Jean-Michel Basquiat foi um artista nascido no Brooklyn, bairro de Nova Iorque, em 1960. Autodidata, suas artes têm traços fortes e marcantes que transmitem mensagens de rebeldia e fuga do habitual.

Não à toa, são as obras de Basquiat que decoram o ambiente da Soho Pizza Co em Bauru. Os sócios Pedro Carvalho e Bruno Bigueti, inspirados nas pizzarias nova iorquinas, idealizaram um conceito que vivenciaram a partir de suas viagens para os Estados Unidos. A ideia que eles tiveram da pizzaria é de ser diferente do padrão que eles costumam encontrar por aqui.

“A ideia é essa: você pega a pizza, coloca em um pratinho de papel e sai por aí comendo. Pode comer no balcão, pode comer na rua, é despretensioso, prático e acessível, explica Pedro.

Estilos de pizza

A Soho Pizza Co inaugurou há dois meses e os bauruenses podem, então, pedir apenas um pedaço da pizza NY Style e comer por ali mesmo, aproveitando o ambiente de uma das regiões centrais da cidade.

A pizza NY Style também pode ser vendida inteira. No entanto, Pedro conta que ela é gigante, é 35% maior que uma pizza convencional e serve de três a quatro pessoas.

Por conta disso, os sócios decidiram trazer outro conceito de pizza: a neopolitana. Chamada de Neopolitan, esta é uma pizza individual de quatro pedaços. “Às vezes a pessoa quer pedir sozinha em casa, mas não quer uma pizza inteira. A slice nós não fazemos para delivery porque ela perde a qualidade no transporte, então a neopolitana permite isso”, comenta Pedro.

Também é possível pedir a Neopolitan para comer no local ou retirar no balcão.

Sabores e combinações de pizza

Segundo Pedro, os estilos das pizzas são bem diferentes quando o assunto é a combinação dos ingredientes. “As NY Style tem uma pegada bem americana mesmo, com ingredientes como pepperoni, pimentão, cogumelo, vários tipos de queijo e almôndegas”, explica.

A pizza de milho assado com tempero Tajín, por exemplo, tem inspiração mexicana. Pedro desenvolveu a combinação a partir de sua experiência com a culinária do país. “Existe uma comida de rua chamada elote asado, que é o milho feito na brasa, coberto com molhos, queijo e chilli seco. Quando eu fui para Nova Iorque, comi uma pizza inspirada nesse milho, me apaixonei e resolvi trazer para cá”, lembra.

Entre as Neopolitans, a que se destaca é a Cacio e Pepe, que leva molho bechamel, queijo caccio cavalo, fonduta de parmesão e pimenta do reino moída na hora.

Ingredientes selecionados a dedo

Formado em gastronomia, Pedro desenvolveu o cardápio da pizzaria a partir de uma consultoria que teve com Rodrigo Schmidt, um dos grandes nomes da pizza em São Paulo.

Ele aprendeu a manusear a massa e deixá-la com a leveza e textura ideais. Todas as pizzas da Soho utilizam farinha italiana e passam por uma fermentação longa de 48 horas.

Outro detalhe é que muitos ingredientes utilizados nas pizzas da Soho vêm de pequenos produtores de São Paulo. “O Roni é um fornecedor de laticínios do mercadão de São Paulo e existe desde 1889. Ele faz uma manteiga excelente, muçarela, provolone e ricota que não têm comparação”, conta Pedro.

Os embutidos utilizados na pizzaria também vêm de produtores independentes. “A Pirineus é uma charcutaria de espanhóis e fazem vários tipos de linguiças e salsichas”, completa.

Sobremesas da casa

Na Soho, os clientes também têm as opções de sobremesas. O cardápio conta com cannolis e brownies.

O brownie passa por um processo de 100 horas, do começo ao fim – cinco dias de preparo. “Esse tempo todo serve para desenvolver e maturar os sabores. Na receita vai café, manteiga tostada, e a ideia é que quando você come, é como se você estivesse comendo uma barrinha de chocolate”, explica Pedro.

Já o cannoli tem os sabores doce de leite com flor de sal ou creme de Nutella com pistache.

Chopp exclusivo

Acompanhando as comidas salgadas e doces, a Soho Pizza Co também oferece um chopp próprio. A receita foi desenvolvida em conjunto com um amigo dos sócios, que é mestre cervejeiro, e leva lúpulo japonês na composição.

Novidades em breve

Logo na proposta da empresa, Pedro e Bruno já deixaram claro que não gostam dos processos convencionais. Por isso, eles estão colocando em prática alguns planos para variar ainda mais nas inovações.

O primeiro é a chegada das pizzas do mês. “Todos os meses, nós teremos pizzas diferentes no cardápio”, conta Pedro. A primeira delas é a pizza de Pastrami, carne feita do peito bovino.

Outra ideia que está nos planos dos sócios são outros tipos de comida feitos em massa de pizza, como sanduíches e cachorros-quentes.

Serviço
Soho Pizza Co
Endereço: Rua Vereador Joaquim da Silva Martha, 14-58
Horário de atendimento: De quarta a segunda, das 18h às 23h
Instagram: @sohopizzaco
Facebook: /sohopizzaco

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bença de Rua ocorre neste domingo (05) com 9 restaurantes locais, capoeira, música, artistas e artesãos

Neste domingo (05) ocorre a terceira edição do Bença de Rua, evento gastronômico e cultura…