Há cerca de oito anos, quando trabalhava na área de enfermagem em um hospital, Damares Rocha sentiu que precisava de novos ares. A ideia era sair do ambiente desgastante, mas continuar cuidando de idosos.

Foi por isso que ela e o marido, Haroldo Rocha, abriram o Residencial Geriátrico Bem Estar em Bauru. No início, era uma pequena casa, na qual recebiam 14 idosos. Em cinco anos, dobraram de tamanho e mudaram para o espaço na Rua Agenor Meira, onde estão até hoje.

Além desse local, eles têm outras duas unidades, uma a duas quadras da primeira e a última inaugurada há três meses próximo à Avenida Getúlio Vargas, onde atendem quase 50 idosos.

Espaços do residencial geriátrico

Desde sempre, o objetivo do casal é cuidar com carinho. “O tratamento com amor é a base do nosso trabalho”, garante Damares.

“Acontece das pessoas lidarem com idosos de maneira automática, porque não estão preparadas. Nós somos profissionais, sabemos como tratar e, principalmente, gostamos de estar perto e interagir com eles”, acrescenta.

Espaços do residencial geriátrico

Assistência profissional

Essa proposta vem da percepção dos dois de que levar o parente a um residencial tem benefícios. “Você está deixando o familiar com profissionais e em um espaço criado para recebê-lo”, comenta Damares, entendendo como as pessoas conseguem, assim, ter uma relação mais agradável com o idoso.

Espaços do residencial geriátrico

Espaços do residencial geriátrico

Isso porque, entre as vantagens de um local como o Bem Estar, estão a assistência profissional, a segurança, a alimentação saudável, a convivência com outras pessoas e a realização de atividades para deixá-lo mais ativo.

Especialmente quando os idosos ‘perdem a independência’ – ou seja, estão acamados, com comorbidades ou debilitados -, torna-se ainda mais importante um local com monitoramento 24 horas e medidas para animar os moradores.

Espaços do residencial geriátrico

Dessa forma, indica Haroldo, os residenciais geriátricos são fundamentais em uma população que está envelhecendo e precisa saber cuidar dos idosos. “As mudanças na sociedade fizeram o idoso ficar mais sozinho, o que é problemático. Depois dos 80 anos, por exemplo, começa uma fase em que ele precisa de atenção. Por isso, são importantes locais como o nosso”, diz.

Espaços do residencial geriátrico

Equipe, estrutura e acompanhamento

O Bem Estar conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médico geriatra, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, profissional de educação física e músicoterapeuta.

Sessão de psicoterapia (foto: Divulgação)

De estrutura física, o espaço tem quartos coletivos em alas para moradia comum e acamados, e, dependendo da unidade, espaço de leitura, sala de TV e áreas de convivência (como as cadeiras em frente ao portão). As três unidades são monitoradas, tanto para a segurança, quanto para o cuidado dos idosos.

Espaços do residencial geriátrico

Espaços do residencial geriátrico

Além disso, o residencial geriátrico conta um sistema de acompanhamento diário, com prontuário, alimentação e controle dos remédios. Tudo isso feito de acordo com contrato assinado com a família e fiscalização do poder público.

Idosos têm autonomia para fazer as próprias atividades, como compras no supermercado (foto: Divulgação)

Deixar os idosos ativos

Apresentando Dona Dolores em frente a uma máquina de costura, Haroldo comenta como os idosos pedem para realizar algumas tarefas. Isso acontece pela vontade das pessoas da terceira idade em continuarem ativos, o que é importante para a saúde mental.

Dona Dolores (foto: Divulgação)

Por isso, um dos principais benefícios do Bem Estar é oferecer várias atividades, como a musicoterapia, no qual um especialista na prática interpreta canções antigas para os idosos cantarem, interagirem e brincarem juntos. “O poder da música é fenomenal”, enfatiza Haroldo. “Tem uma idosa com Alzheimer aqui, que em uma sessão, ela lembrou da música e cantou junto. É bonito de ver”. 

Outras atividades são psicoterapia, aulas de educação física e sessões de fisioterapia, além dos jogos de tabuleiro, dominó, baralho e bingo.

O local também gosta de fazer celebrações, como as comemorações individuais de aniversários, Páscoa, arraial com dança de quadrilha, festa de Natal (com o Papai Noel oficial de Bauru), ceia de Réveillon, Carnaval, entre outras.

Antes da pandemia (e é algo que eles estudam voltar), o residencial geriátrico organizava passeios em grupo, indo a lugares como zoológico. “Um que nós adorávamos fazer era ir ao shopping. Era muito divertido ver nosso grupo chegando, todo mundo olhando, os idosos interagindo, dando tchau”, conta Haroldo.

Para Damares, as atividades ajudam a deixá-los mais alegres. “Outro dia, eu mandei a foto de uma idosa daqui para a filha, e ela ficou feliz da mãe estar sorrindo, já que a mãe dificilmente sorria, por causa do Alzheimer. Então, queremos promover esse sentimento”, enfatiza a enfermeira.

Unidade 1

Unidade 2

Unidade 3

publieditorial

Serviço
Residencial Geriátrico Bem Estar
Endereço: Unidade 1 – Rua Agenor Meira, 18-33. Unidade 2 – Rua 13 de Maio, 18-84. Unidade 3 – Rua Raffaele Mercadante, 2-56.
Contato: (14) 99750-4240
Instagram: @residencialgeriatricobemestar
Facebook: /residencialgeriatricobemestarbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…