Ao se aproximar do quarteirão que separa a Av. Comendador da Silva Martha com a Rua Rubens Pagani é possível sentir um cheiro característico. São notas de bergamota, vetiver, carvalho e patchouli que traduzem a atmosfera de liberdade dos festivais de rock dos anos 70, identidade do estilo da Ellus.

Após quase três décadas no Bauru Shopping e uma no Boulevard, as duas unidades de Bauru se transformaram em uma só loja. Inaugurada em 2020, a ideia das proprietárias, Katya Pelegrina e Marina Mangialardo, era acompanhar o novo tempo que o mundo estava vivendo.

“Nos encantamos com esse lugar e o jeito de trabalhar mais leve [do que no shopping]“, relembra Katya. Outro motivo para as sócias, também mãe e filha, tomarem a decisão foi o fato de voltarem a trabalhar juntas. “Era um novo tempo também para a marca, porque as pessoas ficavam mais confortáveis em um ambiente aberto. Mas sobretudo foi uma escolha bem pessoal, complementa Marina.

Diferente da impessoalidade dos centros de compras, o novo espaço da Ellus recebe as pessoas em 250m², com iluminação natural e agrados como cervejas e café.

Tudo para oferecer um ambiente agradável para os clientes escolherem as peças com calma. O novo ponto, além de acompanhar o desenvolvimento da avenida, conquista novos olhares.

“Como a Comendador se desenvolveu, esse fluxo é muito legal pra gente. Quem nunca pararia para entrar no shopping, para aqui […] É um tráfego de 60 carros por minuto”, aponta Marina.

A capital fashionista no interior

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o fundador da marca, Nelson Alvarenga, aponta que as lojas do interior representam 70% das vendas. “É uma ilusão achar que a moda está concentrada nas grandes cidades […] As metrópoles podem ser formadoras de opinião, mas elas não são sustentadoras”, conclui o empresário.

Neste sentido, a Ellus de Bauru reforça a opinião de Alvarenga. De acordo com as sócias, a loja daqui em nada deixa a desejar quando o assunto é diversidade de modelos. Bolsas de vários modelos, polos de todas as cores, sapatos e calças, “não tem dessa: em São Paulo tem e em Bauru não tem. Aqui a gente tem sim!”, confirma Katya.

Enquanto abre a revista L’Officiel, Marina aponta para uma peça na arara e diz: “Peça de campanha de outdoor, de revista, temos aqui. Tanto que a ‘Juma’ entrou na L’Officiel desse mês e o mesmo vestido está ali. Queremos uma loja comercial, mas que tenha a sofisticação que o cliente procura.”

A história da Ellus em Bauru

Contemporânea à Ellus, em meados da década de 70, a Katya Modas inaugurava entre as primeiras butiques de Bauru. À frente do comércio na rua Rio Branco, estava Dona Nena, mãe de Katya (sim, o tino para negócio fashion é de família e segue na terceira geração). Antigamente, segmentar por marcas não era um conceito tão difundido, portanto, a loja se promovia com os modelos de roupas, inclusive peças da Ellus.

Com o passar do tempo, o branding foi se tornando mais consistente, até que a própria Ellus pediu um espaço com uma identidade mais relacionada à marca. A partir deste momento, Katya decidiu seguir os passos da mãe, abrindo uma loja voltada ao público jovem, a Katya Collection.

“Eu tinha jeans, camiseta, couro, essa coisa diferenciada. A Ellus começou a crescer muito e sempre foi assim, com muita qualidade e modernidade”, relembra Katya. Esse crescimento se deu concomitante à cidade para a região sul, incentivando a procura por um novo ponto.

Assim, a Katya Collection inaugurou no Bauru Shopping e pouco tempo depois, a Ellus ganhou uma unidade própria. Junto a isso, Marina entrou para o mundo da moda, estudou, se especializou e uniu experiências para trabalhar ao lado da mãe, onde atua até hoje à frente da Ellus.

Marina e Katya na loja do Bauru Shopping (arquivo pessoal)

50 anos de Ellus

Foi após uma viagem aos Estados Unidos, que Nelson Alvarenga lançou a Ellus em 1972. Por isso, a marca brasileira é considerada pioneira em jeans e moda urbana no país.

Mais do que vestir, a ideia era criar uma linguagem de comunicação por meio de roupas focada no público jovem. Não à toa, as primeiras peças foram o jeans e a camiseta, uniforme da geração setentista.

 

Desde então mantém um DNA contemporâneo em todas as coleções, inclusive, na comunicação com os clientes. “A loja se transforma de acordo com as coleções que chegam. Todos os nossos móveis têm rodinhas, mudamos os quadros. Então é sempre uma nova loja, confirma Marina.

Quando se trata de comunicar, a Ellus se destaca também por campanhas e desfiles icônicos. Vale lembrar do comercial “Mania de Você”, veiculado em 1979, em plena Ditadura Militar. Na época, o vídeo deu o que falar, já que mostrava um casal se despindo e se beijando embaixo d’água ao som de Rita Lee.

Outro feito da marca foi o desfile com Kate Moss nos anos 90. Algo que, naquele tempo, era desafiador, principalmente, para uma marca brasileira.

Em 2022, para marcar as cinco décadas, quem estrela a campanha da Ellus é Alanis Guillen, que interpretou Juma na novela Pantanal, da TV Globo. De acordo com Adriana Bozon, diretora criativa e branding, em publicação nas redes sociais: “Escolhemos a Alanis para a campanha de 50 anos, pois ela representa uma nova geração que olha para o futuro […]”.

Alanis Guillen para a campanha de 50 anos da Ellus (Crédito: Gui Paganini)

Para Katya e Marina, mesmo após tantos anos, o sucesso da marca tem inúmeros motivos. “É uma marca atemporal, ao mesmo tempo, vanguardista”, finalizam.

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Serviço
Ellus Bauru
Endereço: Av. Comendador José da Silva Martha, 1-60
Contato: (14) 99741-0865
Instagram: @ellusbauru

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