Com o avanço da vacinação infantil contra a covid-19, que bate recorde de aplicações no estado de São Paulo, o clima de segurança para a retomada de eventos presenciais com as crianças aumenta. Depois de uma temporada de apresentações em formato virtual, o teatro de bonecos da Cia Camarim, produtora artística que atua em Bauru e região desde 2004, retorna aos palcos dos auditórios da cidade.

E o reencontro com a plateia já tem datas marcadas:

  • 08/02 – Projeto Girassol, que atende cerca de 200 crianças e adolescentes, em parceria com a Secretaria do Bem-estar Social;
  • 15/02 – Projeto Crianças em Ação, do CEAC Núcleo Jardim Ferraz;
  • 17/02 – APAE de Pederneiras.

As apresentações será uma contação de estórias do espetáculo “Os causos do Zé Barbado”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O protagonista da peça Bruno Wan-Dick, também líder da Cia Camarim, contará suas aventuras como pescador em sessões de cerca de 10 minutos cada, organizadas no período da manhã e da tarde, seguindo os protocolos de segurança da Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Após as apresentações, divididas em salas de aula para evitar aglomeração, o ator que interpreta o Zé Barbado também vai participar de um bate-papo com as crianças, para abordar as temáticas propostas pelo espetáculo.

No enredo, Zé Barbado tem o rosto queimado após montar por engano a mula sem cabeça. Entristecido pela discriminação dos moradores da vila, ele decide se refugiar nas matas, onde passa a conviver com seres lendários do folclore brasileiro. Na companhia de personalidades tão singulares como a do saci, boitatá, cuca e iara, o pescador descobre os talentos da diversidade e supera o preconceito compartilhando estórias bem-humoradas nas vilas que encontra pelo caminho.

Disponível gratuitamente online

A peça foi adaptada como teatro filmado e também se encontra disponível no canal do Youtube da Cia Camarim. Com a retomada das apresentações junto às crianças, a expectativa é a melhor possível, conforme comenta Wan-Dick: “o mais difícil desse período de pandemia foi lidar com a ausência da plateia. Nosso espetáculo tem um forte diálogo entre o contador de estórias e o público, e com o avanço da vacinação a gente espera poder vivenciar a experiência do riso e do aprendizado de forma cada vez mais frequente”.

“Os causos do Zé Barbado” pode ser acessado de forma gratuita nas plataformas digitais por um período inicial de três meses. Uma coleção de livros com os relatos do pescador e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo.

Ficha Técnica

Espetáculo: Os causos do Zé Barbado
Tema: Diversidade, preconceito e bullying
Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos
Conteúdo: Folclore brasileiro
Classificação: Livre
Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos
Texto e direção: Bruno Wan-Dick
Produção: Cia. Camarim
ProAC ICMS
Realização: Governo do Estado de São Paulo
Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil
Youtube Cia. Camarim: www.youtube.com/ciacamarim
Facebook Cia. Camarim: /ciacamarim
Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …