Criador da personagem Leuriscleia – com 6,1 milhões de seguidores no Instagram e 15,5 milhões no TikTok -, Gutierrez Castro compartilhou, no início de julho, uma transformação no rosto, descrevendo-a como a “realização de um sonho”.

Dois dias de pós-operatório (foto: Reprodução/Instagram)

O que o maranhense apresentou foi o resultado da cirurgia ortognática realizada no Instituto Freitas Odontologia, em Bauru. O objetivo do procedimento é modificar o esqueleto maxilofacial. No caso dele, a ideia era reduzir o tamanho do queixo e ajustar a mordida.

Foto: Reprodução/Instagram

“Eu tinha dificuldade para comer alguns tipos de alimentos e, às vezes, até para abrir um sachê de ketchup! São detalhes que me deixavam triste e também incomodavam para comer. Pesou também a questão estética”, diz o cantor.

Na prática, a cirurgia ortognática altera os ossos do rosto de modo a “harmonizar a feição”, explica o Dr. Daniel Freitas, cirurgião buco-maxilo-facial, fundador e um dos sócios do instituto e responsável pelo procedimento do Gutierrez.

Doutor em cirurgia ortognática

“Nas fotos e quando eu ia comer, a mordida era algo que realmente mexia internamente comigo, sabe? Me impedia, às vezes, de sair, porque eu não queria que ninguém me visse”, conta o artista. “Agora estou gostando do meu sorriso. Isso, para mim, não tem preço”.

Antes de fazer a cirurgia ortognática

O Dr. Daniel ressalta que o processo até a mesa de cirurgia demanda tempo e preparação, dependendo de cada caso clínico. Por isso, para ele, é crucial que haja uma conversa aberta com o paciente, a fim de que a tomada de decisão seja algo consciente.

Doutor em cirurgia ortognática

“Se acelerar, o paciente pode entrar ansioso ou despreparado emocionalmente. Existe um tempo de maturação para que a pessoa chegue preparada em todos os aspectos”, comenta, especialmente por ser procedimento invasivo.

Na preparação, o doutor faz um planejamento com tomografia computadorizada 3D para mostrar como será a movimentação do rosto e já indica o resultado, além de solicitar exames para avaliar a condição física.

Doutor em cirurgia ortognática

Também são apresentados os cuidados pós-operatórios para evitar possíveis sangramentos e reações a remédios durante a cirurgia.

O caso de Gutierrez Castro

Esse processo pode ser um pouco mais longo caso seja necessário corrigir os dentes e combinar especialidades. Gutierrez, por exemplo, teve que esperar cerca de dois anos até fazer a cirurgia ortognática. Antes de ser operado, ele passou por um “preparo”, tendo que reposicionar o sorriso.

Foto: Reprodução/Instagram

Inicialmente, foi feito um alinhamento dos dentes com aparelho. Um ano depois, na reavaliação, ele teve que extrair dois dentes para que a cirurgia fosse feita com eles em posição correta. Somente em 2023, dois anos depois da primeira consulta, é que Gutierrez foi para a operação.

Foto: Reprodução/Instagram

O que é a cirurgia ortognática?

Já na mesa de cirurgia, o processo pode demorar cerca de uma hora e meia e envolve provocar fraturas ósseas nos maxilares, que depois se recuperam naturalmente.

Cirurgia ortognática na práticaFoto: Reprodução/Instagram

“Sabe quando alguém quebra uma parte do corpo e precisa imobilizar? Nesse processo, o paciente não sente muita dor, só fica imobilizado até o osso recuperar. A cirurgia ortognática é similar”, explica Daniel.

Em seguida, o pós-operatório é o tempo para o osso se corrigir naturalmente, enquanto faz-se um monitoramento da evolução. Esse processo inclui constante higienização, alimentação correta e remédios para lidar com possíveis dores devido ao tecido mole ou possíveis inflamações.

Doutor em cirurgia ortognática

Esse é o foco de Gutierrez no momento. “Eu percebo que nossa mentalidade está ligada à recuperação, e estou colocando isso em prática. Inclusive, estão todos surpresos com minha recuperação, porque estou sempre confiante e faço tudo o que é necessário”, diz ele, que já está na expectativa do rosto perder o inchaço pós-cirúrgico e tirar o aparelho daqui alguns meses.

Gutierrez Castro conta como está o processo de recuperação

Por que Gutierrez escolheu Bauru?

Bauru é referência em tratamentos odontológicos e ensino da área na América Latina. O Instituto Freitas Odontologia é uma representação disso, tendo feito mais de 1,5 mil cirurgias ortognáticas de pessoas de todo o Brasil (incluindo a do Gutierrez, que veio da cidade de São Paulo para fazer o procedimento).

Três semanas de pós-operatório (foto: Acervo pessoal)

Foto: Reprodução/Instagram

O artista conheceu o instituto quando recebeu um e-mail deles, justamente quando estava pensando na cirurgia ortognática. “Quando conheci o trabalho do Dr. Daniel, eu fiquei apaixonado. O cara dá aula sobre o assunto! Assim, me senti mais seguro”, relata.

Alguns diferenciais do local são oferecer o apoio da ortodontista Dra. Karina Freitas – que facilita a combinação das especialidades -, a utilização da tecnologia – com exames e simulações 3D – e o uso de um hospital preparado especificamente para cirurgias plásticas.

Centro cirúrgico (foto: Divulgação)

Além disso, o instituto tem um apartamento próprio para acomodar os pacientes, usado antes e depois do procedimento. No local, o paciente se acomoda, segue uma agenda de preparação e exames, faz a cirurgia e depois tem home care e suporte no pós-operatório.

Cirurgião-dentista e professor

A proposta do Instituto Freitas Odontologia (que faz todos os procedimentos odontológicos) é também passar conhecimento para frente, já que Daniel é professor de cirurgia ortognática. Segundo o doutor, foram mais de 150 cirurgiões formados, que até hoje atuam como uma rede nacional de apoio pelo Brasil.

Doutor em cirurgia ortognática

Essa combinação de professor e profissional foi inspirada no pai, que também é docente e ortodontista. A única diferença é a especialização em cirurgia, uma decisão que veio no primeiro ano de graduação.

“Eu vi uma cirurgia, no Centrinho, de um menino que tinha uma fissura bilateral, e era bem grave. Depois que eu vi como o cirurgião reconstruiu o rosto do menino, eu resolvi investir na área”, conta o doutor, que se formou em 2004.

Em seguida, Daniel Freitas fez mestrado e doutorado e, posteriormente, virou professor de cirurgia ortognática na UFRJ. Durante esse período, fez cirurgias em mais de 40 cidades. Há seis anos, remodelou o Instituto Freitas Odontologia, parou de viajar e reforçou o ensino e a realização de cirurgias aqui na cidade.

Doutor em cirurgia ortognática

publieditorial

Serviço
Instituto Freitas Odontologia (CROSP 17472)
Dr. Daniel Salvatore de Freitas (CROSP 86140 – Cirurgião-Dentista)

Endereço: R. Gerson França, 9-02
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h
Contato: (14) 99821-3004
Site: www.institutofreitas.com.br | lkt.bio/institutofreitas
Instagram: @institutofreitas
Facebook: /institutofreitas 

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fisioterapia cardiorrespiratória: área focada em pulmão e coração é especialidade de clínica em Bauru

Quando uma pessoa sofre uma fratura, uma das fases de recuperação é a fisioterapia tradici…