De 15 a 27 de janeiro, a Unesp Bauru realiza a 5ª edição do curso de férias. A programação oferece quase 40 atividades de aprendizado em diferentes áreas, como Ciências Humanas, Biológicas, Exatas, Psicologia, Educação Física, Arte, Música, Astronomia e Medicina.

A proposta do Curso, organizado pelo projeto Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), é explorar o conhecimento de um jeito leve e descontraído. “Queremos ver todo mundo com um sorriso no rosto enquanto aprende coisa nova! Essas férias não são só sobre conhecimento, são sobre vivenciar a universidade de um jeito único”, informa o anúncio do curso.

Com opções de forma online e presencial e voltado para todas as idades, as atividades incluem aulas temáticas, minicursos, rodas de conversas e oficinas. Cada dia possui diferentes atividades, conforme a programação abaixo.

As inscrições estão abertas até 12 de janeiro e devem ser feitas em formulário online. Nesse site, o interessado pode escolher do que deseja participar. É importante ficar atento à programação por conta de possíveis atualizações. O telefone para mais informações é o (14) 3103-9313.

Unesp Bauru

Confira a programação completa

Segunda-feira, 15/1

– Oficina: Jogos de tabuleiros como apoio à alfabetização.

Das 9h às 11h. 6 a 10 anos. Apresentação e aplicação de diferentes jogos (Batalha das Letras, Scrabble, Formando Palavras, Forca) de apoio à alfabetização.

– Oficina: Jogo temático ‘Talentos em Ação’.

Das 14h às 16h. 6 a 10 anos. Através do jogo de tabuleiro talentos em ação, vamos propor o desenvolvimento de três tipos de atividades de enriquecimento: tipo I, II e III, visando desenvolvimento de habilidades gerais e específicas dos estudantes.

– Minicurso: Cypecad 2024 no cálculo estrutural.

Das 14h às 16h. Para estudantes de engenharia. Aplicação do Cypecad 2024 no cálculo estrutural de edificações em concreto armado. Visa ensinar os principais conceitos de Cypecad 2024  no cálculo estrutural de edificações em concreto armado.

– Roda de conversa sobre superdotados.

Das 19h às 21h. Para familiares de crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação.

– Oficina de Comunicação Oral e Escrita.

Online. Das 19h às 21h. 15 a 18 anos. Será feita uma explanação sobre a importância da comunicação no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Serão dinâmicas para ver como colocar em prática.

Terça-feira, 16/1

– Oficina: Jogos de tabuleiros educacionais para desenvolvimento de raciocínio lógico.

No IPMET. Das 9h às 11h. 11 a 14 anos. Apresentação e aplicação de diferentes jogos (Archimedes, Charada, Emboscada, Mastermind, Rummikub, Córtex) para desenvolvimento de raciocínio lógico.

– Oficina de atividades circenses.

No Departamento de Educação Física da Unesp Bauru. Das 9h às 11h. 4 a 7 anos. Será oferecida oficina para vivência de atividades circenses envolvendo malabares, equilíbrio, acrobacias, entre outros.

– Oficina: Iniciação ao Xadrez.

No IPMET. Das 14h às 16h. 7 a 10 anos. Será oferecida oficina de introdução ao xadrez e também jogos cooperativos entre os participantes.

– Palestra: Profissões – Engenharia Química.

Online. Das 19h às 21h. 15 a 18 anos. Será feita uma apresentação sobre o mercado de trabalho, como pensar em uma profissão e campos de atuação.

Quarta-feira, 17/1

– Oficina: Jogos de tabuleiro educacionais para desenvolvimento matemático.

No IPMET. Das 9h às 11h. 6 a 10 anos. Apresentação e aplicação de diferentes jogos (Uno, Lhama, Pega em 6, Archimedes, Bingo) para desenvolvimento de habilidades matemáticas.

– Oficina: Iniciação ao Xadrez.

No IPMET. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. Será oferecida oficina de introdução ao xadrez e também jogos cooperativos entre os participantes.

Quinta-feira, 18/1

– Roda de Conversa: Emergência Climática.

