Desde sexta-feira (23), o público pode visitar a exposição ‘MANICROMICO’ assinada pelo artista bauruense Matheus Pinheiro, conhecido como Fino. A mostra ocorre no espaço da rádio 94 FM de segunda a sexta, das 13h às 18h, com classificação livre e entrada gratuita.

Segundo Fino, a exibição dos quadros reúne relatos de três anos de estudo de cores e de pessoas.

“A exposição foi criada durante três anos de produção minha. A ideia vem da parte de separar as cores. E como foi fruto da pandemia, tem a ver com o isolamento das cores e a beleza que existe na sobreposição delas. Também há os personagens que eu pintei, eles foram representados por pessoas que foram passando na minha vida em certos momentos”, explica.

Ainda segundo o artista, as obras ficarão expostas por 40 dias. Confira a sinopse da exposição abaixo.

Foto: Divulgação/Fino

Descrição da Exposição ‘MANICROMICO’

De acordo com a lenda, MANI era uma índia cujo corpo foi enterrado em uma oca, e após sua morte, dele surgiu a planta conhecida como mandioca, e toda a tribo passou a se alimentar dela. O nome “MANI” também pode ser interpretado como “amigo” ou “companheiro de confiança”.

Por outro lado, “CROMICO” é uma adaptação da palavra “cromia”, que se refere ao uso de todas as cores de forma separada.

Assim, “MANICROMICO” pode ser traduzido como “um irmão que dá frutos coloridos para uma cidade” e traz diversidade e abundância para a comunidade. FINO estudou e desenvolveu esse trabalho ao longo dos últimos 3 anos, especialmente para essa exposição.

Foto: Divulgação/Fino

Por dentro da arte

Fino é artista profissional há 12 anos. Como parte da estética, ele utiliza símbolos ligados a planetas, signos, energia, magia e à umbanda, religião que faz parte. Assim, toda a exposição é pensada na experiência energética que o espectador terá ao ver as obras.

Entre os personagens representados, estão pessoas que marcaram a vida do artista, orixás e um próprio autorretrato.

SERVIÇO

Exposição ‘MANICROMICO’ por Fino
Endereço: Rádio 94 FM – Rua Marcos Augusto Genovez Serra, 3-35
Horário: 13h às 18h
Entrada gratuita
Instagram: @fino014

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…