Uma das minhas maiores vontades de produzir esta coluna sobre filmes e séries, é a oportunidade de poder compartilhar não apenas produções que estão em alta, seja no cinema ou no streaming. Mas sim, pode comentar sobre produções que merecem ser lembradas.

É neste contexto que trago um dos melhores filmes da última década, e é claro, que independente de qualquer relação sobre os países latinos. Vale sempre celebrar as ótimas produções e mostrar para todo mundo que apesar dos grandes estúdios e blockbusters estarem nos Estados Unidos, temos muita qualidade aqui na nossa terra. Inclusive no Brasil, mas fica para um outro momento.

O Segredo dos Seus Olhos é um filme argentino, dirigido por Juan José Campanella, que é uma adaptação do livro La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri. Que conta a história de Benjamin Espósito (Ricardo Darín), aposentado do cargo de oficial de justiça, se dispõe a escrever um livro que relata uma trágica história da qual foi testemunha. Uma mulher foi estuprada e assassinada e ele vai resolver esse vulto do passado.

Assim como em O Mesmo Amor, a Mesma Chuva (1999), O Filho da Noiva (2001) e Clube da Lua (2004), Ricardo Darín retorna com Juan José Campanella como uma das principais parcerias do cinema latino americano.

Ricardo Darín e a referência no Cinema Latino

Conhecido recentemente aqui Brasil pelo sucesso de Relatos Selvagens, é ator, roteirista, e diretor, amplamente considerado como um dos melhores atores do cinema argentino. Protagonistas dos filmes: Nove Rainhas (2000), O Filho da Noiva (2001), e Um Conto Chinês (2011), entre outros.

Apesar de um sucesso gigantesco de críticas e de performances, Darín recusou inúmeras vezes as oportunidades em grandes blockbusters americanos. Optando em focar sua carreira no cinema argentino e em algumas produções no Teatro. Crítico principalmente pela maneira como atores latinos são vistos e chamadas para personagens estereotipados em produções grandes, Darín criou uma certa antipatia por alguns e reconhecimento por outros por esta postura.

Juan José Campanella de Law & Order até o Oscar

Em 1984 lançou seu primeiro longa, Victoria 392. Ao longo de sua carreira foi premiado em festivais do mundo inteiro. Campanella teve algumas passagens por seriados americanos como House, 30 Rock e Law & Order. Mas foi em O Segredo dos Seus Olhos (2009), foi o filme responsável por estabelecer sua carreira como cineasta de sucesso. Pela produção, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

Thriller investigativo com um romance em plano de fundo

O Segredo dos Seus Olhos é um suspense policial, ao mesmo tempo, é uma história sobre amor, solidão, justiça e como o poder do tempo pode curar ou piorar qualquer cicatriz. Com uma temática incrível que vai te prender do primeiro até o último minuto, um dos principais pontos é relacionado aos atores. As interpretações são excelentes e a história se aprofunda muito em cada personagem, que no decorrer do tempo, possuem suas motivações e seus desdobramentos próprios.

Outro ponto que vale é a direção de Campanella que utilizar recursos simples, mas tão bem aplicados sabe extrair o melhor de cada cenário, apesar de uma Buenos Aires cinza o tempo todo. Aliás, a cena do estádio de futebol é uma aula sobre contar histórias com poucos recursos.

Ao mesmo tempo em que temos todo o mistério a ser desvendado, o protagonista carrega uma pendência em seu passado relacionado a uma paixão antiga, que ao retornar ao caso, velhos fantasmas voltam para a sua vida.

Com plot twist em sua fase final, só corrobora com a grandiosidade de uma obra que, após 13 anos de seu lançamento, continua atual e sendo referência. E por mais pesada que seja uma história policial de investigação, por trás de cada ato, temos um ser humano que carrega suas histórias, e que algum momento, elas se embaralham.

*Ah! Assim como todo filme latino que faz sucesso, existe uma versão americana chamada “Olhos da justiça” de 2015. Nem percam o seu tempo, veja o original.

O Segredo dos Seus Olhos, 2009.
Veredito: 5/5
Onde assistir: Prime Video
Duração: 2h 9m
Direção: Juan José Campanella
Agregador no Rotten Tomatoes: 89%
Trailer Youtube

Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …