Ele pediu em troca da festa de aniversário de 13 anos uma cordelteca!”, esse é o relato da mãe orgulhosa Carla Popoff, que junto ao filho Pedro irá inaugurar a primeira Cordelteca de Bauru!

Toda criança tem sonhos e vontades, com Pedro Popoff não é diferente, o bauruense de apenas 13 anos, trocou sua festa de aniversário para realizar o sonho de ter uma cordelteca.

Mas, para entender melhor do que estamos falando, você sabe o que é uma Cordelteca? Vou explicar! Esse nome é dado a uma biblioteca de cordéis, gênero literário diversificado que pode ser encontrado em forma de contos, música e ilustração.

Esse tipo de Literatura é muito comum no nordeste do país, assim, se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, os cordéis trazem muito da cultura nordestina e serve de aprendizado em escolas abrangendo grande  diversidades de temas.

Valorização da cultura nordestina

O objetivo da cordelteca é difundir toda a riqueza da literatura de cordel. Com ela será possível mostrar a diversidade de temas com o foco na educação. Além de aproximar, por meio da paixão do Pedro, o universo da cultura popular e o desenvolvimento humano.

Mesmo antes de inaugurar, a cordelteca já conta com mais de 1.200 cordéis com temas voltados à educação e assuntos gerais, como filosofia, ciência, matemática, física, cangaço, língua portuguesa, entre outros.

A inauguração será realizada no dia 27 de abril com um café da manhã apenas para convidados. A partir do dia 29 de abril, ela ficará aberta ao público das 09h às 17h.

Quer conhecer? A cordelteca fica na Rua 13 de Maio, 12-45, centro. É só chegar, escolher seu cordel e trocar ideias.

Cordelteca bauruense

Para a construção do sonho é necessário esforço e dedicação!

Carla conta que, para realizar esse sonho, eles contaram com a ajuda de outros bauruenses. A empresa Jota A deu parte do material para a reforma do telhado, a Carnaíba Madeira doou madeiras e as tintas foram doação de um amigo.

Além disso, outras parcerias já foram formadas! Para a inauguração, a padaria Doce Momento, o Confiança Supermercados e a Sorveteria Pinguim fecharam acordo para o café da manhã. Já o Intercity Hotéis irá receber os artistas que vierem de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para quem quiser ajudar esse projeto a crescer, a cordelteca está aceitando doações. Basta entrar em contato pelo telefone: (14) 996315676.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…