Uma situação comum de todas as famílias é decidir quem vai cuidar dos idosos. Quando filhos e netos assumem a responsabilidade, a assistência pode gerar conflitos. Para isso, o cuidado profissional é uma alternativa.

“Nesses casos, nós lidamos com o cuidado para você ter a comodidade de interagir com o familiar de uma forma saudável e dedicar mais tempo aos momentos alegres”, comenta Caio Cavassan, um dos criadores da Procare Medical, empresa especializada em assistência domiciliar personalizada.

Empresa de cuidado

“Em resumo, nosso serviço é o cuidado”, acrescenta a sócia da empresa, Nayara Cavassan. “Não apenas com um cuidador para a casa, mas também ajudando em tudo o que o assistido não consegue fazer sozinho”.

Para isso, a Procare Medical faz o diagnóstico da situação, a contratação e acompanhamento de profissionais de assistência a pessoas que precisam de um cuidado profissional, sejam cuidadores, enfermeiros ou outras especialidades de saúde. Além disso, também podem mediar a compra e aluguel de equipamentos hospitalares e insumos, como por exemplo, fraldas, curativos e medicamentos. 

Dessa forma, a empresa atende idosos, pós-operados, gestantes, pessoas com necessidades especiais, recém-nascidos e crianças, atuando em diferentes ambientes, como domicílios, hospitais e viagens.

Empresa de cuidado

Como funciona o serviço?

O primeiro passo é o diagnóstico. “Vamos ao local para ouvir a família, identificar as necessidades e organizar a assistência a partir da vivência do assistido”, resume Caio. A partir disso, o serviço pode ser contratado avulso ou em pacote de horas por tempo indeterminado.

Empresa de cuidado

Com essas informações, a empresa faz um prontuário personalizado com a prescrição dos cuidados, ou seja, uma rotina de atividades (de baixa, média ou alta complexidade) é planejada de acordo com as demandas do assistido.

Pode envolver cuidados simples como banho, higiene, controle de medicação, manutenção de atividade física e avaliação de sinais vitais, embora também possa ser necessário tarefas complexas como troca de sonda e aplicação de remédios intravenosos.

Em seguida, a Procare Medical contrata o profissional de acordo com o prontuário, desde cuidador de idosos a fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, etc.

Acompanhamento do dia a dia

O serviço da empresa continua com a supervisão técnica feita por uma equipe formada pelo Caio, quatro enfermeiras e uma gerontóloga. Essa etapa inclui checar o andamento das atividades, definir os profissionais qualificados, entrar em contato com a família e, principalmente, nunca deixar faltar o serviço.

Empresa de cuidado

Além disso, o acompanhamento permite a constante adaptação do prontuário, já que o trabalho abrange situações que podem mudar com o tempo. 

“Às vezes nós começamos com um tipo de cuidado, mas depois de seis meses, precisamos fazer uma mudança. Prestamos atenção nesses aspectos, por exemplo, se uma idosa que antes andava, depois não consegue mais andar ou doenças como o Alzheimer, que pioram com o tempo”, exemplifica.

Além das atividades práticas

É importante entender como as atividades vão além da lista de tarefas citadas no início do texto e da aplicação de uma técnica. A habilidade de cuidar requer também a capacidade de criar vínculos.

Ao contar sobre como é cuidar dos assistidos, Aline de Lima Barbizan, gerente da equipe da Procare, se emociona. “Sabemos que a necessidade de assistência é um momento de dor e pensamos nisso quando estamos lá convivendo com eles. É muita dedicação envolvida”, relata. 

“Quando entramos na faculdade de enfermagem, tomamos a decisão de estar do início ao fim da vida. Independente da situação que encontramos, nós vamos estar presente! É um envolvimento que faz com que a gente também sinta as dores da família. Por isso, cada vida que melhora um pouco, se o assistido consegue andar, dá um sorriso, melhora a relação com a família… é uma alegria. Não é só técnica, tem amor do nosso lado”, acrescenta.

Empresa de cuidado

Tecnologias para facilitar a assistência

Lançada em outubro do ano passado, a Procare Medical já planeja os próximos passos. A empresa deve implementar a todos os clientes, ainda neste ano, tecnologias para facilitar a assistência.

Entre elas, estão as pulseiras anti-quedas, que sinalizam o risco de acidentes e possuem um botão ‘SOS’ para o assistido.

Outra tecnologia é um programa online – atrelado a um tablet em cada casa – que vai registrar entrada, saída e todas as atividades do dia feitas pelo profissional. Caso o cuidador não apareça ou não faça uma atividade, a Procare age para auxiliar na assistência. Da mesma forma, os familiares terão acesso ao programa para acompanhar o dia a dia em tempo real.

Experiência de franquia

Doutores em biologia e enfermagem, respectivamente, Nayara e Caio se conheceram e casaram durante a trajetória acadêmica em Botucatu. Quando mudaram para Bauru, há cerca de sete anos, decidiram abrir uma unidade de uma franquia de cuidadores profissionais.

Com a experiência de quase três anos na área, o casal resolveu criar a própria marca. “Entendemos o mercado e percebemos que as famílias baururenses querem um atendimento mais próximo e amplo. Sabendo desse perfil, preferimos montar uma empresa que pudesse oferecer tudo o que nossos clientes pediam”, conta Caio.

A mudança permitiu aumentar a equipe de supervisão, ter flexibilidade para tratar os clientes e ampliar a gama de serviços e profissionais

Empresa de cuidado

publieditorial

Serviço
Procare Medical
Endereço: Rua Gustavo Maciel, 2240 – Jardim Nasralla
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Contato: (14) 99112-0680 e (14) 99101-8880
Site: www.procaremedical.com.br
Instagram: @procaremedical.com.br
Facebook: /procaremedical.com.br 

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Após superar dívidas e alcançar doutorado, professor oferece mentoria para desenvolvimento pessoal e profissional

Com uma transição entre a área de beleza, dívidas e uma carreira acadêmica, a história do …