O mês de agosto reúne três datas que reforçam o cuidado com a saúde: Dia Nacional da Saúde (05), Dia da Gestante (15) e Dia do Ultrassonografista (21).

De acordo com o Ministério da Saúde, 5 de agosto foi escolhido para promover a saúde, pois é a data de nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz. No final do século XIX e início do XX, ele colocou em prática estratégias inéditas, até então, no combate às doenças da febre amarela, varíola e peste bubônica. Portanto, em 1967, o Dia Nacional da Saúde foi definido por meio da Lei 5.352.

Além de conscientizar a população, o objetivo da data é incentivar uma rotina com hábitos mais saudáveis, como fazer exercícios físicos, beber água, realizar exames de rotina e consumir frutas e verduras.

As demais datas comemorativas vêm com o mesmo propósito de chamar a atenção para a saúde de pessoas grávidas e para lembrar da importância do exame e dos profissionais ultrassongrafistas. 

Cuidado com a saúde deve ser ensinada

Seja em agosto ou em outro mês, gestante ou não, cuidar da saúde é fundamental para uma vida longeva e para o bem-estar. O médico obstetra, fetólogo e ultrassonografista, Rodrigo Coltro, fala sobre como considera positivo celebrar datas como estas. 

Hoje em dia mudamos o conceito de saúde. Saúde não é ausência de doença, é você estar no seu melhor, na sua melhor performance, na sua melhor forma. Então eu acho importantíssimo [existir o Dia Nacional da Saúde] para chamar atenção das pessoas sobre o tema”, esclarece.

Ainda segundo Rodrigo, a prevenção é ideal. Sendo assim, ele aconselha os pais a ensinarem os filhos a se preocuparem com a saúde desde a infância.

Podemos tomar medidas que, muitas vezes, são simples, práticas do nosso dia a dia, como comer bem e fazer atividade física”, indica o profissional.

De olho nos sinais 

Além dos hábitos saudáveis, observar o próprio corpo também é uma forma de cuidar da saúde, pois podemos encontrar indícios de algo que não vai bem. Neste caso, as gestantes devem redobrar as precauções. 

Como médico especializado na saúde dos fetos, Rodrigo destaca alguns pontos de atenção durante a gravidez, ressaltando que, como alguns destes sintomas são comuns neste período, o pré-natal, as consultas com o obstetra e a realização do ultrassom regularmente tornam-se fundamentais. 

  • Ganho de peso excessivo;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Inchaço; 
  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Altura uterina pequena ou grande demais;
  • Prisão de ventre ou diarreia.

O pré-natal é mais uma forma de cuidar da saúde durante a gestação e tem como objetivo identificar, prevenir e tratar possíveis doenças ou complicações na gravidez. Por isso, por uma questão de saúde, deve-se procurar um médico antes mesmo de engravidar. 

Hoje em dia, a gente valoriza muito o período das tentativas porque se você consegue estar bem, ter uma saúde boa antes de engravidar, você pode ter uma gestação mais tranquila”, esclarece Rodrigo.

Imagens da gestação 

Uma das partes mais especiais da gravidez é acompanhar o crescimento do bebê de perto. Com a tecnologia atual, os aparelhos de ultrassonografia deixam as imagens do interior da barriga bem visíveis e com movimento. Dessa forma, é possível visualizar o feto se formando até estar pronto para vir ao mundo. Mas o exame vai além de conhecer o bebê. 

Pelo ultrassom gestacional, o fetólogo analisa o estágio de desenvolvimento do bebê, a posição, o sexo e os batimentos cardíacos. Também é possível detectar alguma enfermidade, já que o exame faz parte do pré-natal.

Assim, Rodrigo explica que podem ser realizados cerca de oito exames de ultrassom ao longo de uma gravidez sem complicações.

Geralmente são dois exames no primeiro trimestre, dois no segundo trimestre e de três a quatro no terceiro. Porque o primeiro trimestre é mais estratégico, onde vai se traçar o caminho daquela gestação. No segundo trimestre a gente fecha o ciclo para poder avaliar a formação do bebê. Já o terceiro trimestre é o acompanhamento do crescimento”, informa. 

Além disso, o ultrassom é um exame simples, não emite radiação e não é invasivo. Por isso, é indicado também como exame de rotina para pessoas em diferentes casos. 

Consultoria:
Rodrigo Soler Coltro (CRM-SP: 134674/ RQE: 391381 e 391382)

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…