Ministrando aulas de amamentação, Juceli Dias dos Santos notou um interesse das mulheres em aprender mais sobre o assunto. Foi quando teve a ideia de criar um manequim para facilitar as ações educativas. “Percebi que faltava algo para atrair a atenção e melhorar a compreensão das gestantes/mães e famílias sobre os aspectos da amamentação”, conta.

Enfermeira há 28 anos, sendo 16 na área de obstetrícia, Juceli trabalha em uma clínica de parto humanizado em Bauru e ministra aulas para cursos de enfermagem – técnicos, graduação e pós-graduação -, incluindo conteúdo voltado para mães. 

Assim, a experiência foi essencial para o surgimento do MADIAM (Manequim + Didático + Amamentação), criado em 2020 e lançado oficialmente neste ano, durante o Agosto Dourado.

Voltado para fins educacionais, o objetivo do manequim é facilitar o ensino sobre o aleitamento, e também para capacitar profissionais de saúde e estudantes que atuam na assistência ao cuidado materno-infantil.

Isso porque, segundo a enfermeira, muitas mulheres têm problemas na amamentação, como desconfortos, ingurgitamento mamário, fissuras, desmame precoce, pega inadequada do bebê, demora na descida do leite e bloqueio dos canais. Para os profissionais de saúde, a questão é a dificuldade de acompanhar as mães e falar sobre a fisiologia da lactação.

Benefícios da correta amamentação

Dessa forma, o manequim auxilia no ensino da amamentação e traz benefícios para mãe, bebê e também para a família, que atua como uma rede de apoio. O MADIAM ainda visa melhorar o atendimento no sistema de saúde por meio de ações educativas e do apoio aos profissionais.

“Ao compreenderem todos os aspectos importantes que envolvem o ato de amamentar, fica evidente a importância das mães não ficarem ansiosas, inseguras e angustiadas. O propósito é ressaltar a importância da autoconfiança e tranquilidade ao amamentar o bebê”, comenta a enfermeira.

Para ela, aprender a correta amamentação significa compreender a formação do leite, a influência do estado emocional da mãe na amamentação, a importância da sucção do bebê na mama para o estímulo da formação e ejeção do leite, as diversas formas de posicionamento do bebê, como colocar o bebê para arrotar, como realizar a massagem nas mamas, entre outros assuntos.

Com isso, o bebê tem menor risco de apresentar quadro de anemia; menor mortalidade; maior vínculo afetivo com a mãe; maior desenvolvimento em sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala; menores riscos de aparecimento de diarreia; entre outras vantagens.

Tecnologia do MADIAM

O primeiro modelo, feito de forma manual pela própria Juceli, foi produzido com luzes representando a parte interna da mama encaixada por um corte nas costas do manequim. 

Primeiro modelo, criado por Juceli dos Santos (foto: Acervo Pessoal)

Ao conhecer o objeto algum tempo depois, Patrícia Santos Prudêncio, enfermeira há 20 anos e criadora de um centro de cursos de saúde, pensou em como seria possível reproduzir todo o processo de lactação no manequim por meio de comandos acionados pelas professoras. “A automação possibilitaria uma melhor visualização”, explica.

No novo modelo, o manequim funciona com microcontrolador em um aplicativo Android – conectado por Bluetooth – para o acionamento da sinalização individual, facilitando a didática no uso dele.

Esse avanço tecnológico foi feito em parceria com o Senai, com apoio de Sidney José Laureano Soares, especialista em eletroeletrônica e T.I. “Fiquei muito feliz com o resultado e o quanto irá contribuir nas aulas sobre amamentação”, comenta ele, explicando como pensaram as atualizações.

“Com a ideia delas, começamos a trabalhar um circuito eletrônico para demonstrar com sinalização (LED) o processo de lactação. Desde o bebê iniciando a sucção, em seguida a estimulação ascendente, chegando até a glândula hipófise. Em seguida, há o estímulo da prolactina até os alvéolos e aos hormônios da mama, terminando com o leite fluindo pelos ductos”.

Como usar o manequim

A primeira atividade educativa do MADIAM mais avançado foi em um curso de gestante parte de uma ação social, na qual foram abordados diversos conteúdos, incluindo a amamentação.

Curso com MADIAM (fotos: Acervo Pessoal)

Agora, a ideia de Juceli e Patrícia é oferecer o manequim a outros eventos. Segundo elas, o objeto pode ser usado em rodas de conversas, cursos de gestantes, palestras, atividades escolares, entre outras atividades.

Além disso, também é possível utilizá-lo em atendimentos personalizados, como consultas médicas, consultorias de enfermagem, construção de planos de amamentação, etc. 

“A construção do Plano de Amamentação pelo Enfermeiro é uma excelente oportunidade educativa sobre a amamentação”, exemplifica Patrícia. “Com o MADIAM, fica mais fácil orientar e esclarecer todas as dúvidas da gestante e acompanhante. Ao final de todos os esclarecimentos, a gestante terá condições de registrar no Plano as escolhas relacionadas à amamentação”.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…