No último sábado (20), o artista Jota Crepaldi finalizou dois murais na zona industrial de Rio Claro, município a 180 km de Bauru. A ação fez parte do Fábrica de Graffiti, projeto de abrangência nacional que visa promover a arte urbana em espaços industriais.

Na sexta edição, o Fábrica de Graffiti reuniu 26 artistas do estado de São Paulo. Foram 14 dias de trabalho que resultaram em uma galeria a céu aberto com 1.500 metros de extensão e 350m² de empena, termo designado para laterais de edificações sem abertura.

Crepaldi foi um dos artistas selecionados para participar da ação. Na ocasião, produziu dois murais que trazem a “água” como ponto central, já que é o tema desta edição.

O primeiro tem mais de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura. Já o segundo possui 20 m de comprimento por 2,5 m. Para conseguir adquirir o efeito realista nas obras, Crepaldi utilizou mais de 150 latas de spray.

Imagem: arquivo pessoal

“Pensei em criar uma atmosfera onde unisse o ser humano, sempre em segundo plano, com a natureza rica de um rio brasileiro. Assim, pintei um rosto um pouco coberto pelas águas que fluem devagar através das vitórias régia, e por uma grande cauda de pirarucu. Algumas pessoas interpretaram como uma lenda: metade humano, metade peixe”, informa o grafiteiro.

Processo de criação de Jota Crepaldi

Se engana quem pensa que vida de artista é fácil. Crepaldi levou seis dias contínuos de trabalho para produzir os murais. Ficou das 7h às 19h exposto a químicos e ao sol rio-clarense de mais de 30°C.

Imagem: arquivo pessoal

“O sol que não deixa enxergar o mural direito. O calor é torturante, assim como a corrida contra o tempo, pois toda arte é aprovada com antecedência pela organização e patrocinadores, firmada em contrato e tudo. Então tudo tem que ser fiel ao projeto”, explica Crepaldi.

Entretanto, apesar das dificuldades, o artista diz sentir-se orgulhoso pelo feito: “A sensação ao terminar um trabalho dessa magnitude é de alívio, dever cumprido e muita alegria”.

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …