Em Nova York, o bairro SoHo é rodeado de edifícios históricos. As construções foram resultados da industrialização da área que, durante os anos 70, deixou de abrigar indústrias e foi ocupado por artistas e comércio, grupo responsável por revitalizar o local. Assim, ruas de paralelepípedo e os prédios industriais com ferro fundido deram espaços às galerias de arte, bares, boutiques de moda e restaurantes, tudo sem perder a estética, decoração, identidade e, principalmente, a memória do que um dia foi o início do SoHo.

O bairro norte-americano é um trocadilho com o bairro na Inglaterra, Soho, a mais de 5 mil km da ilha de Manhattan. Além do nome em comum, o bairro inglês também coleciona ruas vibrantes com edifícios históricos que, durante anos, marcam gerações ao manter a identidade e memória afetiva do ambiente.

Descendo para a América Latina, aqui em Bauru, também temos alguns “Sohos”. De pizzaria a edifício residencial. Mas há uma, em específico, que mantém a mesma linha de ressignificação do belo, identidade e memória afetiva que os bairros citados acima. Estamos falando da Soho Decorando com Afeto, loja de locação de cenários e peças decorativas para pequenos eventos.

Aluguel de decoração e cenários para eventos em Bauru

A iniciativa foi idealizada por Thais Dantas (36), londrinense que faz de Bauru a nova casa há alguns meses. Na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, ali na Vila Tereza, a designer de interiores montou um espaço próprio para receber àqueles que procuram por itens decorativos, adereços e cenários, como boleiras, vasos, porta doces, adornos com temas lúdicos, painel de fundo, mesas tipo cilindros e cubos. Tudo por aluguel.

O ambiente, que esbanja corações assimétricos num fundo magenta, cor comum na estética boho, tem como intuito atender eventos menores, como mini wedding, batismos, jantares, festas de aniversários e infantis.

“Eu brinco que a minha vitrine é um portal para as pessoas entrarem para a gente montar um momento legal e elas contarem a história delas!”, informa Thais.

E contar história por meio de festas ou fazer com que os convidados e anfitriões sintam-se inseridos no tema escolhido faz parte de uma tendência conhecida como “festa afetiva”.

Do bolo à decoração: festa afetiva é tendência

De acordo com Thais, a “festa afetiva” vai na contramão dos eventos prontos e comerciais e caracteriza-se pela participação ativa dos pais nas concepção da festa dos filhos. Do bolo à decoração. Assim como antigamente.

Em alguns casos, a ajuda de profissionais como Thais é bem-vinda. Para além de alugar itens e cenários decorativos, ela também auxilia no processo de planejamento e montagem da festa, quando solicitado. Tudo com o intuito de gerar um ambiente mais intimista, emocionante e que crie uma memória afetiva do ocorrido.

Normalmente, a decoração leva itens pessoais da família, objetos artesanais e que conversem com o tema, ambiente para descontração e até inserção dos convidados na decoração.

“Estou fazendo um aniversário com o tema ‘mundo encantado’. Ao invés de pegar brinquedos de fadas, vou montar uma decoração em que a própria aniversariante e as convidadas sejam as fadas. Isso é uma tendência de decoração. Tendência afetiva e lúdica”, informa. “Lembra quando as festas eram as mães, tias e avós que faziam o bolo e enrolavam a bala de coco? Já vi e vivi vários momentos como esses e quero trazer esse envolvimento da família na decoração. Isso faz com que a festa do João tenha o mesmo tema do Lucas, mas que não seja igual”, complementa.

Experiência que vem de berço

A proprietária diz isso com clareza. O fato se deve a experiência com eventos que “vem de berço”. Desde criança, a designer de interiores acompanha o pai, Valdinez Dantas (63), no planejamento, execução e promoção de eventos.

Thaís e Valdinez há 8 anos durante o próprio casamento, em que toda a família foi envolvida para desenvolver a “decoração afetiva” (Foto: arquivo pessoal)

“De onde eu vim [Londrina-PR], a festa sempre foi um negócio muito grande, acho que por ser uma cidade universitária também. Então, meu pai sempre trabalhou em buffet. Ele foi crescendo no ramo e eu fui crescendo dentro de festas”, informa.

Por tentar seguir algo diferente do que o pai fazia, Thais fez dois anos de direito, mas não gostou. Migrou para turismo, onde trabalhou com eventos diversos, de casamento a aniversários. Todavia, trabalhou 12 anos em shopping como gerente de vendas, um primeiro emprego que virou paixão que, nas palavras dela, “trouxe muita maturidade e um olhar diferenciado sobre o cliente!”.

Entretanto, foi durante a pandemia que ela conseguiu olhar com clareza os próprios objetivos. Com afastamento das atividades e nascimento do filho, a designer começou a profissionalização na área de interiores, decoração e cenários de festas.

“A pandemia trouxe um pouco da vontade de fazer as coisas em casa. Comecei fazendo um café da manhã de dia dos pais para o meu marido, fiz uma mesa linda […] e eu gosto muito dessas coisas de trazer as memórias. Sempre gostei, mas depois que virei mãe piorou [risos]”, comenta sobre as primeiras experiências decorando.

Thaís e família (Foto: arquivo pessoal)

Decoração realizada por Thaís para aniversário do próprio filho (Foto: arquivo pessoal)

Dali, viu que poderia ser uma profissão. Hoje, ela se dedica exclusivamente ao trabalho de aluguel de itens decorativos e cenários para pequenos eventos. Além disso, Thais ajuda quem sente que precisa de uma orientação para pensar a decoração, faz até o planejamento ou a montagem se a pessoa preferir.

Para isso, ela alinha as expectativas com os clientes por meio de conversas no WhatsApp ou com horário marcado na loja física.

publieditorial

Serviço

Soho Decorando com Afeto
Atendimento com hora marcada
Endereço: Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 3-25 – Vila Santa Tereza
WhatsApp: (14) 99621-5756
Instagram: @sohodecorando
Site: msystemsprojetos.com.br/mslocacoessite/sohodecorando

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…