, a oficina ocorre sob a coordenação de Ivan Soares, professor convidado da São Paulo Escola de Teatro e criador de video mapping para diversos espetáculos teatrais. Além de ter atuado como diretor de vídeo do Teat(r)o Oficina, a mais longeva companhia teatral do Brasil.

Ivan Soares (Foto: divulgação)

Gestão de Carreira – Organização e Agenciamento para Bandas

A proposta da oficina é fortalecer o segmento cultural da música e colaborar com a profissionalização das bandas no mercado. Sendo assim, é possível aliviar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.

Dessa forma, a oficina trata de diversos aspectos pertinentes a cada subárea de atuação de bandas. Os assuntos vão desde os recursos para viabilização do trabalho artístico, passando pelo agenciamento, até a realização do show. Além de apresentar como cada profissional pode compreender sua estratégia de ação a partir do seu lugar no mercado.

Fernanda Martucci (Foto: divulgação)

As aulas ocorrem nos dias 20 e 21 de abril, às 18h30, e serão ministradas por Eddu Porto e Fernanda Martucci, da Let’s GIG – Booking & Music Services, uma agência com experiência nacional e internacional.

Eddu Porto (Foto: divulgação)

Sobre a Sociedade Amigos da Cultura

A Sociedade Amigos da Cultura – SAC é uma entidade cultural sem fins lucrativos com 25 anos de atuação na cidade de Bauru. Os cursos de Cenografia Digital e Gestão de Carreira são uma realização da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC Expresso LAB nº 58/2020.

A SAC é uma das realizadoras do Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE), junto ao Grupo Protótipo Tópico. Em 2020, a entidade promoveu dois programas de apoio ao setor cultural bauruense, a Mostra Virtual de Artes Cênicas – I MOVA e o Programa de Apoio a Espaços Culturais Independentes.

Além disso, a SAC realiza atividades formativas em literatura e apoia ações ligadas à dança. Siga as redes sociais (Facebook e Instagram @sacbauru) para acompanhar as próximas atividades.

Serviço

CENOGRAFIA DIGITAL – VIDEO MAPPING E RECURSOS AUDIOVISUAIS
14, 15 e 16/04 | das 20h às 22h
Carga horária: 6 horas
Inscrições até 13/04 ou até esgotarem as vagas (15 vagas)
GESTÃO DE CARREIRA – ORGANIZAÇÃO E AGENCIAMENTO PARA BANDAS
20 e 21/04 | das 18h30 às 21h30
Carga horária: 6 horas
Inscrições até 19/04 ou até esgotarem as vagas (40 vagas)

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru traz visibilidade a ações de combate ao racismo

Criado em 2003, o Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru é uma ação promovida pel…