É fato: todo começo de ano, a primeira coisa que vem à cabeça é começar a fazer exercícios. Mas, colocar o plano em prática é sempre difícil – e aí entram as famosas desculpas como falta de companhia e de dinheiro. Mas aqui em Bauru existem alguns grupos de exercícios que são gratuitos e abertos a toda população. E agora, qual a desculpa? Ah, nem pense em falar na falta de tempo porque eles têm horários alternativos! Saiba mais:

Grupo de patins
Você já pensou em andar de patins? Esta pode ser uma boa opção para exercitar o corpo e, ainda, conhecer novas pessoas, já que existe um grupo na cidade que sempre se encontra para patinar. Os encontros acontecem toda terça e quinta, a partir das 19h. Aos finais de semana, o grupo se reúne a partir das 18h, na Ciclofaixa da Avenida do Camélias. Os interessados podem saber mais informações no grupo Patins Bauru.

Grupo feminino de handebol
As mulheres podem optar pelo handebol. O grupo se reúne duas vezes por semana em uma quadra próxima à Avenida Castelo Branco. E ah, existem duas opções: um grupo mais treinado que se encontra toda quarta-feira e um mais descontraído que joga toda segunda. Quem quiser saber mais detalhes pode entrar em contato com a Laís, a partir do telefone: 98100-1310.

+ Bauruense cria site para quem quer “Chegar Lá”
+ Segurança de shopping supera lesão no joelho e se prepara para ultramaratona
+ Atleta bauruense muda sua vida com o Kung Fu e entra para a seleção brasileira
+ Bauruense é o melhor atleta de kung fu da América Latina

Grupo de Rugby
O Rugby é um esporte totalmente coletivo onde qualquer pessoa pode participar. Atualmente, a modalidade mais jogada no Brasil é o Rugby sevens, com sete jogadores em cada time dentro de campo e mais cinco na reserva). Em Bauru, o esporte é praticado no campus da Unesp em diferentes horários: manhã, tarde e noite! Para saber mais detalhes do esporte e como participar, entre em contato com Pedro no telefone 99634-9352 ou acesse: www.facebook.com/Rugby-Unesp-Bauru

Grupo de bicicleta
Quer andar de bike por aí? Então conheça o grupo Bike Brothers, que possui mais de 2.000 membros no Facebook. Lá, você pode encontrar os horários e os pontos de encontro da semana e praticar o esporte.

Cuidados necessários
Para fazer exercícios por conta própria é preciso ter alguns cuidados com o corpo e com a atividade, como explica Renato Breviglieri Vianna, profissional de Educação Física, que deu algumas dicas. Confira:

* Faça exercícios médicos, de preferência, com um cardiologista. Após a liberação médica, o principal é procurar uma atividade que lhe dê prazer, sem se preocupar com modismos.

* A hidratação é muito importante, seja antes do exercício, durante para reposição hídrica e após, para retornar aos níveis de hidratação que se estava antes do exercício. “Lembrando que nosso organismo é composto de mais ou menos 75% de água, por isso precisamos manter um bom nível de hidratação para que ele tenha um bom funcionamento, principalmente durante o exercício”, explica o profissional.

*Não deixe de procurar um profissional habilitado e capacitado para auxiliar as atividades e evitar qualquer risco. “Procuramos um médico quando queremos prevenir ou tratar de uma doença, procuramos um engenheiro para construir nossa casa, então, nada mais certo do que procurar um profissional que estudou especificamente a Educação Física para orientá-lo. Principalmente hoje em dia que vemos tantos absurdos acontecendo, tantos acidentes com pessoas que não procuraram um profissional e preferiram ouvir e copiar determinada blogueira da moda. Procurar orientação profissional capacitada é muito mais seguro”, diz.

Consultoria: Renato Breviglieri Vianna, profissional de Educação Física.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…