Assim como em outros cursos de graduação, a última atividade de um aluno de jornalismo é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Só que o curso de comunicação tem algumas diferenças. Uma delas é que muitos estudantes produzem conteúdos, por exemplo, reportagens, documentários e livros, ao invés de uma realizar uma pesquisa acadêmica.

E na hora de escolher os assuntos dessas produções alguns decidem fazer trabalhos falando sobre Bauru. Assim, tornam-se produtos que contam histórias, abordam características e relatam a cultura de pessoas interessantes para a região. Nós separamos 12 TCCs feitos por estudantes da Unesp Bauru, que ajudam a conhecer um pouco mais sobre a cidade.

1) Qual é a identidade de Bauru?

O que é: Livro que tenta definir a identidade do bauruense a partir de historiadores, jornalistas, representantes do poder público e população 

Título: Identidade: Bauru

Autor: Karen Menegheti de Moraes e Victor Luis dos Santos Barbosa

Onde acessar: Arquivo PDF

Resumo: Não disponível

2) Você conhece o Abayomi?

O que é: Documentário sobre o Abayomi, grupo de Maracatu de Bauru

Título: Abayomi: documentário sobre o primeiro grupo de Maracatu de Bauru

Autor: Amanda de Assis Araujo

Onde acessar: YouTube

Resumo: “Este projeto teve como objetivo contar a origem e a história do primeiro grupo de Maracatu da cidade de Bauru-SP, o Abayomi, por meio da produção audiovisual de um documentário. O Abayomi pretende dar visibilidade a esse tipo de manifestação cultural proveniente das religiões afro-brasileiras e, consequentemente, expandir o conhecimento da população bauruense a respeito do grupo. Além disso, o documentário pretende ajudar a desmistificar alguns preconceitos que as pessoas possam vir a ter em relação ao ritmo Maracatu, principalmente por estar ligado às religiões de cultura africana. O formato predominante foi o participativo, com técnicas e estratégias do observativo. Para isso, este projeto dialoga com teóricos do gênero documentário, como Bill Nichols, com a finalidade de desenvolver o processo criativo do média-metragem”.

3) Cultura japonesa na cidade

O que é: Caderno de jornal com reportagens sobre a cultura japonesa

Título: O Japão também é aqui: caderno especial sobre a cultura japonesa em Bauru

Autor: Felipe Eugênio Troiano de Godoy e Carolina Seiko Machado

Onde acessar: Arquivo PDF 

Resumo: Não disponível

4) Amor e desamor de Bauru com Pelé

Foto: Reprodução

O que é: Livro-reportagem sobre a relação de Pelé com Bauru

Título: Pelé x Bauru: a relação de amor e desamor entre o rei do futebol e a cidade Sem Limites

Autor: Fernando Trindade

Onde acessar: Arquivo PDF (a partir da página 31)

Resumo: Não disponível

5) Documentário sobre o Jardim Nicéia

Foto: Reprodução

O que é: Documentário sobre a cultura e política cultural no bairro Jardim Nicéia

Título: Documentário a favela inspira: acesso à cultura e produção cultural no Jardim Nicéia

Autor: Gabriela Silva de Carvalho

Onde acessar: YouTube 

Resumo: “Esse Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender o contexto e os fatos que cercam a realidade do Jardim Nicéia, bairro socioeconomicamente periférico de Bauru, apresentando como a questão do acesso à cultura é vivenciada naquele ambiente por meio de um documentário. Para isso, pretende-se apresentar a realidade dos moradores relacionando a falta de estrutura do local, a ausência de políticas públicas que proporcionem acesso ao lazer para essa população e, ao mesmo tempo, a própria produção cultural existente no bairro. O produto foi realizado de forma colaborativa com os moradores, exercendo, assim, a função de instrumento de mobilização social do audiovisual. Os autores que fundamentam a proposta são Sérgio Puccini, Consuelo Lins, Cláudia Mesquita, Vanessa Zandonade, Maria Cristina de Jesus Fagundes, Luiz Cesar de Queiroz e Cecília Maria Krohling Peruzzo”.

6) Parada da Diversidade

O que é: Documentário sobre a Parada da Diversidade

Título: Documentário uma visão LGBT sobre a parada da diversidade de Bauru

Autor: Marcella Maria Mendonça de Azevedo

Onde acessar: YouTube 

Resumo: “Todo e qualquer ser humano pode vivenciar uma busca pela identidade própria. Este projeto tenta incitar um processo de questionamento nas pessoas que o assistem. Em hipótese alguma é pretendido chegar a conclusões específicas, mas sim proporcionar reflexão sobre a importância da Parada da Diversidade de Bauru e, talvez até mesmo de outras cidades de médio porte, tomando como base o que foi visto”.

