Martin Scorsese completou 80 anos em novembro de 2022. Nasceu em Nova York no dia 17 de novembro de 1942. Além da direção de filmes, atividade pela qual se consagrou no mundo todo, também trabalhou como ator, produtor e roteirista.

Ele tem descendência italiana e cresceu em Little Italy, um bairro perigoso onde conheceu os arquétipos que criou em muitos de seus filmes. Os italianos mafiosos, pequenos criminosos de rua, donos de cantinas, mães superprotetoras, garotas problemáticas, prostitutas e todo universo que seus olhos infantes conferiram.

No ano de 1968, lançou o seu primeiro longa-metragem, “Who’s that Knocking at my Door?”, no qual mostra seu primeiro flerte com bandas clássicas do rock para as trilhas sonoras e o contato inicial com o mundo dos gângsteres.

O filme tem como protagonistas a atriz Zina Bethune e Harvey Keitel. No final dos anos 60, escreve o argumento de “Obssessions” e inicia a década de 70 trabalhando nos documentários “Woodstock” e “Street Scenes”.

Depois dessa etapa inicial de filmes experimentais e participação em projetos de outros diretores, lança, em 1972, o longa “Boxcar Bertha”, sobre a violência que testemunhara dentro das organizações sindicais no período da Grande Depressão Americana.

Um ano depois, ganha destaque pelo lançamento de “Mean Streets”, filme que mostra a obsessão do diretor pelo universo gângster carcamano, levantando a questão da religiosidade das famílias italianas em contraste com a maneira com que os mafiosos levavam a vida.

Já em 1976 lança “Táxi Driver”, que tem como protagonistas Jodie Foster e Robert De Niro. Esta foi a sua obra mais marcante, que mostra a vida de um taxista outsider que começa a ficar louco no mundo violento de Nova York.

O passo seguinte foi a gravação de “Raging Bull”, ainda com De Niro, interpretando a vida do boxeador Jake La Motta. Esta foi considerada a sua obra-prima, e rendeu-lhe oito indicações para o Oscar.

Principais Obras

Taxi Driver (1976);

Travis Bickle, 26 anos (Robert De Niro) e veterano da Guerra do Vietnã, é um homem solitário no meio da grande Nova York. Logo, ele começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite, crescendo o sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Travis começa a cogitar, então, de tomar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.

Onde assistir: Netflix
Agregador no Rotten Tomatoes: 96%

Os Bons Companheiros (1990);

Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua “carreira” aos 11 anos e se tornando protegido de James “Jimmy” Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão.

Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante.

Onde assistir: HBO Max
Agregador no Rotten Tomatoes: 96%

O Lobo de Wall Street (2014);

Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.

Onde assistir: HBO Max
Agregador no Rotten Tomatoes: 80%

Os Infiltrados (2006);

Billy Costigan, um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, no grupo comandado por Frank Costello. Billy conquista sua confiança ao mesmo tempo em que Colin Sullivan, um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin se sentem aflitos devido à vida dupla que levam. Mas, quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.

Onde assistir: Apenas para alugar nas plataformas: Google Play, Amazon, Microsoft Store e Apple.
Agregador no Rotten Tomatoes: 90%

A Invenção de Hugo Cabret (2011);

Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

Onde assistir: Apenas para alugar nas plataformas: Google Play, Amazon, Microsoft Store e Apple.
Agregador no Rotten Tomatoes: 93%

O Irlandês (2019);

Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

Onde assistir: Netflix
Agregador no Rotten Tomatoes: 95%

Curiosidades e Glauber Rocha

O cineasta nunca escondeu sua paixão pela arte de Glauber Rocha, aclamado diretor brasileiro responsável pelo movimento “Cinema Novo”. Tal movimento cinematográfico brasileiro destaca a crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970.

Scorsese conta que conheceu o Cinema Novo numa mostra do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) em 1969 ou 1970, quando assistiu Terra em Transe (Glauber Rocha) e Os Fuzis (Ruy Guerra), e que achou as obras extremamente fortes.

Inspiração é o que exalaria a obra de Glauber Rocha. Esse é um dos pontos alvos da minha experiência como espectador, o de ter sido iluminado e também porque a coisa interessante sobre os filmes do Rocha é que não há nenhuma tentativa.

