Uma fotografia pode mostrar muito mais do que vemos. O ângulo, a luz e a cor podem contar histórias de um lugar e de uma pessoa. Segundo a fotógrafa norte-americana, Dorothea Lange, “A câmera é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmera”.

Dessa forma, a foto pode ser uma aliada na hora de nos aceitarmos e nos amarmos como somos. Os ensaios fotográficos se tornaram cada vez mais populares entre as pessoas, não só como uma forma de registrar e guardar momento especiais, mas para trazer mais confiança!

Uma foto da beleza

Todos nós temos uma beleza única e, se você não consegue vê-la, a fotografia consegue e te ajuda a ver também. As alunas de Bauru, Julia Mendonça e Caroline Oréfice conseguiram, com ensaios fotográficos, dar o primeiro passo para uma melhora na autoestima e no amor próprio.

ensaios bauru
Ensaio de Caroline Oréfice com a fotógrafa Lara Pires

Julia Mendonça

“Sempre tive uma péssima autoestima. Desde criança, eu era a mais alta, tinha o maior peso entre os colegas e sofria muito bullying. Na adolescência enfrentei a anorexia. O ensaio foi uma forma de tentar descobrir o que as pessoas vinham repetindo e eu teimava em não acreditar. Foi um primeiro passo, digamos assim [para mudar a forma como se enxergava]. Afinal, é uma jornada, não é um interruptor que você liga e desliga quando quer. Ter uma foto minha no meu quarto me lembra todo dia desse passo que resolvi dar por mim mesma.”

Caroline Oréfice

“Eu decidi fazer o primeiro ensaio fotográfico, porque eu precisava melhorar minha autoestima. Nunca tive uma relação boa com a minha autoestima. Tenho transtorno de imagem e convivo com vários transtornos psicológicos e alimentares ao longo da minha vida. Confesso que, de início, tive medo. Não queria que outra pessoa visse minha vulnerabilidade. O ensaio me ajudou a enxergar que eu sou incrível do meu jeito. Está tudo bem ter barriguinha, está tudo bem ter espinhas, está tudo bem não se sentir linda o tempo todo. A gente só não pode basear nossa beleza no que vemos nas redes sociais. O ensaio me mostrou que eu não preciso de mil retoques para parecer maravilhosa.”

ensaios fotográficos
Ensaio de Caroline Oréfice com o fotógrafo Pedro Vannucci

Além disso, para Caroline, a aceitação da própria imagem e do próprio corpo é um processo de construção, e não vem do dia para a noite. O primeiro passo é se enxergar melhor e fora das fotos que vemos no Instagram, cheias de retoques e efeitos.

ensaios fotográficos bauru
Ensaio de Caroline Oréfice com o fotógrafo Pedro Vannucci

Do lado de cá da lente

Para quem está fotografando, os ensaios são os momentos de mostrar o que há de melhor em um enquadramento. O fotógrafo tem nas mãos uma pessoa diferente e tem o papel de usar a sensibilidade e a observação para fazer fotos lindas!

“Busco os mínimos detalhes, não apenas visual, mas também busco sempre entender a vibração da pessoa”, afirma Gabriel Potter.

Potter é fotógrafo profissional e tem como especialidade os ensaios sensuais. Ao longo dos anos de trabalho, começou a perceber como as fotografias atuavam na vida das mulheres.

Além dele, a fotógrafa Lara Pires também tenta ao máximo ter sensibilidade e fazer o máximo para as mulheres se sentirem confortáveis consigo mesmas!

“Como fotógrafa eu tento fazer com que as mulheres se sintam bonitas e que também tenha uma experiência tranquila e agradável durante o ensaio. Tento fazer com que elas se desliguem daquilo que consideram defeitos e se vejam de uma outra perspectiva. É uma atitude até meio ambiciosa, essa de querer ajudar alguém a mudar o olhar o olhar sobre si mesmo, mas quando funciona, é bem gratificante”, ela comenta.

ensaios fotográficos bauru
Gabriel Potter durante ensaio fotográfico

E os ensaios realmente funcionam como um espelho, você consegue ângulos do próprio corpo que pode não estar acostumada.

“A verdade é que a fotografia sem tantos artifícios, como maquiagem e photoshop, pode até chocar. Melhorar a autoestima passa por um processo de aceitação que não é tão simples e nem é rápido. E nesse aspecto, a fotografia serve apenas como uma ferramenta, e não como solução definitiva”, revela Lara.

De todos os ensaios que já fez, Gabriel Potter teve feedbacks muito positivos e ainda se recorda do comentários de uma das modelos sobre as fotos: “Melhora muito a nossa autoestima, a gente explora um lado nosso que não conhecemos”.

ensaios bauru
Foto: Gabriel Potter

Em uma sociedade em que as mulheres ainda não bombardeadas com críticas sobre o próprio corpo, tanto de homens quanto de outras mulheres, os ensaios fotográficos são uma nova forma de se ver.

 

 

 

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…