As queimadas que estão acontecendo no Pantanal já atingiram cerca de 3,9 milhões de hectares (cerca de 26% do bioma), segundo dados divulgados em 6 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Prevfogo e Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ).

O fogo, muitas vezes causado por fazendeiros para renovar o pasto para o gado, provoca devastação e ameaça espécies de animais e plantas do local, que é um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta.

Além do Pantanal, a Estação Ecológica de Bauru também foi alvo das chamas no mês passado. O incêndio, que começou no dia 15 de setembro, atingiu cerca de 70% da unidade de conservação, que possui 287 hectares de Mata Atlântica Nativa e abriga 193 espécies de animais.

Até agora, suspeita-se que a causa tenham sido faíscas ocasionadas pelo rompimento de um fio elétrico de um poste de energia.

Movimento para ajudar a causa

Observando a movimentação que vêm acontecendo diante desses incêndios, a bióloga e professora bauruense Fernanda Dotti decidiu tomar uma atitude para ajudar.

Assim, ela teve a ideia de criar uma rifa para arrecadar dinheiro para ONGs que estão atuando no Pantanal e na Estação Ecológica de Bauru.

Em seguida, para ajudar a organizar o projeto, ela chamou Vannie Gama, artista que criou uma série de 100 pinturas que retratam espécies da fauna brasileira.

Juntas, elas decidiram os prêmios da rifa e o destino do dinheiro arrecadado:
a ONG Ampara Silvestre e a campanha “Ajude a Reserva Ecológica”.

A Ampara Silvestre têm atuado de várias formas no Pantanal. Tanto no resgate de animais que estão em áreas de incêndio e no atendimento veterinário (pois muitos sofreram queimaduras leves ou graves), quanto na alimentação e outras ações. No caso da Estação Ecológica de Bauru, está sendo feita uma campanha para ajudar os animais com alimentos e água, pois grande parte da vegetação que servia de alimento e abrigo foi queimada”, conta Fernanda.

No entanto, apesar de terem escolhido essas duas iniciativas para ajudar, Vannie salienta que há diversas outras ONGs e campanhas de financiamento coletivo que estão trabalhando na linha de frente das queimadas.

Por isso, ela incentiva que as pessoas, além de doarem para a rifa, doem também de maneira direta para projetos como: Aliança da Terra, Instituto Acaia, Brigada Alto Pantanal, Instituto Onçafari e Das cinzas a floresta.


Pintura "Onça Pintada" da série "100 Espécies brasileiras" de Vannie Gama, será um dos prêmios.

Rifa artística e ecológica

A maioria dos prêmios da rifa serão obras de artistas de Bauru e região. Já são 10 artistas participando da iniciativa, entre eles: Allan Nunes, Patrícia Bonini, Mari Monteiro, Luis Germano, Carol Gomes, além das próprias organizadoras do evento Fernanda Dotti e Vannie Gama.

Ademais, haverá outros prêmios da área da gastronomia e da produção de cerveja artesanal com o brownie do chef Thiago Araújo e três cervejas artesanais do Tonon Beer.

Cada rifa custa R$20 e o pagamento poderá ser feito por transferência bancária. Para adquirir um ou mais números basta entrar em contato com a Fernanda por meio do WhatsApp (14) 98100-5433 ou pelo Instagram @fernanda_dotti_arts.

Serão realizados três sorteios, portanto, os participantes além de estarem ajudando uma causa ecológica, têm até três chances de ganhar um dos pacotes de prêmios.

Para incentivar doações, Vannie salienta que apesar da rifa ser uma pequena ação, é um modo de ajudar, demonstrando que todos devem fazer sua parte dentro de suas possibilidades.

Esses eventos que temos vivido, seja no Pantanal, em Bauru, ou em outras regiões não são independentes de nós. Somos agentes nessa história e discutir nosso papel na conservação ambiental é prioridade, é sobre o que estamos fazendo ou deixando de fazer no nosso dia a dia. A rifa não irá resolver os problemas, mas é uma pequena colaboração coletiva que nos lembra que não devemos ficar de braços cruzados. Não é sobre fazer tudo, mas pensar, discutir e fazer o que está dentro da realidade de cada um. Então nunca é tarde para aprendermos a termos compaixão e responsabilidade ambiental”, finaliza.

Serviço
Rifa artística para ajudar a Estação Ecológica de Bauru e o Pantanal
Valor: R$20 reais
Telefone: (14) 98100-5433
Instagram: @fernanda_dotti_arts e @vanniegama

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Minidocumentário da ABDA conta história de Nando, paratleta que teve vida transformada pelo esporte

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de lançar o minidocumentário &#…