Em outro momento, falaremos aqui na coluna sobre Glauber Rocha e a sua influência no cinema brasileiro e do mundo.

Premiações

Em sua carreira, Martin Scorsese passou por inúmeras indicações, de altos e baixos, por fim, consolidou sua carreira com um dos filmes mais fracos. Infiltrados (2006) foi seu primeiro e aparentemente único filme a receber o Oscar de Melhor Diretor. Mas Scorsese colecionou outros prêmios, como BAFTA, AFI Life Achievement Award, Palma de Ouro, Prêmio Kennedy, Globo de Ouro, entre outros.

Problemas com a Marvel

O diretor admitiu que não gosta de filmes da Marvel, durante entrevista para a revista Empire. “Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o máximo que consigo considerá-los é, apesar de serem bem feitos, com atores fazendo o melhor que podem, são como parques temáticos. Não é cinema, com humanos tentando conceber emoções e experiências psicológicas para outros seres humanos”.

“A mesmice dos filmes de franquia de hoje é outra coisa. Muitos dos elementos que definem o cinema como conheço estão nos filmes da Marvel. O que não existe nesses filmes é revelação, mistério ou perigo emocional genuíno. Nada está em risco. Os filmes são feitos para satisfazer uma quantidade específica de demandas, e são projetadas como variações em um número finito de temas.”

Sinceramente, este que vos escreve concorda, mas com inúmeras ressalvas. Claro que salas de cinema abarrotadas de filmes de heróis causam uma sensação de saturação e tiram sim as chances de outras produções ganharem por sua vez mais destaques. Principalmente agora, pós-pandemia e com conteúdos do universo Marvel nos streamings. Por um outro lado, as grandes redes de cinema precisam gerar movimento que lotem suas salas, afinal toda empresa precisa gerar lucro. E por muitas vezes, os filmes da Marvel atraem um grande público, que por consequência, mais lucro.

Meu TOP 3

Scorsese é um dos meus diretores favoritos, e escolher apenas três aqui para indicar é algo que eu precisei filtrar bastante. São vários temas e épocas que transmitem muito sobre a própria personalidade do diretor em suas obras e fases.

3. Taxi Driver

Com uma atmosfera decadente da Nova York dos anos 70 é evidenciada nesse primeiro grande sucesso. O filme retrata uma cidade violenta, abandonada, porém em ebulição do crescimento. Além de ter sido o filme responsável por lançar Robert De Niro para o mundo.

2. O Irlandês

Eu não consigo acreditar como esse filme passou batido por muita gente, lançado exclusivamente para a Netflix. O filme levou mais de 20 anos para sair do papel, principalmente pelo seu custo de produção. Afinal, estamos falando de um filme com um elenco absurdamente incrível. Longo, caríssimo e aclamado. Foram desembolsados 175 milhões de dólares. Scorsese, De Niro, Joe Pesci, Al Pacino e Harvey Keitel todos juntos. FINALMENTE! Infelizmente ou felizmente não ganhou o Oscar em 2020, pois estava concorrendo com a sensação sul-coreana, o excelente “O Parasita”. Se você nunca viu, veja, sim, é longo, mas vale a pena cada minuto.

1. Os Bons Companheiros

Não faltam superlativos quando se discute o filme Os Bons Companheiros. “Nenhum outro filme sobre o crime organizado chegou ao mesmo nível”, escreveu o falecido crítico Rober Ebert. “De tirar o fôlego e brilhante”, definiu Vincent Canby em uma resenha no The New York Times. Obra que contextualiza sobre a máfia italiana nos bairros de Nova York. Baseado no best-seller Wiseguy, de 1986, do escritor e roteirista Nicholas Pileggi. Se mantém uma obra interessante para se assistir nos dias atuais. Desconsiderando a qualidade de imagem e som dos equipamentos disponíveis na época, o filme envelheceu muito bem. Vale muito a pena.

Scorsese é um dos poucos diretores que consegue através do tempo, se manter atual, único e poderoso. Na ansiedade para Killers of the Flower Moon, seu próximo filme anunciado.

Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido/ 

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …