Final de ano chegou, período de vendas aquecidas no comércio e, também, no setor de turismo com a galera se reunindo e cotando viagens para fazer com a família e amigos. Mas e aí, o seu atendimento está preparado?

Resolvi escrever sobre este tema, baseado nas minhas últimas experiências tentando realizar a cotação de uma viagem que pretendo fazer em breve. A maioria dos lugares que conversei estão extremamente despreparados para responder o cliente via rede social (Instagram, Facebook, WhatsApp etc), alguns também não respondem nunca mais.

Mas para isto existe solução, com dicas práticas e que podem ser aplicadas imediatamente no seu negócio. Veja só:

1- A primeira coisa que você precisa levar em consideração é que se possui um WhatsApp para realizar pedidos e cotação, é necessário que um ou mais funcionários sejam devidamente qualificados para realizar este atendimento por lá. Este atendimento funciona como se fosse presencial e a pessoa precisa da mesma atenção.

2- Tenha clareza em todas as informações que serão passadas e tome muito cuidado com textos prontos, evitando copiar coisas indevidas de um cliente para outro.

3- Crie rotinas para este atendimento, por exemplo: de uma a duas horas por dia para verificar as demandas, responder todos, etc.

4- Tome cuidado com erros gramaticais básicos, como acentuação e pontuação. Além de algumas palavras saírem com duplo sentido, podem ser difíceis de entender.

5- Listas de transmissão de vendas são excelentes, porém saiba dosar a quantidade de mensagens e se elas estão indo para seu consumidor.

6- Se ficar muito complicado lidar com todos os canais de atendimento, crie modelos prontos para cada situação, o que vai facilitar na hora de atender o seu cliente.

Espero ter ajudado e desejo que você tenha ótimas vendas e reservas neste final de ano!
Beijos e até a próxima.

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …