Durante o mês de outubro, nesta sexta-feira (14) e aos sábados, o Sesc Bauru oferece a atividade esportiva e pedagógica “Capoeiragem: Capoeira Angola”, possibilitando o encontro do núcleo Bauru da “Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão”, unindo a capoeira de angola com o samba rural.

A atividade busca dialogar com vários segmentos da sociedade, de modo a fortalecer a coletividade e também a reflexão sobre questões políticas, desigualdades sociais e raciais.

A capoeira de angola surgiu em meados do século XVI e possui suas origens em elementos da cultura de vários povos africanos que foram escravizados. É uma manifestação da cultura africana sincretizada com elementos de culturas nativas (povos indígenas) e de origem europeia.

A escola “Angoleiros do Sertão” realiza um trabalho de incentivo à tradições afro-brasileiras há mais de 20 anos na cidade. Além dos treinos de capoeira, eles também realizam trabalhos junto a projetos sociais e em escolas públicas. Os Angoleiros buscam ensinar capoeira e outras manifestações musicais por meio da inclusão social e da cidadania.

Confira a programação do Sesc Bauru

  • Aula Aberta – Capoeiragem: movimentação e musicalidade

Com Contramestre Tico. Movimentação de base da capoeira angola para iniciantes e não-iniciantes, possibilitando uma melhor compreensão do seu próprio corpo a partir da ginga e seus diversos eixos, com características da Escola Angoleiros do Sertão.

Sábados, 15h (exceto dia 15)
Sala de Práticas Corporais
A partir de 16 anos
20 vagas
Grátis

  • Aula Aberta – Capoeiragem: roda de capoeira

Com Mestre Cláudio e treinéis: Rita e Hulluca. Roda de capoeira angola que traz a experiência da movimentação, musicalidade e ritualidade possibilitando o despertar do próprio corpo por meio de movimentos básicos como a ginga, esquiva, rabo de arraia e negaça.

Dia 14, sexta, 19h30 às 21h30
Convivência
A partir de 8 anos
Grátis

  • Aula Aberta – Capoeiragem na Comunidade: Vila de Sucesso

Com Mestre Cláudio e treinéis: Onirê e Pirata. Espaço de prática e troca de experiências sobre a capoeira angola. Sob o comando de lideranças pretas da periferia de Feira de Santana/BA e Bauru/SP, a oficina de movimentação e roda de capoeira evidenciam a questão da representatividade em lugares de decisão e liderança.

Dia 15, sábado, 9h30 às 11h30
Centro Comunitário Ferradura Mirim – R. Doze, 2-03, Vila do Sucesso A partir de 8 anos
Grátis

  • Bate-papo – Circularidade, oralidade e escuta: valores ancestrais nas narrativas pretas

Com Palmira Souza, arte educadora, artesã e representante do Ilê Asé Odè Arofalande, de Bauru/SP; Solange Couto, mestre em Geografia pela UFBA e Conselheira Estadual da Cultura da Bahia, Mestre Claúdio, Angoleiros do Sertão. Mediação: Juarez Xavier, jornalista, docente e coordenador da NeoCriativa. A roda traz a circularidade, a renovação, o processo e a coletividade por meio das experiências de atuação de representatividades socioculturais. O diálogo e a discussão sobre os valores ancestrais dos participantes reúnem diferentes pontos de vista que contribuem para transformações sociais. Com intervenção artística de rap inédito com Mina Min.

Dia 15, sábado, 14h às 16h
Auditório
A partir de 16 anos
Grátis

  • Oficina – Boizinho

Com oficineiro Momo.
Oficina de confecção coletiva de boizinho que representa o símbolo do Bumba Meu Boi, uma celebração que mistura fé, festa e arte. A proposta da Oficina de Boizinhos, é, juntamente com as crianças, confeccioná-los artesanalmente de forma coletiva e proporcionar uma vivência brincante por meio da música percussiva e dinâmicas coletivas em roda.

Dia 15, sábado, 14h às 15h30
Praça de Convivência
A partir de 6 anos
20 vagas
Grátis

Serviço
Atividade esportiva e pedagógica “Capoeiragem: Capoeira Angola”
Durante o mês de outubro, aos sábados e na sexta-feira, dia 14
Sesc Bauru (Av. Aureliano Cardia, 6-71)
Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750
Portal: sescsp.org.br/bauru
Acompanhe o Sesc Bauru nas redes sociais: Facebook, YouTube, Twitter e Instagram @sescbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Grupo de artesãs de Bauru realiza bazar solidário de Dia das Mães

O grupo Laços e Linhas promove uma nova edição do Bazar Solidário do Dia das Mães neste sá…