No IPMET. Das 14h às 16h. 15 a 18 anos. Aprimorar o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre o aumento da temperatura devido às emissões dos gases do efeito estufa.

– Oficina: Produção de Notícias.

No IPMET. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. Ensinar, de modo simplificado, a produção de texto noticioso, além de incentivar os jovens a produzirem jornais escolares. A proposta usaria o texto ‘notícia’ para ensinar os estudantes a serem porta-vozes de suas realidades.

Sexta-feira, 19/1

– Oficina: Construção e Lançamento de Foguetes.

No IPMET. Das 9h às 11h. A partir de 12 anos. A oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafa PET oferece uma experiência lúdica. Com o intuito de estimular a criatividade e o raciocínio lógico, os participantes terão a oportunidade de aplicar conceitos físicos fundamentais, como força, impulso e movimento oblíquo, de forma prática e envolvente.

– Oficina de atividades circenses.

No Departamento de Educação Física da Unesp Bauru. Das 14h às 15h. 8 a 12 anos. Será oferecida oficina para vivência de atividades circenses envolvendo malabares, equilíbrio, acrobacias, entre outros.

Sábado, 20/1

– Roda de conversa: A importância do planejamento financeiro.

Online. Das 9h às 11h. Jovens e adultos. O planejamento financeiro é essencial na vida de todas as pessoas.

– Visita técnica ao laboratório de caracterização.

No IPMET. Das 9h às 11h. 15 a 18 anos. Visita a um laboratório de química e caracterização de materiais, para mostrar equipamentos.

– Oficina de Comunicação Oral e Escrita.

No IPMET. Das 14h às 16h. 15 a 18 anos. Será feita uma explanação sobre a importância da comunicação no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Serão dinâmicas para ver como colocar em prática.

– Roda de conversa: Mulheres, Ciência e Indústria.

No IPMET. Das 19h às 21h. 15 a 18 anos. Discutir o papel e os desafios da mulher na sociedade em suas amplas atuações.

Domingo, 21/1

– Minicurso: Currículo e Linkedin – Ferramentas Profissionais.

No IPMET. Das 9h às 11h. 15 a 18 anos. Contribuir para a elaboração, formatação de currículos profissionais. Ensinar as melhores formas para aproveitar essa ferramenta profissional importante e, também, o Linkedin.

– Minicurso: Ferramenta de Dados – Excel.

No IPMET. Das 14h às 16h. 15 a 18 anos. Oficina sobre Excel Básico e Intermediário para conhecimento das principais funções, formatações e utilização para otimizar dados.

Segunda-feira, 22/1

– Oficina: Ilustração Científica – Conhecendo e Desenhando a Fauna do Cerrado.

No IPMET. Das 9h às 11h. 6 a 10 anos. A atividade proposta pelos membros do Centro Acadêmico de Biologia da Unesp de Bauru se resume à ilustração científica da fauna do bioma Cerrado para alunos do Fundamental I. Com explicação da fauna seguida de atividade prática.

– Oficina: Ilustração Científica – Conhecendo e Desenhando a Fauna do Cerrado

No IPMET. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. A atividade proposta pelos membros do Centro Acadêmico de Biologia da Unesp de Bauru se resume à ilustração científica da fauna do bioma Cerrado para alunos do Fundamental II. Com explicação da fauna seguida de atividade prática.

– Oficina de atividades circenses.

No Departamento de Educação Física da Unesp Bauru. Das 14h às 15h. 4 a 8 anos. Será oferecida oficina para vivência de atividades circenses envolvendo malabares, equilíbrio, acrobacias, entre outros.

– Oficina: Ilustração Científica – Conhecendo e Desenhando a Fauna do Cerrado.

No IPMET. Das 19h às 21h. 15 a 18 anos. A atividade proposta pelos membros do Centro Acadêmico de Biologia da Unesp de Bauru se resume à ilustração científica da fauna do bioma Cerrado para alunos do Fundamental II. Com explicação da fauna seguida de atividade prática.

Terça-feira, 23/1

– Oficina de atividades circenses.

No Departamento de Educação Física da Unesp Bauru. Das 9h às 10h. 8 a 12 anos. Será oferecida oficina para vivência de atividades circenses envolvendo malabares, equilíbrio, acrobacias, entre outros.

