Segurança é coisa séria e deve vir sempre em primeiro lugar, isso é um fato. A Lei Federal 13.425/17, por exemplo, apresenta as medidas de segurança e prevenção a incêndios em empresas – mas esse é apenas um segmento dentro do campo, que é bem vasto.

(Foto: divulgação/Vilasmont Filmes)

Por conta disso, a instalação de dispositivos que proporcionam a segurança de pessoas e edificações deve ser acompanhada de perto e feita de forma rigorosa. No entanto, pode ser que surjam dúvidas no processo, mesmo entre os profissionais da área.

Websérie “Ih, deu ruim!”

Pensando nessas dificuldades, a equipe da Ilumac (indústria de dispositivos de prevenção de incêndio) teve a ideia de criar uma websérie chamada “Ih, deu ruim!” falando sobre os cinco maiores erros que acontecem na hora de instalar um sistema de alarme de incêndio.

(Foto: divulgação/Vilasmont Filmes)

“Nós vimos que, na maioria das vezes, a demanda que vem para nós de assistência técnica é a falta de entendimento sobre a instalação do produto”, esclarece Giovana Feltrin, diretora criativa da Ilumac e idealizadora do projeto.

Cada erro será abordado em um episódio. O instalador e protagonista da série é interpretado por Jonatan Brito, colaborador da Ilumac. No roteiro, ele terá a ajuda do engenheiro Alex Lima, que trará soluções detalhadas para que os erros não voltem a acontecer.

(Foto: divulgação/Vilasmont Filmes)

Os vídeos foram gravados em dois dias e terão de três a cinco minutos de duração. O resultado da produção será publicado no Instagram e YouTube da empresa a partir do dia 11 de março, semanalmente, às sextas-feiras.

Público e produção

O público-alvo da série são os próprios instaladores. A equipe busca atingir profissionais do Brasil todo, já que a empresa tem um alcance nacional. “Nós vimos também que é um público que gosta de uma pegada mais comédia, mas sempre trazendo informação e capacitação”, completa a diretora.

Por isso, o próprio personagem do instalador tem um perfil mais descontraído. Nos teasers da websérie publicados nas redes sociais, Jonatan aparece convidando o público para assistir e se enrolando para falar o trava-línguas “casa suja, chão sujo”.

 

O conteúdo dos episódios foi construído a partir de análises feitas por Alex das maiores dificuldades de quem atua nas obras. Os vídeos ainda buscam trazer conexão com quem está assistindo, para que os profissionais se identifiquem com as situações e levem os ensinamentos para o dia a dia.

Além de Giovana, Alex e Jonatan, a produção da websérie também foi feita pela Vilasmont Filmes, com o apoio de Bruno Montoya, Luiz Biodo e Gabriel Florêncio.

Equipe da Ilumac e da Vilasmont Filmes durante as gravações da websérie (Foto: divulgação/Vilasmont Filmes)

O engenheiro conta que essa é a primeira vez que vê um projeto deste tipo em uma empresa do segmento. “Nós já fazíamos vídeos para o YouTube, mas com conteúdo denso, de informações mais técnicas. Esse já é um projeto mais fora da caixa, com um storytelling”, completa.

Para eles, a websérie é também uma forma de trazer um novo olhar sobre a forma de se comunicar da empresa e também a oportunidade para fazer uma movimentação no segmento, mostrando novas formas de criar conteúdo para os clientes.

Orgulho em fazer parte

Comunicação é um ponto forte de Jonatan. A diretora conta que ele foi um talento encontrado entre os colaboradores da empresa. “Ele tem essa pegada de ator mesmo, de teatro, foi uma descoberta. Todo mundo elogiou, o Bruno da produtora ficou chocado com a desenvoltura dele”, comenta ela.

Para o protagonista, a oportunidade é única. “Meu rosto está ao lado do logo da empresa, e essa representatividade é muito importante. Pode soar pequeno para alguns, mas pra mim significa muito. Não é toda empresa que tem essa visão”, comemora.

(Foto: divulgação/Vilasmont Filmes)

Dentro da empresa, ele ainda conta que recebeu bolsa de estudos e fez cursos relacionados à elétrica para se capacitar ainda mais e entender melhor sobre os produtos que fabrica e comercializa.

Jonatan completa dizendo que se sente bastante valorizado no trabalho. O fundador da Ilumac, André Luís Feltrin, também dá ênfase à importância das pessoas e das individualidades para a construção do negócio.

Sobre a Ilumac

A Ilumac atua na fabricação de produtos para o mercado de prevenção contra incêndio e iluminação de emergência há mais de 20 anos.

(Foto: divulgação/Wilian Olivato)

Inicialmente, a Ilumac trabalhava com peças e produtos eletrônicos para ônibus para a empresa ECCB. Em 1998, André assumiu a empresa em que trabalhava como colaborador e transformou o negócio fabricando produtos para iluminação de emergência e estabilizadores de energia.

Crescendo aos poucos, a Ilumac se inseriu no mercado de prevenção contra incêndios e hoje trabalha também com toda a parte de sistemas de detecção e alarme de incêndio.

(Foto: divulgação/Wilian Olivato)

“Nós olhamos para o cliente como um todo e verificamos a necessidade dele, fazendo a análise do projeto e o pós-venda, acompanhando o produto já instalado”, completa Giovana.

Todos os produtos são feitos pela própria empresa, o que faz com que eles possam auxiliar nos problemas de qualquer peça. “É o André quem desenvolve os produtos, somos uma fabricante 100% brasileira e esse é um grande orgulho pra nós. Conseguimos fazer manutenção de itens fabricados há mais de 15 anos, atendendo demandas específicas e sempre seguindo as normas técnicas”, acrescenta a bauruense.

(Foto: divulgação/Wilian Olivato)

Um dos planos da empresa para os próximos anos é levar a fábrica para outro espaço, em um complexo empresarial.

Serviço
Ilumac
Endereço: Rua Agostinho Fornetti, 6-50
Horário de atendimento: De segunda a quinta, das 7h30 às 17h30, sextas das 7h30 às 16h30
Contato: (14) 3213-1100
Instagram: @ilumacse
Facebook: /ILUMAC
YouTube: /ILUMACCANAL
Site: ilumac.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Convenção de empreendedorismo traz Felipe Titto, Isabela Matte e outros empresários a Bauru

No dia 18 de maio, Bauru vai concentrar empresários conhecidos nacionalmente no evento “Ex…