Você se lembra do trabalho que tinha quando comprava um celular novo e precisava transferir os arquivos? Ou então quando perdia o aparelho e também tudo o que estava guardado nele?

Em algum momento da sua vida, isso provavelmente deixou de ser um problema – quando tudo foi armazenado em nuvem, em serviços como Dropbox ou Google Drive. Agora você pode recuperar seus dados quando quiser, uma vez que eles não estão mais em um espaço físico, mas sim, online.

Para o celular de uma pessoa comum, isso já faz toda a diferença. Agora imagine para uma empresa, que tem anos e anos de dados acumulados em um servidor físico enorme. 

Se acontecer qualquer dano a essa estrutura, tudo se perde. Qual o tamanho do prejuízo que isso causaria?

Harpo Tecnologia

Nauan Fernandes, colaborador da Harpo (Foto: arquivo pessoal)

É esse o trabalho da empresa bauruense Harpo Tecnologia: fazer a migração das informações das empresas de bancos de dados convencionais para serviços de armazenamento em nuvem (cloud). 

Ao contar com um serviço especializado nisso, os empresários podem focar mais no negócio em si e parar de se preocupar com questões operacionais que envolvem tecnologia – o que economiza tempo e dinheiro.  

Atualmente, a Harpo atende mais de 200 clientes de todo o Brasil em diversos segmentos, como varejo, educação, pet, e até mesmo a área da saúde.

Guilherme destaca que este último é um case muito importante que sustenta o trabalho da instituição. “Em um hospital, cuidar dos dados do cliente é cuidar de vidas. Se algo der errado, você pode atrasar uma internação, atrasar uma medicação, e até pior. Por isso, são esses clientes críticos que norteiam o que nós fazemos aqui”, explica José Eduardo Teixeira, co-fundador da Harpo. 

Eduardo Teixeira, co-fundador da Harpo

É realmente seguro?

É muito comum que as empresas não se sintam totalmente seguras na hora de fazer essa mudança. 

“Em alguns casos, os projetos demoram seis, sete meses para fechar. Nossa missão é conversar com o empresário, apresentar a nossa metodologia e mostrar que pode ser tão fácil como é no celular”, explica Guilherme Campanholi, Diretor de Marketing e Sucesso do Cliente. 

Além disso, o armazenamento em nuvem é muito seguro, de acordo com José Eduardo Teixeira, sócio da empresa. “Os ambientes na nuvem não são compartilhados com outras empresas, existem políticas de backup, controle de acessos (firewall), projetos de redundância – onde os dados são duplicados em outra estrutura -, além do nosso monitoramento”, completa. 

A Harpo Total Care também é uma ferramenta criada pela empresa, onde a equipe monitora os servidores e suas disponibilidades. Se o servidor parar, ela é acionada e pode entrar em ação imediatamente para que os clientes não tenham prejuízo. 

Quem faz isso acontecer?

A Harpo tem uma equipe de quase 20 colaboradores divididos em funções como diretor técnico, diretor de projetos, administrador de banco de dados (DBA), analista de infraestrutura, além dos trainees e do marketing. 


Jefferson Fernando Lopes Matos, colaborador da Harpo (Foto: arquivo pessoal)

Como o mercado de tecnologia vive mudando, os profissionais buscam se atualizar constantemente para acompanhar as tendências. A equipe soma mais de dez certificações na área, inclusive com selos da Oracle e Microsoft, gigantes da tecnologia.

“O que nós fazemos aqui impacta na qualidade de vida das pessoas. Imagina conseguir fazer o mesmo trabalho que você demorava o dia todo em menos tempo?”, comenta José Eduardo. 

Grupo multidisciplinar

Além da Harpo – Tecnologia de Dados, também existe a Harpo Marketplace, voltada para a venda de ferramentas prontas para empresários e negócios. 

 

A equipe já está trabalhando para transformá-la na Flagee.cloud. “Nós queremos que fique mais fácil, com autoatendimento, vídeos explicativos e que o cliente encontre ali tudo o que ele precisa – mais espaço de armazenamento, backup, registro de site, entre outros serviços”, completa Guilherme. 

Sobre a Harpo Tecnologia de Dados

José Eduardo tem mais de 15 anos de experiência com tecnologia. Ele se formou na área e dava treinamentos e consultorias de banco de dados. Em 2018, ao lado de Vinicius Rioli Baenas, fundou a Harpo.

Os sócios trouxeram colaboradores de suas outras empresas para compor o time. No início, eram 12 e, com as contratações que estão em andamento, em breve serão 24

Murilo Cavalheiro, colaborador da Harpo (Foto: arquivo pessoal)

Com a pandemia e a adaptação das empresas ao ambiente digital, a Harpo cresceu. Eles também adotaram o home office como formato de trabalho, e não pretendem voltar ao presencial. 

publieditorial

Serviço
Harpo Tecnologia de Dados
Endereço: Av. Nações Unidas, 17-17 – Sala 603 – Vila Santo Antônio
Contato: 0800 591 1041
Site: harpo.com.br
Instagram: @harpotecnologia
Facebook: /harpotecnologia
LinkedIn: /company/harpotecnologia

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…