7) O dia que Bauru explodiu

O que é: Documentário sobre a explosão em Bauru no dia da visita do general Ernesto Geisel

Título: Do Barulho ao Silêncio: Vozes Caladas em meio à Explosão

Autor: Luís Henrique Negrelli

Onde acessar: YouTube

Resumo: “No dia 13 de agosto de 1976 a cidade de Bauru, no interior de São Paulo, estava em festa. A cidade completava 80 anos e recebia a visita do presidente Ernesto Geisel. Depois de ser aclamado pelo público no centro, Geisel foi até a sede do Automóvel Clube, participou de reuniões com autoridades da época e, quase duas horas depois, partiu com sua comitiva para a cidade de Jaú. Por volta das 12h50, a Avenida Nações Unidas foi atingida por uma série de explosões que destruiu o canteiro central, danificou casas e estabelecimentos e assustou os moradores. Muitas pessoas acreditaram que fosse um atentado contra o presidente, já que ele havia passado minutos antes pela avenida. Na verdade, as explosões foram causadas pela gasolina que vazou de um caminhão e chegou até embaixo da avenida, onde um córrego está canalizado. Aquela sexta-feira 13 ficou marcada para sempre na memória de muitos habitantes da cidade. Este trabalho de conclusão de curso intitulado foi apresentado junto ao curso de Jornalismo da Unesp – Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, adota o gênero documentário, reúne os relatos dessas pessoas e conta a história de um personagem que não virou manchete naquele dia: o motorista do caminhão”.

8) Futebol e estrada de ferro

O que é: Documentário sobre as histórias do Noroeste, da estrada de ferro NOB e da ligação entre os dois

Título: Noroeste nos trilhos: as marcas da estrada de ferro Noroeste do Brasil no Esporte Clube Noroeste

Autor: Leonardo Ananias Del Sant

Onde acessar: YouTube

Resumo: “O documentário aborda a relação do Esporte Clube Noroeste com a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e tem como objetivo mostrar a história e os legados que essa ligação deixaram para a cidade de Bauru. Trará em seu conteúdo o surgimento, crescimento e o ponto de ruptura desta união. A pesquisa realizada para a criação trará, como norte, obras anteriores que relatam estas passagens e histórias pessoais sobre o tema. Jornais e documentos comprobatórios dos eventos serão relatados ao longo dos trinta e três minutos apresentados. O produto busca, como conclusão, um recorte mais preciso desta parceria e sua importância para os bauruenses como um todo”.

9) Bauru na II Guerra Mundial

O que é: Site com reportagens sobre os pracinhas da região na II Guerra Mundial

Título: Homens de guerra: a história dos pracinhas de Bauru e região na Segunda Guerra Mundial

Autor: Ana Carolina Costa e Kelly De Conti Rodrigues

Onde acessar: homensdeguerra.com.br 

Resumo: Não disponível

10) Quadrinistas de Bauru

O que é: Site de entrevistas com quadrinistas de Bauru

Título: Por que você desenha: mapeamento dos quadrinistas da cidade de Bauru

Autor: Raphael de Andrade da Silva

Onde acessar: Site oficial

Resumo: “A proposta desse produto é criar um site reunindo quadrinistas do cenário da cidade de Bauru para entrevistas, no formato pergunta e resposta, sobre seus trabalhos e obras já produzidas. Busca inovar na forma de jornalismo digital possível, pois a mesclagem do design de quadrinhos com o jornalismo tende a ser produtiva, tendo em vista a linha narrativa linear em quadro a quadro. Assim, entrevistas com produtores de quadrinhos geram uma busca no conhecimento de mediar uma mensagem dirigida ao seu receptor”.

11) Balé clássico em três gerações

Foto: Reprodução

O que é: Livro-reportagem sobre pessoas de Bauru ligadas ao balé clássico

Título: Passé: balé bauruense em um ato e nove cenas

Autor: Gabriela Baraldi Passy

Onde acessar: Baixar arquivo PDF (a partir da página 43)

Resumo: “O projeto experimental Passé: balé bauruense em um ato e nove cenas é um livro-reportagem de perfis de pessoas que moram em Bauru e são ligadas ao balé clássico. Os entrevistados escolhidos pertencem a três gerações: são três idosas, três adultas e três jovens. Entre os nove perfilados, estão bailarinos e professores de balé clássico. O objetivo do projeto é resgatar, através da história oral de vida, e registrar, através do Jornalismo Literário, fragmentos da história da dança bauruense, pouco documentada, e retratar a paixão que as pessoas ligadas ao balé clássico sentem pela dança”.

12) Horto de Aimorés

O que é: Documentário sobre o assentamento rural Horto de Aimorés (feito para o curso de Rádio e TV, da Faculdade de Comunicação da Unesp)

Título: A terra é nossa!

Autor: Priscila Beal

Onde acessar: YouTube

Resumo: “O documentário A Terra é Nossa! apresenta uma percepção geral do assentamento rural Horto de Aimorés, localizado em Bauru/Pederneiras. A história é contada por uma parcela dos próprios assentados em formato de entrevista, somada a imagens do local, elementos textuais e videográficos. Os agricultores, por meio de informações tanto objetivas quanto subjetivas, relatam sobre a trajetória do local, o estado atual e suas experiências pessoais envolvendo sofrimentos e contentamentos. O intuito do presente relatório é abordar os estudos realizados e os passos percorridos para a realização da obra audiovisual”.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…