Final de ano chegou, período de vendas aquecidas no comércio e, também, no setor de turismo com a galera se reunindo e cotando viagens para fazer com a família e amigos. Mas e aí, o seu atendimento está preparado?
Resolvi escrever sobre este tema, baseado nas minhas últimas experiências tentando realizar a cotação de uma viagem que pretendo fazer em breve. A maioria dos lugares que conversei estão extremamente despreparados para responder o cliente via rede social (Instagram, Facebook, WhatsApp etc), alguns também não respondem nunca mais.
Mas para isto existe solução, com dicas práticas e que podem ser aplicadas imediatamente no seu negócio. Veja só:
1- A primeira coisa que você precisa levar em consideração é que se possui um WhatsApp para realizar pedidos e cotação, é necessário que um ou mais funcionários sejam devidamente qualificados para realizar este atendimento por lá. Este atendimento funciona como se fosse presencial e a pessoa precisa da mesma atenção.
2- Tenha clareza em todas as informações que serão passadas e tome muito cuidado com textos prontos, evitando copiar coisas indevidas de um cliente para outro.
3- Crie rotinas para este atendimento, por exemplo: de uma a duas horas por dia para verificar as demandas, responder todos, etc.
4- Tome cuidado com erros gramaticais básicos, como acentuação e pontuação. Além de algumas palavras saírem com duplo sentido, podem ser difíceis de entender.
5- Listas de transmissão de vendas são excelentes, porém saiba dosar a quantidade de mensagens e se elas estão indo para seu consumidor.
6- Se ficar muito complicado lidar com todos os canais de atendimento, crie modelos prontos para cada situação, o que vai facilitar na hora de atender o seu cliente.
Espero ter ajudado e desejo que você tenha ótimas vendas e reservas neste final de ano!
Beijos e até a próxima.