– Laboratório de prática social interdisciplinar.

No IPMET. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. A atividade contempla o uso de recursos naturais, amostras de solos, rochas, uso de microscópio e desenvolvimento da metodologia proposta por Demerval Saviani.

– Roda de conversa: Internet e seus impactos a saúde.

Online. Das 19h às 21h. Jovens a partir de 15 anos. Roda de conversa sobre a influência da mídia para o consumo de medicamentos sem acompanhamento médico e casos de adoecimento por causa da internet.

Quarta-feira, 24/1

– Oficina: Tintas naturais.

No IPMET. Das 9h às 11h. 11 a 14 anos. Desde o início da humanidade, utiliza-se corantes naturais para criar arte. Desde as pinturas rupestres até os corantes usados no tingimento de tecidos, o uso de produtos vegetais, animais e até minerais é amplamente difundido. Nesta oficina, os participantes poderão ter uma imersão nesse universo através da produção de algumas tintas.

– Oficina: Ilustração biológica: criando arte a partir da natureza.

No IPMET. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. Sejam os organismos microscópicos, órgãos ou mesmo as cenas inteiras de ecossistemas, o estudo da natureza sempre veio acompanhado da ilustração, tendo alguns expoentes desde Ernst Haeckel, Louis Pasteur e figuras contemporâneas como a paleoartista Danielle Dufault. Além de conhecer, vamos exercitar alguns conceitos básicos da ilustração como esboço, proporção e perspectiva – tudo isso aplicado à ilustração de seres vivos ou mesmo dos ecossistemas que os mesmos integram.

Quinta-feira, 25/1

– Oficina: Te Vejo na Escola – Preconceito.

No IPMET. Das 14h às 16h. 6 a 10 anos. A atividade lúdica conta com apresentação da animação ‘Preconceito’, produzida pelo projeto de extensão da FAAC/Unesp Te Vejo na Escola. Na segunda etapa da oficina, as crianças produzirão animais em dobradura (origami).

– Visita monitorada ao Laboratório de Anatomia da Unesp.

No Departamento de Ciências Biológicas. Das 14h às 16h. 11 a 14 anos. Na visita ao Laboratório Didático de Anatomia, alunos e professores poderão visualizar uma exposição montada com peças do acervo do Laboratório Didático de Anatomia, mostrando diversos sistemas do corpo humano.

– Roda de conversa: fraudes e golpes digitais.

Online. Das 19h às 21h. Jovens a partir dos 15 anos. Reunião para discutir sobre fraudes e golpes digitais que os participantes sofreram e medidas para evitar essas ocorrências. 

– Visita monitorada ao Observatório de Astronomia da Unesp.

No IPMET. Das 19h às 21h. 6 a 10 anos. Contos das missões lunares, introdução sobre fases da lua, imagens de luas do sistema solar, montagem de maquete de foguete e observação da lua cheia nos telescópios oficiais da Unesp.

Sexta-feira, 26/1

– Oficina: Paleoarte: ilustrando o passado na Terra.

No IPMET. Das 9h às 11h. 11 a 14 anos.  Paleoarte é como chamamos qualquer trabalho artístico (ilustração, computação gráfica, escultura) que mistura paleontologia e arte para recriar organismos que já foram extintos. Nesta atividade, você poderá aprender um pouco mais sobre como essa forma de arte caminha lado a lado com a ciência.

Sábado, 27/1

– Minicurso: A importância do planejamento financeiro.

Online. Das 9h às 11h. Jovens a partir dos 15 anos. O planejamento financeiro é essencial na vida de todas as pessoas.

– Palestra: Profissões do Futuro.

Online. Das 9h às 11h. Jovens a partir dos 15 anos. As profissões do futuro estão em constante evolução devido ao avanço da tecnologia, mudanças na economia global e novas demandas da sociedade. A ideia é bater um papo com alunos do Ensino Médio sobre habilidades importantes para um futuro próximo.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru Shopping realiza 3ª edição da Corrida das Mulheres em março

Abrindo o Circuito BSC Corridas, o Bauru Shopping promove a 3ª edição da Corrida das Mulhe…