Nesta quinta-feira (15), Josiel Rusmont, artista de Bauru conhecido pelo trabalho na música, lança oficialmente seu primeiro livro, chamado ‘As Aventuras Fantásticas de um Outro Zé Rufino’, publicado pela editora Persistere.

O livro faz parte de um projeto que engloba a obra literária e uma radionovela, feitas com apoio do Programa de Estímulo à Cultura 2021.

Criador do livro e da radionovelaFoto: Divulgação

As duas produções contam a história de Zé Rufino, que vive em meio a vida de pessoas simples em um vilarejo, quando de repente aparece um gigante de um olho só, que inicia uma aventura por lugares inimagináveis.

Marcada pelo realismo mágico, a trajetória do personagem nos envolve em aventuras nas quais gigantes, jagunços, burro e cachorro falantes, dragões e tantas outras figuras podem surgir a qualquer momento.

“O mundo de Zé Rufino é, portanto, um misto de romance e experiência, uma perspectiva das potencialidades de um sertanejo intenso, que quebra paradigmas estereotipados, os mesmos que segmentam o urbano e o rural em duas caixinhas completamente distintas, sem levar em conta de que estamos todos interligados de uma forma ou de outra”, descreve o prefácio da obra, escrito pela jornalista, pedagoga e professora Tamiris Volcean. 

Com entrada gratuita, o evento de lançamento do livro acontece no Armazén Bar, às 19h, e promete ser uma “experiência sensorial”, como explica Rusmont, com a venda dos livros e a exibição de episódios da radionovela. Após o lançamento, a obra estará disponível na livraria Sebo Literário.

Radionovela do Zé Rufino

Lançada na quarta-feira (14), a radionovela é uma adaptação do livro, na qual seleciona partes da obra e adiciona elementos narrativos. “É um novo formato, não um audiobook”, esclarece Josiel. “Alguns trechos são fiéis, outros são adicionados ou retirados para que a dinâmica da radionovela fosse alcançada, a fim de dar, ao ouvinte, uma experiência melhor”.

A produção tem nove capítulos com, em média, cinco minutos de duração, e conta com a participação de atores e cantores (Giuseppe, João Vitor, Daisa Munhoz e Aldair Delfino) e uso de efeitos especiais.

Segundo o artista, a ideia é vencer a correria cotidiana, que afasta as pessoas da leitura, e trazê-las ao enredo por meio do gosto por ouvir boas histórias. “Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é mesmo? O desafio é levar esse universo telúrico em forma de um realismo mágico até as pessoas”, indica, contando como surgiu a proposta da radionovela.

“A vontade de promover essa experiência sensorial veio junto à criação do livro, que nasceu das histórias que eu contava para meus filhos antes da escrita. De auxiliar nessa concentração, nesse respiro de imersão ao qual a magia da literatura nos traz. Fortalecer o vínculo do ouvinte com a história, com o universo proposto tanto na narrativa, quanto na ambientação”, explica.

Projeto Tamarindeiro

As duas produções que contam a história de Zé Rufino fazem sentido na trajetória do artista de Bauru, que, vindo do Nordeste, sempre passa a identificação das diferentes formas de ser brasileiro nas obras.

Criador do livro e da radionovelaFoto: Divulgação

Recentemente, Josiel lançou o projeto Tamarindeiro, que, por meio de diferentes formatos, resgata e valoriza a mistura brasileira, especialmente a conexão entre cidades do Nordeste e interior paulista. Até agora, ele já produziu uma música, um clipe e um show no Sesc.

Dentro desse trabalho, o artista deve lançar ainda novas músicas e um curta-metragem chamado ‘Eu quero ser Cerrado com (C) e não com (S)’, que aborda a questão da formação da comunidade sob o olhar do Bioma.

Apesar de não fazer parte deste projeto, o livro e a radionovela também são uma forma de resgate das memórias e histórias do país. Isso porque surgiu do mesmo processo de pesquisa etnocultural e da proposta de identificar o encontro de Brasis. “Tudo se trata desse ‘desaguar’ cultural de uma região à outra, no nosso mesmo país. Uma coisa está totalmente ligada à outra, mas de uma maneira expressada em outra forma artística diferente”, finaliza.

Criador do livro e da radionovelaFoto: Divulgação

Serviço
Lançamento do livro e radionovela ‘As Aventuras Fantásticas de um Outro Zé Rufino’
Data: 15 de Setembro, às 19h
Local: Armazén Bar – R. Quintino Bocaiúva, 2-20. Centro
Instagram: @josielrusmont
Facebook: /josielrusmontoficial
YouTube: /josielrusmont

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…