Uma alimentação saudável envolve itens que forneçam todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano, ou seja, investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar podem contribuir na saúde. Saber combinar proteínas, carboidratos, legumes e frutas também pode ser uma boa estratégia.
São informações importantes de aprender desde criança, considerando a frequência com que o público infantil consome ultraprocessados, no entanto, podem ser chatas para os pequenos!
Mas e se o grupo básico de alimentos forem super-heróis? Foi a pergunta que a nutricionista Suzana Janson Franciscato fez ao idealizar a série animada ‘As novas aventuras dos Nutriamigos’, lançada no início de setembro.
“As crianças, quando aprendem sobre os alimentos, podem fazer escolhas mais saudáveis. Então, você precisa ensinar sobre os nutrientes, as funções deles no organismo, se são construtores ou reguladores, etc. Só que essas palavras não são interessantes, e [com a série] eu pretendo passar as informações de maneira lúdica”, explica.
Quem são os Nutriamigos?
A série conta a história de quatro amigos e super-heróis juvenis, os Nutriamigos, que se envolvem em diferentes aventuras. Liderados por uma nutricionista e cientista, cujo codinome é Nutrix, eles se teletransportam pelo Brasil aprendendo sobre diversidade, cuidado e sobre as delícias, cores e sabores do planeta.
A turma é formada por quatro heróis, no qual cada um representa um grupo de alimentos. São eles o Tato (carboidratos), a Tita (proteína), a Viky (vitamina) e o Lipi (lipídios). A curiosidade é que as características e os desenhos estampados nos uniformes de cada herói seguem as propriedades do grupo alimentar que representam!
Nutriamigos (foto: Reprodução)
Os seis episódios de ‘As novas aventuras dos Nutriamigos’ estão disponíveis no YouTube. A série é voltada para crianças de 6 a 8 anos.
É um desenho, não uma aula
Os episódios dos Nutriamigos ensinam sobre alimentação saudável. Mais do que isso, aborda também questões de saúde, educação e ecologia, já que temas como falta de água e agricultura também estão presentes na série.
Isso, claro, em formato de desenho animado e com roteiro divertido para chamar a atenção das crianças. Suzana desenvolveu a série projetando que fosse vista pelas crianças por vontade própria e não apenas passada por professores como tarefa, nutricionistas no consultório ou obrigada pelos pais.
“A ideia é que as crianças tenham identificação com os personagens, tanto por serem alunos de uma escola, quanto por serem heróis. São aventuras que as crianças vão fazendo a ligação com a origem do alimento e descobrindo os benefícios. Eu quero que as crianças se sintam os heróis da nutrição!”, projeta a nutricionista.
Equipe técnica
Bauruense, a série animada em 2D contou com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), levou três anos para ser feita – entre captação de recursos e publicação no YouTube – e contou com a equipe:
- Agência de comunicação: Difere Comunicação.
- Ilustração: Rodrigo Cordeiro
- Roteiro: Camila Targino
- Animação: Dogzilla
- Produção: PEN – Programa de Educação Nutricional.
O projeto tem os patrocinadores: Confiança, Santa Massa, Spert, Disfer, Puriplan, Sapore, Agrosolo, Stalo, DeVito, Hidroceres, Omnigráfica e Lubri Motors.
Nutriamigos surgiu em 1999
Suzana formou-se em Nutrição aqui no Unisagrado em 1984 e atua com crianças desde 1992. No início da trajetória, um dos desafios era encontrar formas agradáveis de trabalhar com os pequenos. “É muito difícil falar para comer arroz e feijão, explicar o carboidrato e proteína, etc. Era um assunto meio massante para as crianças”, relembra.
“E sempre foi meu foco trabalhar para as crianças aprenderem sobre os alimentos e como ter uma alimentação saudável. Eu queria que eles tivessem conhecimento sobre o assunto. De onde vêm? O que contêm? O que são nutrientes? Quais alimentos contêm quais nutrientes?”, acrescenta.
Em 1999, a nutricionista criou o projeto Nutriamigos, na época bem diferente da série de super-heróis lançada neste ano. O objetivo era, de forma lúdica, fazer com que as crianças falassem sobre os alimentos em brincadeiras.
A turma de amigos dos grupos alimentares ‘ganhou vida’ em 2012, virando personagens adaptados para o teatro, jogos, atividades pedagógicas, etc.
O produto mais famoso em que os Nutriamigos – ainda sem super poderes – apareceram foi uma série animada de cinco histórias de 11 minutos em DVD, que Suzana distribui em escolas com apoio da Lei Rouanet. Segundo a nutricionista, o desenho animado, que tinha um roteiro mais educativo, foi entregue a três mil escolas públicas.
Próximos passos dos Nutriamigos
O próximo passo dos Nutriamigos será uma coletânea de seis livros com histórias do grupo, em formato impresso, áudio livro e audiovisual, com acessibilidade em todos os materiais.
“Eu trabalho com os Nutriamigos desde o início da carreira, envolvendo escola e pais, sempre com o ideal dos pequenos crescerem entendendo sobre alimentação. E não é só ter informação sobre o alimento, é gerar conhecimento e contribuir no trabalho de que a criança seja mais saudável”, finaliza.