Atuar na educação há mais de meio século exige o desafio de misturar tradição com a atualização do ensino. É o que o Colégio São Francisco, que completou 68 anos em fevereiro, faz em Bauru.

Por um lado, o colégio possui uma proposta humanista cristã e uma base de uma formação integral para educar alunos com princípios e valores cristãos. 

“Investimos na formação integral dos nossos alunos, ou seja, no desenvolvimento dos conhecimentos e saberes como também nas dimensões físicas, emocionais, afetiva, social, cultural e espiritual. Desta forma, o aluno saberá agir no mundo de forma empática, gerando mudanças no contexto deles e contribuir na sociedade”, aponta Ros marie, diretora pedagógica do colégio e com mais de 25 anos de experiência.

Colégio São Francisco

Por outro lado, não está parado no tempo, esclarece a Irmã Rita, diretora geral. “Cada geração demanda um tipo de educação e é o que fazemos: educar no que é particular das crianças e adolescentes de hoje”, afirma.

Voltado para alunos do maternal ao 9° ano, o São Francisco utiliza ferramentas metodológicas nos diversos espaços escolares, com incentivo à autonomia dos alunos, preparação para convivência em sociedade, uso de tecnologias, entre outras estratégias.

Dessa forma, o processo de aprendizagem combina tradição e modernidade, essencial para formar gerações de bauruenses nessas quase sete décadas.

“Fizemos uma atividade outro dia e vimos que temos alunos que até os avós já estudaram aqui! É uma história consolidada. Nada se estabelece por tanto tempo sem ter qualidade”, garante Ros marie.

Tradição educacional e religiosa

O começo dessa história foi em 15 de fevereiro de 1956, quando Frei Elias instalou, no salão paroquial da Igreja de Santo Antônio, a escola Paroquial, com quatro salas onde eram atendidos doze turmas para atender cerca de 500 crianças. Em menos de dez anos, o colégio mudou-se para o atual endereço, no bairro Bela Vista. Para isso, Frei Elias contou com a ajuda de Irmãs do Colégio São José, que já estavam no Centro de Bauru há quase 30 anos.

Colégio São Francisco

Desde de o início, o São Francisco, nasce como um colégio católico visando uma formação de pessoas com preceitos religiosos e tendo a máxima da Beata Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, como sua essência, “educar é uma obra de amor”, como conta a Irmã Rita.

“Mas não o amor apaixonado ou superficial. É um amor exigente e que visa estimular o potencial. Nosso trabalho é um compromisso com a formação acadêmica e profissional para desenvolver líderes e cidadãos completos”, complementa Ros marie.

Estrutura do colégio

Nesse sentido, a espiritualidade faz parte da rotina. O colégio possui momentos celebrativos para reflexão e espaços de oração, a Pastoral Escola – que é responsável por atividades como espaço de oração e reflexão, momentos de adoração, louvores e cânticos -, e as aulas de Ensino Religioso.

São ferramentas que buscam educar com espiritualidade para fortalecer valores. “Nosso interesse não é converter para o catolicismo, mas incentivar para que cada um descubra a própria espiritualidade e se conecte com o sagrado. Acreditamos que isso influencia a pessoa em todos os sentidos”, diz.

Estrutura do colégio

Estar em sociedade

A partir dessa base e sendo parte da Rede Sagrado de Educação, o colégio educa para uma vivência de princípios, seja em sala com o corpo docente e na convivência dos corredores, seja em atividades extras como ir à feira para vivenciar a matemática presente no cotidiano.

“Nós fortalecemos esses outros aspectos, além dos conteúdo curriculares. Pensamos em uma vida em equilíbrio, que inclua a inteligência, o conhecimento, o emocional, a família e o espiritual”, reforça Ros marie.

Estrutura do colégio

Educando a atual geração

Ainda assim, o colégio está pronto para a geração atual, primeiramente estabelecendo o protagonismo dos alunos para tomarem decisões.

Entretanto, Irmã Rita destaca que é importante um outro lado: a autonomia não significa individualismo. A educação precisa preparar os alunos para a relação com outras pessoas.

“Existe uma sociedade em que ele vai atuar. É um grande ponto do colégio: criar essa preocupação com o mundo, com o meio ambiente, com as pessoas. Um exemplo é quando fazemos campanha do agasalho. Não é só doar, mas saber a necessidade do outro que vai precisar daquele item”, exemplifica.

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Tecnologias, inovação e atividades extras

Outros passos para educar a atual geração é estabelecer formas de incluir a tecnologia no dia a dia e apostar em atividades que expandem o ensino além do conteúdo em sala.

Algumas novidades do São Francisco são o Sagrado Innovation, que é a oferta de aulas de robótica, programação, metaverso, etc; e a Feira do Empreendedorismo, onde os alunos criam um produto dentro da disciplina de Educação Financeira e vendem em uma feira de negócios.

Estrutura do colégio

São novidades que acompanham atividades já parte do dia a dia, como as aulas na Sala Maker (espaço de criação e inovação, experimentação e concretização de projetos), o uso dos diversos laboratórios, as festas e feiras, as práticas esportivas que incluem a preparação para a Olímpiada Esportiva Madre Clélia (evento anual que reúne alunos de todas as unidades da Rede Sagrado).

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Matrículas abertas

O Colégio São Francisco está com matrículas abertas, com vagas nos turnos da manhã e tarde. Para saber mais, entre no site da instituição.

publieditorial
Serviço
Colégio São Francisco
Endereço: R. Santo Antônio, 6-56 – Jardim Bela Vista
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 7h às 18h
Matrículas: www.conteudo.sagradoeducacao.com.br
Contato:  (14) 3102-2222
Instagram: @colegiosaofrancisco.bauru
Facebook: /colegiosaofrancisco.bauru

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Estrutura do colégio

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…