publieditorial

Para muitas pessoas, a perda involuntária de urina é um problema relacionado ao envelhecimento, mas o que poucos sabem é que ela pode acometer qualquer pessoa.

Segundo a coordenadora do curso de fisioterapia da FIB, Cintia Zacaib Silva, a doença diminui a qualidade de vida. “A disfunção miccional afeta dramaticamente as pessoas, causando problemas psicossociais, higiênicos e sexuais. Um grande número de pessoas que sofre com a perda de urina não procura ajuda profissional por vergonha ou por achar que esse problema é normal e se exclui do convívio social”, explica.

A boa notícia é que a solução para esse problema é simples, indolor, de baixo custo e está na fisioterapia uroginecológica. Isso se deve ao fato de a fisioterapia trabalhar os músculos do assoalho pélvico, que têm a responsabilidade de dar suporte e sustentação aos órgãos pélvicos como bexiga, útero e intestino. Assim, o tratamento promove a manutenção da continência urinária e fecal, além de favorecer as funções sexuais.

Tratamento em Bauru

Aqui em Bauru há atendimentos gratuitos em fisioterapia uroginecológica para a população. O tratamento é oferecido a homens e mulheres, adultos, crianças, gestantes e idosos, com qualquer tipo de disfunção miccional: perda de urina (incontinência urinária), urgência miccional, noctúria, enurese noturna, polaciúria, prolapso de órgãos pélvicos, pré e pós-cirúrgicos de câncer de próstata, histerectomia e de prolapso de bexiga, útero, reto.

O tempo de tratamento da incontinência urinária vai depender da avaliação para verificar o grau de comprometimento do períneo, causas e histórico da disfunção. Para isso, a professora Cintia Zacaib explica que é necessário comprometimento do paciente.

“Para que os resultados da fisioterapia uroginecológica sejam bem-sucedidos a longo prazo é necessário disciplina e comprometimento do paciente com os exercícios e orientações propostas, associados ou não a medicamentos. A duração média de tratamento é de um ano e é aconselhado que a paciente continue a realizar os exercícios semanalmente para diminuir a reincidência da doença”, diz.

Os atendimentos são realizados de terça e quinta-feira, das 19h às 22h, na Clínica de Fisioterapia da FIB e são coordenados pela Professora Dra. Fernanda Piculo, Mestre e Doutora em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) -UNESP.

Para agendar é necessário apenas que o interessado ligue na clínica de segunda à sexta, das 8h às 22h, e tenha o encaminhamento do médico.

Técnicas utilizadas

As técnicas mais utilizadas pela fisioterapia pélvica para o tratamento da incontinência urinária são quatro. Confira:

– Cinesioterapia: o treinamento dos músculos do assoalho pélvico com exercícios específicos, denominados exercícios de Kegel, permite que o paciente consiga identificar essa musculatura e realizar o treino individualizado para a disfunção apresentada. O objetivo básico é o reforço da resistência uretral e a melhora dos elementos de sustentação dos órgãos pélvicos.

– Biofeedback: por meio de sinais auditivos ou visuais, é possível uma leitura e interpretação em tempo real da atividade elétrica das fibras musculares do assoalho pélvico, capacitando o paciente a identificar os músculos a serem trabalhados, aumentando a percepção sensorial, restabelecendo a coordenação e o controle motor voluntário, resultando em melhora funcional e consequentemente dos sintomas urinários.

– Eletroestimulação: utilizada no fortalecimento dos músculos de assoalho pélvico, melhorando a função urinária, aprimorando coordenação e força desses músculos e inibindo as contrações da musculatura detrusora, regulando o reflexo miccional.

– Cones vaginais: são pesos que variam de 20g a 100g para o treinamento funcional dos músculos do assoalho pélvico nas atividades diárias. A mulher pode melhorar o tônus da musculatura pélvica introduzindo cones de material sintético na cavidade vaginal, exercitando a musculatura do períneo na tentativa de reter os cones e aumentando progressivamente o peso dos mesmos.

– Terapia Comportamental: o paciente é orientado sobre a ingesta de líquidos durante o dia e a noite, alimentos e bebidas que irritam o músculo da bexiga, funcionamento intestinal adequado e intervalos regulares de micções, com uso do diário miccional se necessário.

Fisioterapia é na FIB

O fisioterapeuta é um profissional que atua na promoção de saúde, na prevenção, tratamento e reabilitação em nível individual e coletivo, tendo o movimento como principal objeto de trabalho. Sua atuação tem por finalidade favorecer, preservar ou restaurar a capacidade funcional do indivíduo, objetivando sua qualidade de vida.
A graduação em Fisioterapia na FIB, em Bauru, é nota 4 no MEC (Ministério da Educação). Além disso, é um curso com alta taxa de alunos empregados e que passam nas especializações e aprimoramento com bolsa de estudos em universidades como USP, UNICAMP, UNESP, CENTRINHO.

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…