Uma pesquisa do Instituto Kantar indica que mais de 90% dos brasileiros priorizam o cuidado com a saúde. Ou seja, a longevidade, disposição, emagrecimento ou ganho de massa muscular são desejos de muitas pessoas. 

Para isso, elas buscam especialistas como nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para alcançar esses objetivos.

Outra área que pode ajudar nessas metas, embora ainda pouco difundida, é a medicina esportiva. Usada por atletas, a área também contribui com “amadores”, pois aplica métodos para maximizar o rendimento de atividades saudáveis, como exercícios físicos e reeducação alimentar.

Especialista em medicina esportiva

Nesse sentido, é uma área direcionada ao corpo inteiro que usa o conhecimento médico para “potencializar a saúde”, como pontua o Dr. Thiago Viana, que atua em medicina esportiva, emagrecimento, nutrologia, longevidade e terapia hormonal.

“A medicina esportiva é um estilo de vida, não um tratamento”, diz o doutor, explicando como o ramo trabalha para manter e melhorar a saúde, evitar doenças e otimizar o funcionamento do corpo. “Eu trabalho para possibilitar uma vida saudável, isto é, cuidando da saúde para não ter que tratar a doença”.

Especialista em medicina esportiva

Portanto, nesse processo, o trabalho da medicina esportiva visa o bem-estar do paciente, pois as mudanças também podem gerar mais ânimo e dão mais energia para o dia a dia. É um ramo médico “focado mais no cuidar do que no curar”, como resume Dr. Thiago.

O trabalho da medicina esportiva

Algumas atividades do médico esportivo como o Dr. Thiago são o atendimento clínico, solicitar e analisar exames, diagnósticos, indicação de remédios, suplementos e vitaminas, e terapia de reposição hormonal.

Especialista em medicina esportiva

Cada medida depende do objetivo do paciente. Para perda de peso, por exemplo, os medicamentos aceleram os processos corporais da reeducação alimentar. Já para hipertrofia, o médico avalia uso de suplementos, creatina, Whey, vitaminas e, caso for recomendado, hormônios.

“Ou seja, a medicina esportiva é uma área bem diversificada. Os médicos têm um arsenal terapêutico muito variável, por isso é preciso ver o que é melhor e quais são as necessidades para aquele paciente”, explica o doutor.

Acompanhando as medicações, é trabalho do médico também saber quando não indicar os remédios e controlar os efeitos colaterais. “Se tiver náuseas, vômitos ou sentir dores, nós temos técnicas para minimizar esses sintomas”.

Novo consultório

Com uma abordagem de promover saúde, o atendimento aprofunda a relação com o paciente. São nas consultas que o médico atua também com os papéis de motivador e conselheiro, incentivando hábitos para uma vida saudável.

Por isso, o Dr. Thiago inaugurou no início do ano um consultório de medicina esportiva no edifício Prime Square, na Av. Getúlio Vargas. O espaço foi montado para acolher o paciente, já que as consultas podem durar até 1h30. 

No primeiro encontro, por exemplo, o médico pergunta tudo sobre o cotidiano, explica como a medicina ajuda nesse processo, analisa exames feitos antes desse primeiro contato e realiza testes como a bioimpedância e a antropometria. 

“Eu quero entender os objetivos, como está o seu ânimo no dia a dia, se está feliz, qual é o treino e o que come, além de detalhes de saúde, como o histórico médico. Depois, eu explico detalhadamente a função de cada atividade, exame e remédio, e tiro todas as dúvidas”, descreve Dr. Thiago.

Nesse sentido, é uma relação que vai além do consultório. “A partir de agora, eu também sou seu médico” é a frase de despedida após a primeira consulta. Isso significa que o paciente entra em um processo que envolve consultas futuras e contato direto com o Doutor. “Já recebi mensagens até no Natal, de um paciente que estava em dúvida se podia comer um doce”, comenta. 

Ademais, Thiago atende também por telemedicina, abrangendo pacientes de outras cidades, como Curitiba, Balneário Camboriú e São Paulo, e outros países, como Portugal e Reino Unido. “É muito legal essa ferramenta, porque eu consigo atender o mundo inteiro”, enfatiza Dr. Thiago.

Dr. Thiago Viana

Nascido em Itararé, Thiago veio para Bauru aos quatro anos. Aos 18 anos, foi cursar Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital, e depois fez três anos de residência em ortopedia.

Retornou a Bauru há 7 anos, e há um ano atua na área, na qual faz especializações em Medicina Esportiva, Nutrologia e Bodybuilding Coach, além de fazer cursos de emagrecimento, implantes hormonais, injetáveis e hipertrofia.

Especialista em medicina esportiva

Foi uma mudança de “8 para 8000”, como ele enfatiza. “A ortopedia é direta. Chegou com o dedo machucado, você avalia, faz o raio-x, trata e resolve o problema do paciente. Agora, estou em uma área voltada para potencializar a saúde. Uma consulta de Ortopedia, mais rápida, virou uma consulta de 1h30”, conclui, mostrando estar feliz com a decisão. 

Isso porque, segundo o médico, o atendimento na medicina esportiva cria uma relação de confiança e de amizade. “É ótimo receber mensagens de agradecimento dos pacientes. Esse sentimento de gratidão, de ouvir a pessoa falando das mudanças na vida, não tem preço. É algo que gera uma satisfação imensa”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Dr. Thiago Viana
Médico – CRM/SP 144585
Endereço: Av Getúlio Vargas, 22-25. Edifício Prime Square – salas 503/504
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 19h
Contato: (14) 99822-0707
Instagram: @drthiagoviana
Facebook: /drthiagoviana

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…